Preciso revisar a instalação da pedaleira suspensa do meu CJ-5. O acionamento da embreagem ficou muito mal resolvido. Colocou-se um cilindro hidráulico sob alegação de ficar mais macio, porque o pedal teria ficado - ou ficaria - muito duro sem esse sistema hidráulico. Apesar dessa "solução" eu achei duro desde o começo, mas acabei me acostumando - e o pior ainda estava por vir. Inventaram um parafuso meio entortado para atuar sobre o cilindro hidráulico - tremenda gambiarra. Isso já quebrou três vezes, e a última soldagem ficou uma m... não podia mesmo dar certo. Para piorar, o tal cilindro foi fixado na chapa frontal / parede que separa a cabine do compartimento do motor. O fato é que quando se pisa no pedal da embreagem, a parede cede um pouco para a frente. Assim como já quebrou por fadiga o parafuso de acionamento do cilindro, temo que após milhares de acionamentos da embreagem, eu venha a ter problemas com a parede também. Além disso, todo o conjunto da pedaleira se mexe juntamente com a parede. Quando se pisa no freio não há qualquer porblema e a pedaleira fixa fixa direitinho.

Isso foi feito há dois anos e meio, quando eu conhecia muito menos do que conheço hoje, e não usava recorrer a este fórum para esclarecimentos.

Pergunto:
1 - o que pode ser feito ?
2 - é comum colocar cilindro para acionar a embreagem.

Abraços.
ps. Na verdade são dois cilindros... um cilindrinho que aciona um cilindrão em baixo do carro.