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SPOA - Dúvida ainda não esclarecida!

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  • 22/08/2008, 14:58
    samukanvas
    Citação:

    Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    apesar de eu achar que isso ai nao funciona as soldas ficaram muito legais, o cara podia ter usado todo esse talento pra projetar algo mais interessante, hehehe.

    []'s

    Explica aí pourr@ e para de fazer suspense :mrgreen:

    Tig faz isso aí mesmo... é solda de moça :D

    abs
  • 22/08/2008, 15:21
    Marcos ET
    Citação:

    Postado originalmente por samukanvas Ver Post
    ...A altura do carro, como continuaria a mesma, não influenciaria no resultado com vibrações e outros relacionados a jipes altos...

    Pois aih é que aparece a minha dúvida: Se a altura do carro continua a mesma e o que se pretende ganhar é curso de suspensao, nao seria melhor adotar "simplesmente" jumelos articulados (ou revolver) e amortecedores maiores? assim, nao haveria necessidade de Hi-Steer, soldas no eixo, mudança de suportes, etc....

    Particularmente, acho que SPOA seria mais para ganhar altura (vão livre) mesmo... Vejo por exemplo o caso do Sérgio (vamos ver se entendi bem companheiro!), a adoção de suportes grandes entre o chassis e a carroceria aumentou a altura do jeep e possibilitou, inclusive, a instalação de pneus maiores (o que já melhora muito o desempenho dos CJs), porém, nao aumentou (exeto pelos pneus maiores) a altura de todo o conjunto mecanico (chassis, motor, cambio, t-case, etc...). Assim (penso EU), onde o jeep enroscaria "no meio", continua enroscando, na passagem de terrenos alagados o conjunto todo "mergulha" logo... etc...

    CLARO que cada jeep é unico, isso porque cada dono "dimensiona" seu jeep de acordo com suas necessidades em trilhas nao é? pode ser que pelo tipo de tilha (terreno) que um jeep encontre em determinada região do Brasil, a fórmula para levantar só a carroceria (e a consequente instalação de ítens que nao seriam possíveis com tudo "no lugar original") seja a melhor opção de todas, em contrapartida, em outros lugares, o melhor ganho apareceria levantando "tudo" (inclusive o Centro de Gravidade) do jeep....

    Nada contra outras fórmulas, muito pelo contrário! tudo a favor daquilo que se pesquisa, estuda e é posto à prova!! lembro aqui, mais uma vez, que este é apenas meu ponto de vista, limitado pela pouca experiencia teórica e prática no assunto, já que tudo que sei aprendi fuçando em um único jeep....
  • 22/08/2008, 16:08
    samukanvas
    Citação:

    Postado originalmente por Marcos ET Ver Post
    Pois aih é que aparece a minha dúvida: Se a altura do carro continua a mesma e o que se pretende ganhar é curso de suspensao, nao seria melhor adotar "simplesmente" jumelos articulados (ou revolver) e amortecedores maiores? assim, nao haveria necessidade de Hi-Steer, soldas no eixo, mudança de suportes, etc....

    Por isso que estamos discutindo algumas opções. São válidas para spoa e spua. Acaba que cria uma certa confusão :D

    O problema de jumelos articulados/revolvers é que enquanto eles estão abrindo ou fechando ou abertos, deixam o movimento solto e isso induz a vários problemas de geometria. Se agrava com jipe muito reduzido.

    abs
  • 22/08/2008, 16:17
    Santoro
    so uma coisa interessante, sabia que os melhores soldadores tig são as mulheres ? rs realmente é uma tecnica mto boa

    ta bonita realmente
  • 22/08/2008, 16:51
    Marcos ET
    só tenho uma dúvida...
    QUE SOLDA É ESTA QUE VCS TANTO FALAM? rs
    ainda nao vi...
  • 22/08/2008, 18:04
    GuTo_Cerulli
    Citação:

    Postado originalmente por samukanvas Ver Post
    Não entendo porque ninguém ainda passou a fixação do feixe para a interior do chassis em vez de usar debaixo. Será que tem algum tipo de limitação no desenho do chassis pra se fazer isso?

    Melhora o curso, protege o jumelo e baixa mais ainda o jipe. O curso fica inalterado (No spoa ou se desenhar o chassis em forma de "U" invertido pro feixe trabalhar pra cima no spua).

    O ruim é o maior body roll (mesmo com a nova fixação :rolleyes:). mas é só endurecer as molas :mrgreen:

    Abs

    Editando:

    Outra forma de se ganhar muito curso seria fazer um jumelo longo como esse da foto. Não se ganha nada de altura e ainda pode-se colocar batente entre o jumelo e o chassis pra segurar a onda nos saltos e pulos mais altos.

    Note que a suspa é spua!!! Tem outra foto que mostra o curso que é dukaralho.... o foda é achar :mrgreen:

    http://i120.photobucket.com/albums/o...5yPbJKF_ph.jpg

    Samukanvans,

    Solução legal essa ai...eu estava me programando de colocar os "suportes" para dentro do chassi em up-grade próximo, mas depois dessa foto os doendes atacaram...

