O sistema em discussão é denominado ventilação positiva do carter.
A depressão no coletor de admissão succiona o "ar" carregado de vapor de óleo da parte baixa do motor e esta queima junto da mistura combustível-ar ao entrar na camara.
Como succiona o ar, deve-se providenciar um respiro, ou tomada de ar limpo que irá entrar e ventilar a parte baixa do motor. Sem o respiro, corre-se o risco do motor engolir a junta do carter ou da tampa e/ou afogar o carter com água ao atravessar rios.
Normalmente a tomada de ar limpo está na tampa do comando de valvulas e esta tomada pode ter um filtro independente ou compartilhar do filtro de ar do motor. Entretanto, toma-se o ar de uma parte antes do elemento filtrante, para não fica exposto à sucção do carburador.
A parte que succiona ar contaminado, pode ser de uma derivação no bloco (vide OHC), ou o outro lado do motor (vide V8-302)
Para que o mesmo funcione com + eficiência no BF, o mais indicado seria NÃO bujonar, ou vedar, ou fechar a tampa lateral do comando. Naquela saida de ar contaminado "puxar" ao pé do carburador e no meio do caminho, uma valvula cortafogo. Na tampa de óleo, deve-se adaptar um filtro de ar ou uma derivação ao filtro de ar.
O motor passa a respirar ar pelo entrada de óleo e succionar pela tampa lateral.
Para esse caso, deve-se regular o parafuso de mistura, pois irá entrar mais ar pelo coletor.
Agora, porque existe isso ?
Antigamente os motores tinham o tubo aberto diretamente para a atmosfera.
Os motores viviam jogando o vapor + oleo no chão, nas pessoas e coisas. Imaginem uma cidade lotada de jeeps assim !
Chegou um ponto de insustentabilidade e alguém notou que podia usar esta artimanha e diminuir a molhadeira nos pedregulhos das cidades. Haja escorregadeiras !
Bom, com certeza deve ter se tornado requisito de construção de motores na indústria e todos ficaram contentes.
Em alguns casos, existem ainda caixas coletoras de respingos, e sobras de vapores, que são chamadas de coletores ecologicos.
Sobre a tampa do V8, ela tem mesmo ma valvula cortachama e se vc pode achar , eu diria que na cidade de SP, no centro, tem algumas lojas que só mexem com peças de V8. Lá na barão de limeira e imediações