x
Convex Datacenter
Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
Resultados 25 a 36 de 94

Hybrid View

Usuário
    Entrada
    15/07/2005
    Agradecimentos: 0

Olá pessoal ! Rebaixei a tampa do meu OHC 1,0 mm e coloquei um carburador 3e. Já tinha um coletor descarga dimensionado. FICOU MUIIITO BOM !! Mudou drasticamente o desempenho ! O segundo estágio está mecânico e quando chega aos 70% do curso do acelerador simplesmente colo no banco. Quando verificar o consumo postarei pra voces !
    Abs
    Marcão

motor OHC com cabeçote original da pra tirar até 2mm sem problemas...mas
    tem q regular de acordo o carburador e o ponto depois, e colocar gasolina de boa qualidade.....se colocar uma ignição de alta potencia vira um canhão...
    acabei de instala a minha ignição no Corcel 75 do meu Vô, subi a serra andando na frente de muitos carros novos......só com a ignição...essa semana axo q vo tq tira o cabeçote dele fora pq ta baxando um pouco de agua....bom nbem precisa dize oq eu vo faze se eu tira o cabeçote.....

Citação Postado originalmente por roger_caldas
    Graaaaande Leopoldo e galera!!!

Desculpem-me pela falta de preciosismo ao me expressar com relação a otimizar a queima.

Em outras palavras, o que eu quero é aumentar o rendimento térmico do meu motor, ou seja, aumentar o percentual da energia do combustível efetivamente convertida em movimento do motor. Melhorou?!

Ou então, aproveitar melhor a octanagem da gasolina...

Em resumo: QUERO REBAIXAR O CABEÇOTE MERMO!!!!

Como nenhum camarada se manifestou com relação ao rebaixamento do cabeçote OHC, pressupus que niguém o fez ainda e parti pra HP48.

Mas antes, em um breve histórico sócio-econômico, lembramos que a pesquisa liderada pelo saudoso iteano Prof. Stumpf para desenvolvimento do álcool como combustível automotivo se iniciou (aí no CTA!) em 1973, época da 1ª crise do petróleo no Brasil. Até a consolidação do álcool combustível no início da década de 80 e a sua posterior adição (então em 22%) ao combustível fóssil encontrado nos postos, já na década de 90, a gasolina encontrada no Brasil era de baixíssima octanagem, o que levava as montadoras a produzirem seus motores com taxas de compressão de no máximo 8:1.

Aí você se pergunta: tudo bem, mas e daí?

E daí que nosso Georgia original a gasolina tem uma taxa de compressão de 7,8:1, exatamente para poder trabalhar com aquela gasolinazinha vagabunda sem que houvesse detonação ou batida de pino.

Já na gasolina atual, com adição de 25% de álcool e maior octanagem, em motores de concepção mais antiga e sem sensores de detonação (ou sequer i.e.), uma taxa de compressão de 9,5:1 está de bom tamanho. Menos que isso é desperdício de energia.

Voltando à HP48: Características do Georgia OHC 2.3
    - Taxa de compressão (TxC): 7,8:1
    - Diâmetro do cilindro (Dc): 96 mm
    - Curso do pistão: (Cp): 79,4 mm

A taxa de compressão é calculada por TxC=(Vcc+Va)/Vcc, onde:
    Vcc = Volume da câmara de combustão;
    Va = Volume de admissão = Pi x Cp x Dc²/4 (Ps.: Esse Va multiplicado pelo número de cilindros do motor, resulta na "cilindrada" deste motor. No OHC 2.3, calculando dá 2298,862cm³=2,299l)

Com estes dados e fórmulas, tiramos que o volume da câmara de combustão é Vcc=84,517cm³.

À luz da simplicidade, atribuímos uma forma cilindrica perfeita à câmara de combustão, da onde tiramos que a altura original ho=11,68mm.

Simulando um rebaixamento no cabeçote de 1,68mm, ficamos com a nova altura hn=10mm.

Calculando inversamente, o novo volume da câmara de combustão é Vccn=72,382cm³, que acarreta na nova taxa de compressão TxCn=8,94:1. CQD!

Estou confiante que esse rebaixamento trará muitos benefícios para o jurássico Georgia, mas se não der certo, quem tiver um cabeçote OHC largado aí no quintal já pode reservá-lo pra mim...

Desculpem-me se escrevi demais....

