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  • #1

    Turbinando motor GM 4.1 6cc - Dicas/Receita




    Olá amigos foristas, estou com o CJ5 desmontado e nesta nova etapa vou colocar motor GM 6cc 4.1 do opala, estou descidido a sobalimenta-lo com turbo.

    O Kit turbo estou verificando com a SPA, fotos em miniatura. (Alguma dica / sugestão ? ).

    A dúvida maior é: Qual a turbina adequada ao remige em que o motor é submetido na trilha? ( pico de torque e potência com RPM baixo).

    Antes que critiquem, ja pesquisei muito no forum e no google.

    No forum o melhor exemplo que encontrei foi do Ramiro Eli comentando sobre o Devasso no tópico do CJ de um forista. (Ramiro, permita-me usar como exemplo):

    ''O torque máximo do Devasso surge as 2.200 rpm e é plana em aprox 60kgm.f até as 5.500rpm, mas em 1.600 já tem muita força disponível. Estou usando uma turbina ridiculamente pequena para um 4.400cm³ .49/.63''

    Pelos exemplos que tive, ate então aparentou ser a melhor escolha se tratando da turbina.

    Pretendo AINDA manter meu motor 4.1 e não alterar muita coisa AGORA.

    Basicamente seria um 6cc 4.1 original, com carburador 3E e rodar na casa dos 0,5 a 0,6 kg de pressão.
    Para isso qual a configuração ideal?

    Toda sugestão será muito bem vinda para me ajudar a investir num Kit / Turbina adequada.

    Obrigado desde já.




    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Turbinando motor GM 4.1 6cc - Dicas/Receita-kit-t-opala.jpg  
    CJ3B 1954 / JK Wrangler / Dodge Ram 2500
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  • #2
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    Fala Juninhoooo

    eitcha mas vc num pára heim??

    Seguinte se vc arrumar alguma turbina bi-pulsativa o treco fica ótimo, o que o Ramiro fala é verdade sim como o 4.1 é um motor forte já colocar uma turbina não muito grande faz ela entrar cedo e tem grandes respostas.

    Você tem duas opções ai ou usar um 3E ou uma weber 40 bem alinhada, uma bomba elétrica pra num dar falta. Melhor que isso seria injeção eletrônica para compensar a alimentação (o ramiro mesmo partiu pra fueltech, porém posso te ajudar com isso facilmente).

    Qunto a turbina só por sugestão... que tal um supercharger EATON M-62? o torque vem desde a lenta, vc vai encher até uns 0.6 ou 0.7 bar, não tem valvula de espirro, uma correia a mais e a "pegada" do bixo fica descomunal!


    Cara entra no msn aqui rubensx@hotmail.com eu fico o dia todo posso te passar algumas coisas

    exemplo eu uso um OHC com injeção eletrônica e supercharger centrifugo (vortech)!


    Nas duas preparações eu aconselhor não ir de "kit pirulito" que vendem por ai, compre a turbina separada, tem de fazer retorno de oleo pro carter, aeroquips, se puder um radiador de óleo e intercooler. Colocar uma junta metalica (cobre ou algo assim) vai garantir que vc não queime junta tão facil, por fim não faça "preparação nenhuma de comandos nem nada, só um escape bem dimensionado e mantenha tudo original do motor que ele ficará até mais econômico
    4X4 Brasil
    Jeep Cherokee SPORT 2000

  • #3
    Citação Postado originalmente por rubensx Ver Post
    Fala Juninhoooo

    eitcha mas vc num pára heim??

    Seguinte se vc arrumar alguma turbina bi-pulsativa o treco fica ótimo, o que o Ramiro fala é verdade sim como o 4.1 é um motor forte já colocar uma turbina não muito grande faz ela entrar cedo e tem grandes respostas.

    Você tem duas opções ai ou usar um 3E ou uma weber 40 bem alinhada, uma bomba elétrica pra num dar falta. Melhor que isso seria injeção eletrônica para compensar a alimentação (o ramiro mesmo partiu pra fueltech, porém posso te ajudar com isso facilmente).