    []'s
  • 22/08/2008, 18:28
    Sergio Rocha
    Citação:

    Postado originalmente por Marcos ET Ver Post
    Pois aih é que aparece a minha dúvida: Se a altura do carro continua a mesma e o que se pretende ganhar é curso de suspensao, nao seria melhor adotar "simplesmente" jumelos articulados (ou revolver) e amortecedores maiores? assim, nao haveria necessidade de Hi-Steer, soldas no eixo, mudança de suportes, etc....

    Particularmente, acho que SPOA seria mais para ganhar altura (vão livre) mesmo... Vejo por exemplo o caso do Sérgio (vamos ver se entendi bem companheiro!), a adoção de suportes grandes entre o chassis e a carroceria aumentou a altura do jeep e possibilitou, inclusive, a instalação de pneus maiores (o que já melhora muito o desempenho dos CJs), porém, nao aumentou (exeto pelos pneus maiores) a altura de todo o conjunto mecanico (chassis, motor, cambio, t-case, etc...). Assim (penso EU), onde o jeep enroscaria "no meio", continua enroscando, na passagem de terrenos alagados o conjunto todo "mergulha" logo... etc...

    CLARO que cada jeep é unico, isso porque cada dono "dimensiona" seu jeep de acordo com suas necessidades em trilhas nao é? pode ser que pelo tipo de tilha (terreno) que um jeep encontre em determinada região do Brasil, a fórmula para levantar só a carroceria (e a consequente instalação de ítens que nao seriam possíveis com tudo "no lugar original") seja a melhor opção de todas, em contrapartida, em outros lugares, o melhor ganho apareceria levantando "tudo" (inclusive o Centro de Gravidade) do jeep....

    Nada contra outras fórmulas, muito pelo contrário! tudo a favor daquilo que se pesquisa, estuda e é posto à prova!! lembro aqui, mais uma vez, que este é apenas meu ponto de vista, limitado pela pouca experiencia teórica e prática no assunto, já que tudo que sei aprendi fuçando em um único jeep....

    Marcos

    É por aí mesmo.Eu levantei a carroceria, o mínimo possível, para poder usar pneus 33 cross, algo como um 34.Adicionei 4 jumelos revólver e + espaçadores e consegui com isso um melhor curso. Lógico que nada de mais.
    Quando vc faz spoa levanta todo o cjto e com isso la vai o cg junto pras alturas.Quando vc levanta só a carroceria a interferencia com o cg é bem menor.

    Esses jumelos por cima do chassi, achei interessante.Gostaria de ver funcionando.Deve se igualar a um revóver em curso.Mas será que suportam a torção do feixe quando o eixo desce de um lado e sobe do outro ?

    []'
  • 22/08/2008, 18:43
    samukanvas
    Citação:

    Postado originalmente por Sergio Rocha Ver Post

    Esses jumelos por cima do chassi, achei interessante.Gostaria de ver funcionando.Deve se igualar a um revóver em curso.Mas será que suportam a torção do feixe quando o eixo desce de um lado e sobe do outro ?

    []'

    Se vc arrumar uma mestra com olhal de 2" a gente enfia uma johnny joint no feixe pra deixar o jumelo parado sem esfregar na carroceria... Aí fudeu.... :dance:

    Foto de como ficaria :mrgreen:

    http://www.jeepskate.net/images/orbitin.jpg
  • 22/08/2008, 18:54
    Santoro
    Marcos, Solda Tig, Tungsten inert gás , uma solda feita utilizando um eletrodo de Torio, com uma atmosfera protetora gasosa, usando o Argônio como gás de proteção. normalmente vc tem um bocal cerâmico no qual o eletrodo fica apenas alguns mm para fora desse bocal, dependendo da aplicação o msm pode ficar todo para dentro, o processo tig e muito usando quando vc precisa fazer a união de duas peças de uma maneira autogêna, isto é sem adição de material, porém não quer dizer que n se pode adicionar, nesse caso ai dessa solda provavelmente foi usando uma vareta, ou um 70s3 ou 70-s6 a alimentação do arame na poça de fusão e feita manualmente pelo operador . vc pode obter mais informações no site www.infosolda.com.br ou digite TIg no google que obterá mais informações

    um exemplo de tocha Tig
    http://www.kemppi.com/inet/kemppi/kit.nsf/DocsPlWeb/TTK_om_EN.pdf/$file/TTK_om_EN.pdf

    qlq dúvida so perguntar .
  • 22/08/2008, 18:54
    samukanvas
    Lógico que pra vc, meu amor, a gente pode fazer um com travas e até maior que esse pra ter mais curso se quiser...

    Posso encomendar as JJ, tubos e mestras? :mrgreen:

    bjs
  • 22/08/2008, 19:13
    Sergio Rocha
    Se eu não tivesse o JR até poderia ser.:putz:


    MAs realmente esse deve ser o ponto fraco.Os jumelos não podem torcer, vão precisar de JJ.

    Agora os amortecedores com JJ seria interessante e .......

    []'
  • 22/08/2008, 20:44
    leopoldo
    Citação:

    Postado originalmente por Santoro Ver Post
    Marcos, Solda Tig, Tungsten inert gás , uma solda feita utilizando um eletrodo de Torio

    Tungstenio .... se for tório vc mata o soldador e todo mundo em volta


    SE vc tiver tempo, leia as apostilas na:

    www.millerwelds.com/

    e

    www.lincolnelectric.com/


    PUTTZZZZZ dá até raiva de morar no trópico errado !
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