Grande abraço,
    Rogério

vo da uma piruada aqui de novo.....
    to ainda montando o motor do meu Maverick, ontem peguei o cabeçota na retifica, tinha pedido pra tirarem mais 0,8mm e trocar as buchas do comando, tiraram só 0,45 pq alegaram q ja tava 1,alguma coisa baixo o meu cabeçote e q agora ficou 1,5mm baixo....tudo bem eu queria 2mm....mas deixei por isso.....dai fiz os calculos e mandei pra minha lista no yahoo, to ainda esperando respostas pra ver se alguem me contesta...
    segue parte dq escrevi:

acabei de medir a taxa de compressão do meu motor 4cil.....
    cabeçote 1,5mm rebaixado= 50cc
    bloco plainado e pistão original gasolina mais junta usada(pq ta esmagada ja)=30cc
    volume do cilindro 575cc

575+80cc=655cc
    655/80=8.18
    Taxa de compressão =8.18:1.............

pergunto resolve rebaixar cabeçote????
    o aumento de taxa é tão grande como falam???
    não né........

ja trocar os pistões originais q tem uma leve cava por outros de cabeça plana eliminaria pelo menso uns 20cc....
    dai sim teria um ganho de taxa de compressão.....

Usuário
    Entrada
    21/06/2005
    Local
    RIBEIRÃO PIRES/SP

Ohc

Gostaria de saber como fica o OHC, no alcool e na gasolina após rebaixado o cabeçote, em relação a potência e consumo.

Caso venha retificar o OHC, e mudar de gasolina para alcool, quais são as principais modificações que tenho que fazer.

Para quem gosta de rodar muito compença.

Não gasto mais nenhum centavo no OHC.

Oi Carlos,
    Citação Postado originalmente por Carlos Ver Post
    Não gasto mais nenhum centavo no OHC.
    Por que?

[s],
    Cacá - CJ5 '82 & Samurai High Roof '91

Citação Postado originalmente por PRK-JEEP Ver Post
    Oi Carlos,

Por que?

[s],
    Ok, Vamos lá.
    O OHC dá muita raiva quando quebra, vc não acha peças, quando acha é preço dos olhos da cara e de péssima qualidade.
    É um motor grande (2.3) para pouca potência, tem um motor de aranque mal dimensionado, ponto difícil de ser encontrado, consome bem, etc, etc, etc.
    O meu já ta fumando (de novo)..quando se acabar de vez, nao refaço mais não. Vou partir para um AP.

Usuário
    Entrada
    21/06/2005
    Local
    RIBEIRÃO PIRES/SP
    [QUOTE=RGD;329511]Gostaria de saber como fica o OHC, no alcool e na gasolina após rebaixado o cabeçote, em relação a potência e consumo.

Caso venha retificar o OHC, e mudar de gasolina para alcool, quais são as principais modificações que tenho que fazer.

Alguem sabe dizer com quantos cv ele fica no alcool.

Usuário
    Entrada
    23/10/2006
    se aumenter a compressão (usando gasolina) para uns 9,5 vai ganhar uns 10-15 hp e vai ficar um pouco mais econômico.

Mas eu também acho que não vale a pena gastar com esse motor.
    Mecânicamente falando, é um motor completamente ultrapassado, e ainda por cima as únicas peças para ele são caras e de baixa qualidade.

Junta a grana que tu vai gastar fazendo essa transformação e investe em um AP (que eu considero um dos melhores motores, se não o melhor, que nós temos).

vantagens do ap (na minha humilde opinião)
    * é de alumínio, que transmite calor mais rapidamente do que o ferro fundido (isso ajuda no consumo de gasol.)
    * tem curso x diâmetro otimizados para menor consumo e boa durabilidade.
    * no seu projeto foi investido muito dinheiro, e é um motor usado ha muito tempo (o OHC foi feito às pressas e quase ninguém usou/ usa ele no brasil)
    * AP tem peças de reposição em qualquer esquina, e ainda tem uma infinidade de peças para modificar o motor.
    * AP dura muuuuuuito mais do que o OHC (se usados nas mesmas condições)
    * O AP original tem a mesma potência de um OHC mexido, e gasta metade da gasolina.

e por aí vai...
    (minha tentativa desesperada de te convencer a não gastar dinheiro com o OHC, hhehehehe)
    4X4 Brasil

Citação Postado originalmente por turboroe Ver Post
    O AP original tem a mesma potência de um OHC mexido, e gasta metade da gasolina.
    Isso é força de expressão, não é?

[s],
    Cacá - CJ5 '82 & Samurai High Roof '91

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por turboroe Ver Post
    ... (o OHC foi feito às pressas e quase ninguém usou/ usa ele no brasil) ...
    Tem alguma coisa aqui no Forum, que nos diz a respeito da semelhança entre o motor Georgia 2.3 e da Ranger 4cc gas. (essas novas).

Se não me engano, as peças são intercambiáveis, sendo diferente somente o cabeçote. (se não me engano).

Também li alguma coisa que a capa seca de um serve no outro.

Bem, se realmente a forma é a mesma, não seria feito às pressas, que ningém usa.

Bem, ainda procurarei sobre este tópico.

Abraços.

Kim.

ps.: esse motor faz 100km com um bujão de glp.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem