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  • #1

    Turbinando motor GM 4.1 6cc - Dicas/Receita




    Olá amigos foristas, estou com o CJ5 desmontado e nesta nova etapa vou colocar motor GM 6cc 4.1 do opala, estou descidido a sobalimenta-lo com turbo.

    O Kit turbo estou verificando com a SPA, fotos em miniatura. (Alguma dica / sugestão ? ).

    A dúvida maior é: Qual a turbina adequada ao remige em que o motor é submetido na trilha? ( pico de torque e potência com RPM baixo).

    Antes que critiquem, ja pesquisei muito no forum e no google.

    No forum o melhor exemplo que encontrei foi do Ramiro Eli comentando sobre o Devasso no tópico do CJ de um forista. (Ramiro, permita-me usar como exemplo):

    ''O torque máximo do Devasso surge as 2.200 rpm e é plana em aprox 60kgm.f até as 5.500rpm, mas em 1.600 já tem muita força disponível. Estou usando uma turbina ridiculamente pequena para um 4.400cm³ .49/.63''

    Pelos exemplos que tive, ate então aparentou ser a melhor escolha se tratando da turbina.

    Pretendo AINDA manter meu motor 4.1 e não alterar muita coisa AGORA.

    Basicamente seria um 6cc 4.1 original, com carburador 3E e rodar na casa dos 0,5 a 0,6 kg de pressão.
    Para isso qual a configuração ideal?

    Toda sugestão será muito bem vinda para me ajudar a investir num Kit / Turbina adequada.

    Obrigado desde já.




    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Turbinando motor GM 4.1 6cc - Dicas/Receita-kit-t-opala.jpg  
    CJ3B 1954 / JK Wrangler / Dodge Ram 2500
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  • #2
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    Fala Juninhoooo

    eitcha mas vc num pára heim??

    Seguinte se vc arrumar alguma turbina bi-pulsativa o treco fica ótimo, o que o Ramiro fala é verdade sim como o 4.1 é um motor forte já colocar uma turbina não muito grande faz ela entrar cedo e tem grandes respostas.

    Você tem duas opções ai ou usar um 3E ou uma weber 40 bem alinhada, uma bomba elétrica pra num dar falta. Melhor que isso seria injeção eletrônica para compensar a alimentação (o ramiro mesmo partiu pra fueltech, porém posso te ajudar com isso facilmente).

    Qunto a turbina só por sugestão... que tal um supercharger EATON M-62? o torque vem desde a lenta, vc vai encher até uns 0.6 ou 0.7 bar, não tem valvula de espirro, uma correia a mais e a "pegada" do bixo fica descomunal!


    Cara entra no msn aqui rubensx@hotmail.com eu fico o dia todo posso te passar algumas coisas

    exemplo eu uso um OHC com injeção eletrônica e supercharger centrifugo (vortech)!


    Nas duas preparações eu aconselhor não ir de "kit pirulito" que vendem por ai, compre a turbina separada, tem de fazer retorno de oleo pro carter, aeroquips, se puder um radiador de óleo e intercooler. Colocar uma junta metalica (cobre ou algo assim) vai garantir que vc não queime junta tão facil, por fim não faça "preparação nenhuma de comandos nem nada, só um escape bem dimensionado e mantenha tudo original do motor que ele ficará até mais econômico
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  • #3
    Citação Postado originalmente por rubensx Ver Post
    Fala Juninhoooo

    eitcha mas vc num pára heim??

    Seguinte se vc arrumar alguma turbina bi-pulsativa o treco fica ótimo, o que o Ramiro fala é verdade sim como o 4.1 é um motor forte já colocar uma turbina não muito grande faz ela entrar cedo e tem grandes respostas.

    Você tem duas opções ai ou usar um 3E ou uma weber 40 bem alinhada, uma bomba elétrica pra num dar falta. Melhor que isso seria injeção eletrônica para compensar a alimentação (o ramiro mesmo partiu pra fueltech, porém posso te ajudar com isso facilmente).

    Qunto a turbina só por sugestão... que tal um supercharger EATON M-62? o torque vem desde a lenta, vc vai encher até uns 0.6 ou 0.7 bar, não tem valvula de espirro, uma correia a mais e a "pegada" do bixo fica descomunal!


    Cara entra no msn aqui rubensx@hotmail.com eu fico o dia todo posso te passar algumas coisas

    exemplo eu uso um OHC com injeção eletrônica e supercharger centrifugo (vortech)!