    Qunto a turbina só por sugestão... que tal um supercharger EATON M-62? o torque vem desde a lenta, vc vai encher até uns 0.6 ou 0.7 bar, não tem valvula de espirro, uma correia a mais e a "pegada" do bixo fica descomunal!


    Cara entra no msn aqui rubensx@hotmail.com eu fico o dia todo posso te passar algumas coisas

    exemplo eu uso um OHC com injeção eletrônica e supercharger centrifugo (vortech)!

    Nas duas preparações eu aconselhor não ir de "kit pirulito" que vendem por ai, compre a turbina separada, tem de fazer retorno de oleo pro carter, aeroquips, se puder um radiador de óleo e intercooler. Colocar uma junta metalica (cobre ou algo assim) vai garantir que vc não queime junta tão facil, por fim não faça "preparação nenhuma de comandos nem nada, só um escape bem dimensionado e mantenha tudo original do motor que ele ficará até mais econômico

    Rubensx valeu pelos esclarecimentos

    Darei peferência por 3E pois ja tem no meu motor.
    A IE ctz é o ideal, porém como tenho mais coisas para comprar, colocaria a rodar carburado e a longo prazo investiria na IE ( Ja sei com quem conversar ).

    Os benefícios do supercharger são legais, porém teria que analisar o custo e ate então não vi nenhum gm 6cc 4.1 com ele instalado.
    Algo relacionado para mostrar?

    Quanto a instalação / adaptação meu mecanico domina bem, o Engesa turbo/ intercooler ficou ótimo.

    Minha intenção seria comprar um Kit de instalação pronto (como o da SPA que postei anteriormente) porém a turbina separada, esta sendo escolhida a ''dedo''.

    A princípio então usaria:
    Kit turbo p/ instalação SPA,
    Turbina 49/63,
    Junta de cobre,
    Bomba elétrica.

    * Não uso msn durante o dia, vou te adicionar no skype que utilizo aqui.

    Abraço.
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  • #4
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    Já que voce está fazendo olhando na SPA, procure a turbina GTS63, que é a que estou usando no Devasso. Certamente vão dizer que é pequena demais para o 4.1 e qua vai explodir, mas até agora a minha está lá firme e forte, sem sinais de que irá entregar os pontos.
    Bomba elétrica é fundamental, tente comprar a Bosch do Gol GTI. Na Crestana tem por R$350,00
    O carburador 3E é muito bom para uso em turbo, pois emulsiona o combustível pela tampa, porem para o 4.1 é muito pequeno, mas funciona.

    As dicas do Rubens tb são válidas, mas ai já entra o gosto pessoal. O Blower tem sim as suas virtudes, mas é mais caro e pesado se comparado ao turbo.
    O turbo lag pode ser praticamente eliminado escolhendo a turbina correta. Quem já esteve presente com o Devasso em alguma trilha pode ver que não há turbo lag algum, a resposta é imediata.
    Devasso CJ-X 58
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  • #5
    Citação Postado originalmente por ramiro_eli Ver Post
    Já que voce está fazendo olhando na SPA, procure a turbina GTS63, que é a que estou usando no Devasso. Certamente vão dizer que é pequena demais para o 4.1 e qua vai explodir, mas até agora a minha está lá firme e forte, sem sinais de que irá entregar os pontos.
    Bomba elétrica é fundamental, tente comprar a Bosch do Gol GTI. Na Crestana tem por R$350,00
    O carburador 3E é muito bom para uso em turbo, pois emulsiona o combustível pela tampa, porem para o 4.1 é muito pequeno, mas funciona.

    As dicas do Rubens tb são válidas, mas ai já entra o gosto pessoal. O Blower tem sim as suas virtudes, mas é mais caro e pesado se comparado ao turbo.
    O turbo lag pode ser praticamente eliminado escolhendo a turbina correta. Quem já esteve presente com o Devasso em alguma trilha pode ver que não há turbo lag algum, a resposta é imediata.

    Obrigado pela ajuda Ramiro.

    Estou aguardando o retorno da SPA.

