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  • #1
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    Vazamento de óleo Willys 1961




    Boa noite a todos,

    Acabei de comprar um willys 61.

    Motor retificado, parecia em excelente estado.

    Infelizmente começou um vazamento relativamente grande embaixo do motor e na parte traseira do carro. Coincidiu com um povo de aumento de dificuldade na entrada das marchas... não sei se teria relação direta.

    Solicito ajuda de vocês, sou novato no mundo 4x4 e willys, mas um apaixonado! Finalmente realizei o sonho de adquirir um então quero manter ele rodando sempre com tudo em dia!

    Agradeço

    ( a foto em anexo é embaixo do motor e foi tirada no dia seguinte, o óleo não está escuro)
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -07c78ade-e928-4ff8-9063-3d870cced1d6.jpg  

  • #2
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    Segue uma foto mais clara. Motor 6 cilindros original. O carro ficou parado 2 horas nessa foto
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -570af8cf-6d7c-4c84-93a1-f04c6bccfcf5.jpg  

  • #3
    Usuário Avatar de Sydney66
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    Carlos, boa noite;

    Pelo que descreve e pelas fotos, parece ser do câmbio, mas observe a vareta de óleo do motor se o nível está baixando.
    Se ele apresenta esse vazamento depois de rodar e depois de um tempo parado cessa, e conforme mencionou pelas marchas, é mais provável que seja do câmbio e pelas marcas, está sendo pelo retentor do eixo piloto, que no ano de seu jeep não é um retentor, mas um feltro.

    Então o óleo sai pela frente e cai na caixa seca da embreagem, escorrendo até a parte mais baixa onde começa a vazar para o chão.

    Não é nada problemático, mas tem que tirar a caixa fora para trocar, não precisa abrir a caixa, apenas retirar a flange do eixo piloto, mas para isso tem que soltar a caixa seca do diferencial.

    Se não tiver equipamento nem segurança para fazer um bom mecânico dessas viaturas faz.

    Outra dica é abrir o bujão superior da caixa (são 2 um de enchimento e outro de retirada de óleo) e ver se o nível está baixo. Para isso é bom arrumar uma ferramenta em "L" em metal para poder medir, ou o dedo mesmo, se o seu não for muito grosso, pois o bujão é de 3/4" acho.

    Abs
    Jeep Ford 1978 OHC c/ aumento da taxa. Bege Trípoli. Guincho Ensimec 4T.

    Jeep Cherokee Rubicon 4.0L 1998 Verde

  • #4
    Usuário Avatar de Sydney66
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    Carlos, boa noite;

    Uma correção no meu texto:
    "mas para isso tem que soltar a caixa seca do diferencial." Não é caixa seca do diferencial é caixa seca da embreagem. Desculpe pela falha, foi distração na escrita.

    Abs
    Jeep Ford 1978 OHC c/ aumento da taxa. Bege Trípoli. Guincho Ensimec 4T.

    Jeep Cherokee Rubicon 4.0L 1998 Verde

  • #5
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    Vazamento Óleo caixa reduzida

    Boa tarde Senhores

    Acabei de efetuar uma manutenção corretiva na Caixa de Redução e transferência do meu Azulão CJ5, e foram trocadas todas as juntas, rolamentos, retentores, roletes etc, porém, na hora de recolocar o óleo na caixa de marcha e na caixa de reduzida e transferência, o vazamento continua na luva da saida do cardan traseiro. Tentei apertar um pouco mais a porca que segura a luva no eixo mas a medida que aperto, o movimento de rotação fica muito pesado, impossivel até mesmo de rodar com a mão, tendo eu que afrouxar um pouco a porca da luva para que se consiga girar novamente , creio eu que esteja fazendo algo errado, até pq o vazamento não era p acontecer devido a troca do respectivo retentor.
    Alguem poderia me ajudar nessa ? Gostaria de saber o quanto tenho que apertar a porca da luva e se é normal ela ficar pesada após o aperto, e se alguem tem uma ideia do que possa ter acontecido para que o vazamento ocorrece.

    Agradecerei pela ajuda companheiros !!!!

  • #6
    Usuário Avatar de antonio umino
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    29/08/2009
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    Nesta parte traseira, onde vai o retentor... a capa que assenta o retentor tem umas chapas(calços) de regulagem do rolamento..

    Pode ser que o aperto da porca da frange esteja comprometendo fazendo esquentar daí o vazamento.
    tem que retirar os calços e ajustar o rolamento....e dar o aperto necessário à porca da frange... (deixar com mais folga no rolamento)...... vamos aguardar os entendidos...

    abçs
    Rural Willys,1965. 1966. 1973

    Pickup Willys F 75 1966, e 1976


  • #7
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    Sabe o torque necessário para apertar a porca sem danificar o retentor e travar o giro da luva Antonio ? Eu coloquei 4 calços para ajustar o rolamento, acho que apertei em demasia a porca e acabei danificando o retentor novinho, vou desmontar para ver oq aconteceu, mas é exatamente no eixo entalhado que pinga oleo...

  • #8
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    E outra coisa, li agora no manual do jeep e vi que deixei de colocar uma tal de junta do vedador da arvore primaria, nada mais é que uma arruela que eu não sei de qual material é feita, ela entra antes do que o retentor no flange, mas eu ja procurei essa junta e não acho em lugar nenhum na internet. Alguem sabe do que estou falando ? Sabem qual é o material desta junta ? sabem um codigo de identificação para que eu procure ? sei que no manual o numero dela é 25 na imagem da vista explodida da caixa de redução e transferencia...

  • #9
    Usuário Avatar de Sydney66
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    Amigo, boa noite.
    Veja se isto pode lhe ajudar. Se for o que estou pensando ele faz parte do jogo de juntas.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -pg-277-catalogo.jpg   -pg-278-catalogo.jpg  
    Jeep Ford 1978 OHC c/ aumento da taxa. Bege Trípoli. Guincho Ensimec 4T.

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  • #10
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    Vazamento de óleo caixa reduzida.

    Olá pessoal.
    Sou novo no fórum, mas já peguei algumas dicas aqui para meu Willys CJ5. Até consegui instalar o arranque do corsa nele!!!
    Me inscrevi pois tenho notado um vazamento de óleo mais grosso que pinga em diversos pontos próximo a caixa de reduzida. Olhando melhor notei que esse óleo está sendo lançado para cima, no assoalho do carro. Acredito que seja algo que tem rotação, talvez algum eixo. Nas fotos dá para ver bem onde o óleo é lançado.
    Será que alguém com mais experiencia poderia dar uma dica se é um retentor ou outras possibilidades?
    Aqui na minha cidade ainda não encontrei mecânico de confiança e eu mesmo estou fazendo os reparos e manutenção.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -whatsapp-image-2024-04-08-15.02.22.jpg   -whatsapp-image-2024-04-08-15.02.41.jpg  

  • #11
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    Boa tarde, meu amigo

    Meu Jeep estava com o mesmo problema, fiz uma revisão geral na caixa, eliminando vazamentos e trocando juntas, mas quando funcionei pela primeira vez, e fui dar uma volta, aconteceu isso.

    No meu caso, identifiquei que estava vazando pelo flange que vai instalado na saída da caixa da reduzida, através do eixo entalhado. Ali vai uma arruela e uma porca, travando o conjunto.

    No meu caso, para resolver, fiz um anel bem grosso de veda rosca (esses usados em canos de PVC), que cobrisse toda a área, para servir de retentor. Coloquei o anel, a arruela e apertei a porca, pronto, problema resolvido, não vazou mais!

    Vou tentar te enviar algumas fotos, assim que chegar em casa!

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