    Nas duas preparações eu aconselhor não ir de "kit pirulito" que vendem por ai, compre a turbina separada, tem de fazer retorno de oleo pro carter, aeroquips, se puder um radiador de óleo e intercooler. Colocar uma junta metalica (cobre ou algo assim) vai garantir que vc não queime junta tão facil, por fim não faça "preparação nenhuma de comandos nem nada, só um escape bem dimensionado e mantenha tudo original do motor que ele ficará até mais econômico

    Rubensx valeu pelos esclarecimentos

    Darei peferência por 3E pois ja tem no meu motor.
    A IE ctz é o ideal, porém como tenho mais coisas para comprar, colocaria a rodar carburado e a longo prazo investiria na IE ( Ja sei com quem conversar ).

    Os benefícios do supercharger são legais, porém teria que analisar o custo e ate então não vi nenhum gm 6cc 4.1 com ele instalado.
    Algo relacionado para mostrar?

    Quanto a instalação / adaptação meu mecanico domina bem, o Engesa turbo/ intercooler ficou ótimo.

    Minha intenção seria comprar um Kit de instalação pronto (como o da SPA que postei anteriormente) porém a turbina separada, esta sendo escolhida a ''dedo''.

    A princípio então usaria:
    Kit turbo p/ instalação SPA,
    Turbina 49/63,
    Junta de cobre,
    Bomba elétrica.

    * Não uso msn durante o dia, vou te adicionar no skype que utilizo aqui.

    Abraço.
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  • #4
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    Já que voce está fazendo olhando na SPA, procure a turbina GTS63, que é a que estou usando no Devasso. Certamente vão dizer que é pequena demais para o 4.1 e qua vai explodir, mas até agora a minha está lá firme e forte, sem sinais de que irá entregar os pontos.
    Bomba elétrica é fundamental, tente comprar a Bosch do Gol GTI. Na Crestana tem por R$350,00
    O carburador 3E é muito bom para uso em turbo, pois emulsiona o combustível pela tampa, porem para o 4.1 é muito pequeno, mas funciona.

    As dicas do Rubens tb são válidas, mas ai já entra o gosto pessoal. O Blower tem sim as suas virtudes, mas é mais caro e pesado se comparado ao turbo.
    O turbo lag pode ser praticamente eliminado escolhendo a turbina correta. Quem já esteve presente com o Devasso em alguma trilha pode ver que não há turbo lag algum, a resposta é imediata.
    Devasso CJ-X 58
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  • #5
    Citação Postado originalmente por ramiro_eli Ver Post
    Já que voce está fazendo olhando na SPA, procure a turbina GTS63, que é a que estou usando no Devasso. Certamente vão dizer que é pequena demais para o 4.1 e qua vai explodir, mas até agora a minha está lá firme e forte, sem sinais de que irá entregar os pontos.
    Bomba elétrica é fundamental, tente comprar a Bosch do Gol GTI. Na Crestana tem por R$350,00
    O carburador 3E é muito bom para uso em turbo, pois emulsiona o combustível pela tampa, porem para o 4.1 é muito pequeno, mas funciona.

    As dicas do Rubens tb são válidas, mas ai já entra o gosto pessoal. O Blower tem sim as suas virtudes, mas é mais caro e pesado se comparado ao turbo.
    O turbo lag pode ser praticamente eliminado escolhendo a turbina correta. Quem já esteve presente com o Devasso em alguma trilha pode ver que não há turbo lag algum, a resposta é imediata.

    Obrigado pela ajuda Ramiro.

    Estou aguardando o retorno da SPA.

    Abraço.
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  • #6
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    Que blz heim Juninho

    Vai ficar show de bola

    Estou louco para encontrar motor 6cc com cambio automatico para fazer uma loucura no meu jeep e tirar o motor de dentista, rsrsrsrsrsrs
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  • #7
    Recebi outra proposta de um amigo lojista que corre de arrancada e entende bastante. Fiquei bem interessado no valor/condições.

    1 kit turbo p/ opala 6cc beep turbo com uma turbina Master Power .50/.70

    Ele informa que seu kit disponível para gm 6cc é pulsativo.
    A mais próxima da .49/63. monofluxo que havia pedido seria a .50/.70 pulsativa.
    Ele me falou que o ''pico'' dela chegaria na casa dos 2.500 RPM.