    Abraço.
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  • #6
    Usuário Avatar de mrcrema
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    Que blz heim Juninho

    Vai ficar show de bola

    Estou louco para encontrar motor 6cc com cambio automatico para fazer uma loucura no meu jeep e tirar o motor de dentista, rsrsrsrsrsrs
    JEEP VIAGRA - DE VOLTA.
    E
    XTERRA

  • #7
    Citação Postado originalmente por mrcrema Ver Post
    Que blz heim Juninho

    Vai ficar show de bola

    Estou louco para encontrar motor 6cc com cambio automatico para fazer uma loucura no meu jeep e tirar o motor de dentista, rsrsrsrsrsrs

    Hehe, Mesmo sendo antigo, esse motor é show mesmo.

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  • #8
    Recebi outra proposta de um amigo lojista que corre de arrancada e entende bastante. Fiquei bem interessado no valor/condições.

    1 kit turbo p/ opala 6cc beep turbo com uma turbina Master Power .50/.70

    Ele informa que seu kit disponível para gm 6cc é pulsativo.
    A mais próxima da .49/63. monofluxo que havia pedido seria a .50/.70 pulsativa.
    Ele me falou que o ''pico'' dela chegaria na casa dos 2.500 RPM.

    Dada as ótimas condições/preço em relação do que ja vi, estou prestes a pegar este kit.

    O que acham?

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  • #9
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    Reativando o tópico...

    A turbina .50 .70 ficou boa no 4.1? Recomenda essa mesmo?

    Abs

  • #10
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    Leonardo,

    Acho que o Juninho vai poder te responder esta. Eu parti para uma turbina maior. Estou utilizando uma BorgWarner K27.

    Ainda não liguei o motor, pois desisti do carburador e decidi injetar o motor para não faltar nas inclinações.

    Aí a grana foi maior. Agora consegui comprar a FuelTech. Vou começar a fazer a parte elétrica e depois ligar o motor.

    Mais já vou adiantando que gastei os tubos para deixar o motor do jeito que está hoje. Com certeza, muito mais que o valor do motor.

    Segue algumas fotos do meu motor.

    Abraços,

    Dirceu
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Turbinando motor GM 4.1 6cc - Dicas/Receita-dsc01026.jpg   Turbinando motor GM 4.1 6cc - Dicas/Receita-dsc01027.jpg   Turbinando motor GM 4.1 6cc - Dicas/Receita-dsc01028.jpg   Turbinando motor GM 4.1 6cc - Dicas/Receita-dsc01029.jpg  

  • #11
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    Citação Postado originalmente por DJunior Ver Post
    Leonardo,

    Acho que o Juninho vai poder te responder esta. Eu parti para uma turbina maior. Estou utilizando uma BorgWarner K27.

    Ainda não liguei o motor, pois desisti do carburador e decidi injetar o motor para não faltar nas inclinações.

    Aí a grana foi maior. Agora consegui comprar a FuelTech. Vou começar a fazer a parte elétrica e depois ligar o motor.

    Mais já vou adiantando que gastei os tubos para deixar o motor do jeito que está hoje. Com certeza, muito mais que o valor do motor.

    Segue algumas fotos do meu motor.

    Abraços,

    Dirceu
    Está muito bonito seu motor...eu fui ver para injetar, mas gasta-se uns 5k.
    penso que com 3k eu consiga turbinar.

    Meu objetivo é ter um pouco mais de fôlego para poder andar a 120km/h com o engesa em 5m na estrada... hoje anda no máximo a 100km/h em 4m

    Onde voce indica para comprar o Kit turbo? e o principal.. tem um bom instalador?

    Como vai fazer o escape? queria colocar um 6x2 com o abafador do opala... acho o som maravilhoso.

    Estava pensando, em ao invés de turbinar, colocar um comando mais bravo... mas não sei qual escolher, sem prejudicar o torque.

    Abs

  • #12
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    Leonardo,

    O problema é que a hora que você começa a mexer, não para mais.

    Comecei com a mudança dos pistões para KS. Depois foi a vez do comando. Coloquei um comando Crower 268x264/114. Daí aumentei as válvulas do cabeçote (1,94`) de V8 350. Então veio o turbo. Com o turbo a injeção.

    O escapamento estou fazendo com tubo de 2”1/2, com 01 abafador para carros com turbo e só isso.

    Quanto à instalação, eu mesmo estou fazendo.

    Abraços,

    Dirceu

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