Marcos
Tem mais um detalhe, que o mestre Bill sempre fala.No spoa o eixo alavanca mais e tb por isso aumenta o curso.( curso de abertura).Do mesmo modo que o eixo fica mais sucetível a axle wrap.
[]'
Versão Imprimível
Achei esse texto aki no forum, do Prof BILL.Era uma receita pra Samurai, mas se aplica tb para um jeep.
Palavras do mestre:
Antes de mais nada, uma explicação das vantagens do SPOA:
1) Proporciona um curso de suspensão maior devido à alavanca maior entre os pontos de fixação dos feixes e o ponto de eixo.
2) Levanta o Samurai em 4,5", assim permitindo pneus bem maiores.
3) É bem mais estável que um "jumelado e arqueado" da mesma altura.
4) Melhora muito os ângulos de entrada e saída, bem como o vão livre dos feixes.
5) Dá uma aparéncia super-legal ao jipinho!!
E uma nota sobre os berços... Eles não devem ser mais altos que 1". Ou
seja, a distância entre o topo do eixo e o feixe não se deve ultrapassar de
1" para não introduzir forças torcionais incríveis sob frenagem. E em
nenhuma circumstância se deve enfiar qualquer bloco solto entre o berço e o feixe!!!
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A Receita:
Ingredientes e materiais de preparação (Fase 1):
- 04 berços de mola, comprados dos $tates ou fabricados por aquele cara da esquinas que faz portões de ferro. O Régis tem um desenho do berço para o Samuca.
- 03 mangueiras de freio, umas 6" mais compridas que as originais. São do Towner (frente) e do Chevette (atrás) se não me engano.
- 04 jogos de jumelo originais (você os guardou certinho, né?!?!?)
- se você já f$d#u os feixes com muito arqueamanto, então pau no c*, terá que substituí-los
- 01 caixa de ferramentas, razoávelmente equipada com tudo que tem direito
- 04 cavaletes
- 01 macaco hidráulico
- 01 máquina de solda decente
- 01 lata spray de tinta preta
Nos cinco dias antes de começar, lambuzar diariamente com WD-40 os parafusos dos pontos de fixação dos feixes e os grampos dos eixos. Confia em mim que vale a pena...
DESMONTAGEM
1) Levantar o jipe bem alto, bem alto mesmo, até têm umas 10 cm de vão entre os 04 pneus e o chão. Suportar o carro pelo chassis em cima dos cavaletes.
2) Retirar as rodas. Desconectar as mangueiras de freio (cuidado para não derramar o fluído) e freio de mão. Retirar os amortecedores. Retirar os cardans, marcando suas orientações. Drenar o óleo dos diferenciais. Retirar a barra de direção. Retirar a barra estabilizadora e jogá-la FORA pois não voltará!!!
3) Suportar com o macaco o eixo dianteiro pela bolota, mas não levantá-lo. Retirar os parafusos daqueles jumelos estupidamente compridos. Soltar os parafusos dos pontos fixos dos feixes. Abaixar o macaco. Com ajuda de um amigo, retirar os parafusos dos pontos fixos e abaixar o conjunto.
4) Repetir Passo 3 para o eixo traseiro.
MODIFICAÇÃO
5) ESTA É A ETAPA MAIS IMPORTANTE NO PROCESSO INTEIRO. NADA DE GAMBIS AQUI. Raspar fora a tinta da área que vão os berços novos. Alinhar milimetricamente os berços novos diretamente opostos e com as faces paralelos aos existentes. Soldar os berços ao tubo do eixo, cuidando em não introduzir muito calor no tubo para não o furar ou entortar. Limpar e pintar as soldas.
6) Aqui tem duas opções:
a) Se tenha certeza que nunca vai querer voltar SPUA, se pode
cortar fora os berços originais, assim permitindo o uso invertido dos grampos originais. Mas vai ter que soldar nos berços novos os pinos do amortecedor.
b) Pode deixar os berços originais no lugar, junto com os pinos de
amortecedor. Mas vai ter que substituir os grampos por parafusos compridos. Para mim, esta é a melhor opção.
REMONTAGEM
7) Repor os feixes dianteiros no jipe, usando os jumelos originais. Apoiar
o eixo dianteiro em cima do macaco e enfiar o conjunto debaixo do jipe.
Levantar o eixo para encostar os novos berços nos feixes. Alinhar tudo,
passar e apertar os grampos (ou parafusos).
Repetir Passo 7 para o eixo traseiro.
9) Conectar e reinstalar tudo que você retirou, instalando as mangueiras de freio novas. Sangrar o sistema de freio. Pôr óleo nos diferenciais
(esqueceu, né?!?). Nem inventar de tentar colocar a barra estabilizadora,
pois não tem utilidade e mesmo se tivesse, não cabe mais!!
10) É provável que o volante seja torto. Alinhá-lo o melhor possível e
guardar a grana necessária para comprar o dropped pitman.
11) Retirar os cavaletes. Verificar que o jipe, agora 4,5" mais alto,
passa pelo portão. Se não, dançou!!....
11) Testar o bichinho!!
Assim já dá para rodar, mas ainda faltam as coisas do Fase 2: o dropped
pitman (para acertar a direção e eliminar bumpsteer) e amortecedores mais compridos para aproveitar o maior curso de suspensão proporcionado pelo SPOA.
