Bem estive vendo um tutorial de pintura PU no youtube, achei muito interessante, mas muito trabalhoso. E ele diz que nao se deixa na lata pois só vai dá trabalho. E aí alguém tem tempo de ver o tutor ou já viu e pode comentar? Sao 26 vídeos.
Tonella - principios da pintura automotiva PU 01
Bem estive vendo um tutorial de pintura PU no youtube, achei muito interessante, mas muito trabalhoso. E ele diz que nao se deixa na lata pois só vai dá trabalho. E aí alguém tem tempo de ver o tutor ou já viu e pode comentar? Sao 26 vídeos.
Tonella - principios da pintura automotiva PU 01
Vavarusso,
Estou reformando meu jeep e estou decidido a eu mesmo pinta-lo.
Já tinha achado no You Tube os videos do Tonella e achei muito legal a idéia dele.
Ele dá uma aula completa de pintura e desmistifica muita coisa e o melhor é que se dispõe a tirar duvidas pelo e-mail.
Realmente dá muito trabalho assistir tudo, eu assisti +- metade, até o final da preparação da superficie.
A medida que vou evoluindo na minha pintura vou assistindo os videos, estou lixando e retirando alguns amassadinhos com as dicas dele, até tarso e martelo me animei a comprar e estou satisfeito com o serviço até agora.
O que entendi pelas explicações dele é que realmente não precisa deixar na lata, até porque nas pinturas originais de fabrica tem uma série de camadas de tratamento que não precisam ser retiradas.
No meu jeep embora não tenha pintura original tem apenas duas camadas (fundo + tinta), então tô lixando apenas para alisar e onde tem risco profundo corrijo com massa de poliester ou massa rapida conforme as dicas do Tonella nos videos.
Tb me deparei com alguns lugares que o fundo está solto no metal (descascando), nesses pontos tô lixando até a lata mesmo.
Isso mesmo barati.
Eu só vou começar a pintar o meu em janeiro(eu pretendo). Acho que o ideal é deixar no metal masi é muito díficil... Tambem vou fazer como voce, lixar até dá no fundo e entao aplicar um fundo wash primer.... Me diga uma coisa qual compressor é ideal? Quantas libras na hora de pintar x comprimento e bitola da mangueira??? Pra voce ou para quem aqui é entendido no assunto.
Pessoal gostaria que quem soubesse me tirasse umas dúvidas:
*depois do removedor tenho que aplicar imediatamente o Wash prime?
*Depois do Wash prime tenho que imediatamente aplicar o primer??
*Depois do prime tenho que aplicar imediatamente a pintura? Ou posso aguardar meses pra pintura, sem tomar chuva??
Ou seja, depois um processo posso demorar alguns dias para começar o outro? Ou tem que ser direto como cantiga de grilo?
*Tenho que realmente deixar na lata?
Segue uma foto das camadas da pintara do meu jeep. Será que precisa mesmo removedor ou a lixa resolve....????
*Depois do prime tenho que aplicar imediatamente a pintura? Ou posso aguardar meses pra pintura, sem tomar chuva??
Ou seja, depois um processo posso demorar alguns dias para começar o outro? Ou tem que ser direto como cantiga de grilo?
Segue uma foto das camadas da pintara do meu jeep. Será que precisa mesmo removedor ou a lixa resolve....????
Só tem 3 pinturas ai na lata do seu Jeep, isso é até pouco, ehehehe. Tem um carro antigo aqui em casa que agente meteu a lixadeira pra ver o que tinha por baixo e contamos nada menos que 12 camadas diferentes, e 6 cores, ai num vai ter jeito, só arrancando tudo.
Problema de deixar as camadas antigas é que excesso de material geralmente causa pés de galinha na pintura nova, mas no seu caso acho que pode lixar bem só pra nivelar, meter primer e pintar. se quiser coisa perfeita mesmo, pode raspar na lata e fazer do zero, mas num acho necessário.
pode fazer todo o processo até deixar no primer, ai pode guardar as peças e esperar a pintura
se tiver reparos a serem feitos com massa tem que ser feito na lata, antes do wash primer ou primer.
lembre-se sempre de limpar bem as peças entre aplicação de primer ou tinta, use desengraxante(proprio pra isso)com flanelinha
Só tem 3 pinturas ai na lata do seu Jeep, isso é até pouco, ehehehe. Tem um carro antigo aqui em casa que agente meteu a lixadeira pra ver o que tinha por baixo e contamos nada menos que 12 camadas diferentes, e 6 cores, ai num vai ter jeito, só arrancando tudo.
Problema de deixar as camadas antigas é que excesso de material geralmente causa pés de galinha na pintura nova, mas no seu caso acho que pode lixar bem só pra nivelar, meter primer e pintar. se quiser coisa perfeita mesmo, pode raspar na lata e fazer do zero, mas num acho necessário.
pode fazer todo o processo até deixar no primer, ai pode guardar as peças e esperar a pintura
se tiver reparos a serem feitos com massa tem que ser feito na lata, antes do wash primer ou primer.
lembre-se sempre de limpar bem as peças entre aplicação de primer ou tinta, use desengraxante(proprio pra isso)com flanelinha
Valeu meu caro, muito grato pela ajuda.Mas, vc diz que os reparos com massa sao antes do wash primer? Uma dúvida: Posso por exemplo deixá-lo todo no amarelo e dá o primer?
Brigadão!!!
Reparos pequenos pra cobrir defeitinhos, buraquinhos etc, pode ser feito por cima de tinta e primer, mas coisa mais pesada não, tem que ser na lata nua senão num dá boa aderencia e solta. tem uma massinha que vem numa bisnaga tipo pasta de dente, pra corrigir pequenas imperfeições e buraquinhos, seca em minutos, passa uma lixinha e pode meter tinta nela.
mete uma boa lixada nela com taco e vê até onde fica bom, se a lata num tiver sido bem taqueada antes, vai ter ponto que vai ficar no amarelo, outras na lata, outras no preto, independe, o importante é ficar liso. Pode pintar por cima da tinta velha sim desde que se use os primers pra deixar ela isolada por baixo da nova pintura. Passar cmadas leves de primer primeiro, se carregar muito pode acontecer de arrepiar a tinta velha.
1 - lixei e passei massa por cima da tinta antiga, mas em alguns pontos ficou na lata => nesse caso posso passar o Primer PU por cima de tudo, inclusive de onde aparareceu a lata?
2 - tirei a tinta com removedor pastoso, depois lixei e ficou quase tudo na lata => nesse caso posso passar o Wash Prime em cima de tudo, inclusive onde ficou com a tinta velha?
1 - lixei e passei massa por cima da tinta antiga, mas em alguns pontos ficou na lata => nesse caso posso passar o Primer PU por cima de tudo, inclusive de onde aparareceu a lata?
2 - tirei a tinta com removedor pastoso, depois lixei e ficou quase tudo na lata => nesse caso posso passar o Wash Prime em cima de tudo, inclusive onde ficou com a tinta velha?