X2...
Eu avisei, esse negocio de dar zerinho ficou pra piada.......rsrsrsrsrs;
:concordo:
Versão Imprimível
"zerinho à esquerda" ou "zerinho à direita", o negócio é a estabilidade correto? entao... SPOA no meu jeep só com eixos da F.75 !!! rsrsrs Zerinhos? tá bom... pode ter mta gente querendo ver os "zerinhos" dos outros, mas no meu caso, isso já é passado... qdo ainda era SPUA... rs
nao creio que seja uma boa ideia dar zerinho com o jeep! principalmente com spoa! toda vez que vejo os retardados de plantao fazerem isso a brincadeira nunca da certo!
essa brincadeira de zerinhos realmente é muito arriscada, algo que por muitissimo pouco pode dar errado, e pode sair beem caro, principalmente se nao tiver equipamentos de segurança
Marcos ET:
quanto a levantar a roda do jeep, nao acontecia comigo, pois eu havia feiro o zerinho em segunda reduzida, 4x2
porem, uma hora deu uma trancadinha em algo, e deu uma levantadinha na roda traseira
então parei com a brincadeira
lembrando, nao façam isso, principalmente se for SPOA
é muito perigoso
fiz, e nao pretendo fazer de novo!
agora voltando ao assunto
spoa, melhora, de certa forma, no off road(de certa forma, pois diminui o angulo de inclinação lateral que o jeep suporta)
aqui pro sul, que nao tem muita erosão, tem mais banhado e agua, spoa é uma otima pedida, e é muito comum se ver jeeps bem altos e estreitos, com eixos originais, e aros 16, com offset neutro, ou ate positivo
pra outros casos, o mais recomendavel mesmo seriam eixos de rural, e um spoa com molas planas
eu particularmentenao gosto do jeep muito estreito, porem, gostei muito da largura dos eixos originais, com rodas 15x10, de offset -44
principalmente quando estava com os 35"
mas mesmo com os 31", as rodas nao ficam tão estreitas
eainda assim, tenho coceirinha pra colocar uns eixos de rural, ou alguns outros um pouco mais parrudos
se for fazer spoa, tente ja colocar eixos de rural, se não for possivel, tente pelomenos incluir como proximo up-grade a longo praso, mas nao descarte a ideia
[]´s
a respeito dos eixos de rural; tenho uma duvida que ate hoje ninguem sabe se é verdade ou mito, os eixos de rural ou f-75 sao basicamente os eixos do cj-5 mais largos, cert? bem ate ai tudo bem! porem se vc tem um eixo mais longo nao sera mais facil de ele sofrer fadigas do que o do cj5 que sao mais estreitos? pois as vezes o que vejo em jeep's "spoados" e com pneu 35" é de as vezes o eixo meio que entorta parecendo um arco, agora com os eixos originais nao vejo isso acontecer! sera que sera coincidencia do eixo ser mais largos ou sera que existe outro fator que contribui para que isso aconteça?:pensativo:
gostaria de saber se alguem pudesse me responder!
obrigado
Massinha, nao sei bem disso daih q vc falou... o que eu posso falar é que os eixos da F.75 tem a tubeira mais larga que os "canela grossa" (tive que trocar os grampos, pois os mais largos do jeep ficaram pequenos com os da F.75).
Como meu jeep é CJ3A, portanto bem mais leve que os CJ5 que geralmente sao tomados como referencia, ainda nao tive este "entortamento" no eixo do meu jeep....
Para vc ter uma idéia, uso Pneus 265x75R16 com recapagem Genius 1000, SPOA, eixos F.75 e molas da Band... tem um ano e meio q tá assim e até agora tudo ok....
PORÉM, tou pensando em reforçar a junção deles com a "bola" do diferencial só por garantia... (o Leopoldo falou o nome deste tipo de suporte, mas eu nao lembro agora)
nunca ouvi relatos de empenos e coisas tipo que o victor falou, mas eu ja ia comentar sobre o Axle Truss (acho q é o que o ET quer lembrar).
[]'s
certo, ate ai tudo bem ninguem ter escutado sobre isso acontecer pois eu ja vi isso em 3 jeeps, e os donos relutam em dizer que o motivo é esse! bem tomare que seja verdade pois um dia gostaria de colocar eixos de rural no meu jeep e nao iria gostar que isso aconteceçe!:mrgreen:
porem o que me ocorre é o seguinte, sera que quando se faz spoa no jeep geralmente nao se mexe nos suportes dos feixes de mola, consequentemente eles se concentraram mais para o meio do eixo, com peso excessivo causados por motores diesel v-8 6cc etc ( que era o caso destes jeeps) acaba por "forçar mais o eixo" deixando no formato de arco, e quando se posiciona os feixes mais para fora proximos a roda, como é originalmente, o peso é melhor dividido evitando assim que o problema aconteça. e devemos lembrar que os eixos do jeep (dana44) foram projetados para pneus minisculos em comparaçao aos de hoje em dia, e motores mais fracos e mais leves(apesar do bf 6cc nao ser nada leve:pensativo:).
e ai que esta minha duvida, sera que estes fatores nao poderiam estar contribuindo para o envergamento dos eixos?
o que vcs acham que pode estar ocasionando isso?
obrigado.
Victor, meu ex-CJ5 tinha eixos de Rural, motor diesel (mecanica completa da toyota bandeirantes) e a única vez que empenei um eixo foi numa pista indoor descendo de uma rampa onde tinha uma valeta em baixo, o jeep literalmente calçou a dianteira, o parachoques tocou no chão e as rodas trazeiras levantaram, a porrada foi forte e tive que substituir a carcaça devido ao empeno.
Fora isso nunca vi problemas em uso normal, mesmo com pneus grandes e motores fortes.
[]'s
CARACA.. que porrada Elmer... ainda bem que a "testa" do piloto escapou sem avarias...
Era exatamente este Axle Truss que eu tava tentando lembrar o nome....!
Quanto aos empenos... bom, uma vez que vc viu estes tres jeeps, entao pode ser que eles sejam da mesma regiao, ou melhor, da mesma cidade.. assim, quem sabe foram montados pelo mesmo mecanico? e como consequencia, montados com o mesmo "erro de projeto" (se é que podemos chamar assim)....
Embora os motivos para estes empenos possam ser dos mais variados, por simples precaução e pura convicção pessoal, eu prefiro montar meu CJ com coisas que NAO aumentam tanto o peso do meu Jeep sem necessidade... por isso eu tava defendendo o GM151 como melhor alternativa que o 4.1 no outro tópico, além de diversas outras coisas que possam comprometer a estrutura dos bons, porém "antigos" guerreiros....
Agora, como o Elmer mesmo falou, nao é "comum" ver estas coisas acontecendo... entao nao é um fato generalizado. Desta forma, convém estudar o erro de montagem destes jeeps para que nao cometamos o mesmo "crime", concorda?
ola elmer
bem de ter isso acontecido no indoor eu nao duvido pois ja vi na feajeep e exstinto festival brasil off-road eixos mais fortes quebarerem por muito menos!:mad:
agora dos eixos estarem entortando é fato, o problema é o motivo:parede::parede::parede:
quando disse sobre as molas foi apenas uma teoria!
obrigado