O pitman origina é f$da para retirar da caixa mas vai eventualmente com
calor, porrada e paciência. Palavrões e cerveja também ajudam....
Dos amortecedores, e apenas a substituição. Para verificar o comprimento certo dos amortecedores, o melhor é de retirar os existentes e subir com o jipe numa rampa. Daí, é só medir as distâncias entre os pontos de fixação...
Sem dúvida, há o que esqueci de mencionar.
HTH
Muito interessante.
abs
Mais um pouquinho de Spoa e outras coisitas mais.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...poa+feito+bill
Pronto, o google é fantástico.
[]':concordo:
Caro Marcos, eu até concordo com o seu desenho, mas o que acontece. Até aonde eu saiba, quando as pessoas fazem SPOA, elas colocam o feixe mais retos (menos arqueados), por isso que eu digo que o meu desenho esta certo, entendeu? Por isso a diferença das "alturas" dos feixes. Logo o curso não almenta em nada.
Xavier, agora entendi o seu desenho... mas é que no meu caso, penso (tanto que foi assim que fiz no meu) que qualquer alteração nas molas (seja arqueando ou seja "aplainando") causa tensao interna e faz o feixe ficar mais duro... se uma das principais funções do SPOA é levantar o veículo, nao tem porque pegar um feixe de molas e colocar elas retas... seria como somar e subtrair na mesma conta, concorda? Aqui no fórum o pessoal chegou a montar SPOA em jeeps com feixes retos porque eram os feixes antigos, e queriam aproveitar aquelas molas (sem arquear) para ganhar altura...
Eu, particularmente, nao concordo com isso, pois se é para ganhar altura, melhor trocar as molas velhas por outras novas ORIGINAIS do que alterar totalmente a fixação delas para reutilizar as velhas.... pior ainda seria comprar molas novas e levar elas na prensa para que fiquem como as velhas... (retas).
É por tudo isso que eu montei SPOA no meu Jeep, com as molas sem nenhuma alteração... para nao comprometer a eficiencia elástica das mesmas, por conta disso (em grande parte, pois existem outros fatores) é que aparece o grande curso de suspensao, tem que usar molas boas... se puder ser mola de Bandeirantes, melhor ainda.
Agora sim Marcos, conseguimos nos entender, neste ponto de vista eu concordo, fazendo SPOA sem alterar ( botar reto) os feixes, assim se consegue um curso bem maior. Mas o que eu sempre leio é que o pessoal tem o costume de botart os feixes retos.
Mas agora tenho outra pergunta. Se se faz SPOA sem desarquear (botar reto) os feixes, como o mesmo fica mais macio?
Xavier, acho mesmo que o pessoal nao "bota" os feixes retos... acho que eles "aproveitam" os que ficaram retos com o tempo.. rs
O feixe fica mais macio porque, como Sérgio lembrou, a alavanca causada pelo eixo sob as molas é maior...
Mas vamos esclarecer o seguinte, nós estamos falando que fica mais macio (ou mais "mole") para a suspensao trabalhar torcendo (situação comum em valetas, erosões, etc...), quando, por exemplo, a roda dianteira esquerda e a traseira direita sobem, e a dianteira direita com a traseira esquerda descem...
MAS, se vc ficar pulando no meio da caçamba do jeep, ou seja, aplicando a força no sentido vertical ao solo (perpendicular ao sentido do eixo), daih (Billj que me corrija) nao tem alavanca, a reação das molas neste sentido continua praticamente a mesma coisa....
Marcos
Em veículos com molas helicoidais vc pode até testar os amortecedores fazendo isso.Nos de feixe de molas não.
Quando se faz Spoa, não se pensa em curso de susp pra cima e sim pra baixo.
Laminas retas não influenciam no curso da susp.Leia-se curso de susp= flexão da susp.
E curso de susp, fazendo-se spoa, e mais algumas modificações, consegue-se facilmente.
Essa foto é do jeep da garra4x4, um bom exemplo de spoa :palmas:
[]'
Sergião, quando me disse que não queria fazer spoa, eu não entendia pq. Hoje, depois de muita leitura, eu sei que o seu jipe está em melhor condição que se estivesse spoado.
Spoa é legal por um lado, mas ruim por outro. Eu prefiro spua mesmo como vc. Problemas de vão podem ser resolvidos com packs de molas menores.
Abs
Laminas mais retas auxiliam no efeito gangorra, além disso só passar os feixes para cima já aumentam bastante a altura permitindo pneus grandes e molas retas permitem um resultado mais harmônico. O que muitos não se dão contam é que quando falam "spoa aumenta o curso" esqueçem que muitas vezes(na maioria) outras modiificações tbem influenciam como eixos mais largos, pneus maiores e mais pesados e outros. Detalhe: No site da rubiconexpress tem molas específicas para spoa cujo arqueamento é apenas 1,5 polegadas além do feixe original do wrangler. Essas molas servem bem para jeeps com pneus de até 37" sem calço na carroceria. Acredito que as molas toyota com o arqueamento original também. O que eu queria ver era molas toyota com olhal invertido como essa aí. Diminuiria o axle wrap além de deixa-la um pouco mais baixa. http://www.rubiconexpress.com/Produc...=F2B5C77237304
Olhem esse jeep yj com pneus 37 e essas molas. Tirado de site de discussão americano.