    Dada as ótimas condições/preço em relação do que ja vi, estou prestes a pegar este kit.

    O que acham?

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  • #8
    Citação Postado originalmente por mrcrema Ver Post
    Que blz heim Juninho

    Vai ficar show de bola

    Estou louco para encontrar motor 6cc com cambio automatico para fazer uma loucura no meu jeep e tirar o motor de dentista, rsrsrsrsrsrs

    Hehe, Mesmo sendo antigo, esse motor é show mesmo.

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  • #9
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    voltei... (putz desculpe fiquei em reunião auqi not rmapo e sai só agora)

    Enfim, turbina dá pra minimizar muito o turbo lag, mas TEMMM SIM ehehehe

    A discussão de turbo ou supercharger é simples:

    Veja o despejo de potência nos dois tipos de veneno...




    A turbina no "X" giro em que abre (que se for pequena demais como o ramiro usa realmente entra cedo, porém tem seu lag) você despeja toda a potencia de uma vez e isso explica a linha praticamente VERTICAL de potencia sem a possibilidade de se dosar o pé nisso

    Já o compressor movido por polia (supercharger) é gradual até o fim de giro do motor (linha mais gradual e despeja potencia gradualmente

    Quando se usa um ou outro?? Simples, se o veículo é de tração traseira (quando 4x2) a turbina faria os pneus derraparem e desestabilizaria a traseira facilmente, fazendo o superchagrer ser mais útil...

    O jeep é 4x4, logo não se tem esse problema usando o 4x4, massss vai de gosto e economia (é possivel acelerar um motor supercharger sem usar a compressão dele e consequentemente sem gastar combustivel a mais em determinado momento).


    Turbina é ruim? NÃAOOO longe disso, é muito bom mas tem sua aplicação. Um motor identico turbinado ou com supercharger tem potencia igual, salto a turbina que no final de giro faz valer a regra de não roubar alguns (5cv) cavalinhos rpa funcionar como o supercharger.

    como comparação:


    link legal


    preço do SC com tudo preparado sai mais caro, porém a turbina tme a parte quente que se desgasta mais rapido e necessita trocar, o SC é quase isento de qualquer manutenção
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  • #10
    Usuário Avatar de Marcelo Cunha
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    Citação Postado originalmente por rubensx Ver Post

    A discussão de turbo ou supercharger é simples:

    Veja o despejo de potência nos dois tipos de veneno...




    A turbina no "X" giro em que abre (que se for pequena demais como o ramiro usa realmente entra cedo, porém tem seu lag) você despeja toda a potencia de uma vez e isso explica a linha praticamente VERTICAL de potencia sem a possibilidade de se dosar o pé nisso

    Já o compressor movido por polia (supercharger) é gradual até o fim de giro do motor (linha mais gradual e despeja potencia gradualmente

    Quando se usa um ou outro?? Simples, se o veículo é de tração traseira (quando 4x2) a turbina faria os pneus derraparem e desestabilizaria a traseira facilmente, fazendo o superchagrer ser mais útil...


    Turbina é ruim? NÃAOOO longe disso, é muito bom mas tem sua aplicação. Um motor identico turbinado ou com supercharger tem potencia igual, salto a turbina que no final de giro faz valer a regra de não roubar alguns (5cv) cavalinhos rpa funcionar como o supercharger.
    Aí Rubens, o SC permitindo você dosar a potência deve também minimizar quebras, corrija-me se estiver errado.

  • #11
    Obrigado Rubens. Andei pesquisando porém não encontrei nada de supercharger instalado em GM 6cc 4.1.
    Quanto ao comparativo, basicamente um da a ''patada'' e o outro aumenta a potencia/torque gradativamente, acompanhando o crescimento normal do motor.
    Abraço.
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  • #12
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    issooo mesmo sobre supercharger em GM L6 é facil

    tem uns detroit no youtube mas o eaton M-62 resolve melhor sem sair do capô:

    [ame=http://www.youtube.com/watch?v=fPwfyUwbG58&feature=related]YouTube - Opala SS 6 Blower Puxada na pista[/ame]

    [ame=http://www.youtube.com/watch?v=MYgk-J3UzsI]YouTube - 6cc Blower regis[/ame]

    enfim outros que achei no youtube eram mtão toscos que num vale a pena por mas é facil colocar
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