x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 37

Tópico: Uso do Towbar

Uso do Towbar

Prezados,

Meu jeep tem um towbar conforme a foto em anexo. Tenho as seguintes dúvidas:

- Atualmente ela é presa a grade do radiador através de um cinto de material semelhante a um cinto de segurança. Isto é seguro? Se não, há outras formas melhores de fazê-lo?

- Vi em outros tópicos a recomendação do uso de correntes de segurança quando rebocando com o towbar. Onde e como devo prender a corrente no carro rebocado? e no rebocador?

- Que bitola de corrente devo usar?
    Uso do Towbar Imagens Anexas Uso do Towbar-towbar.jpg 

Usuário Avatar de André-4WD
    Entrada
    26/02/2004
    Local
    Porto Alegre - RS/RS
    Agradecimento: 1
    Durval:
    Que estranho o teu towbar. Falo isso pq a munheca do towbar é um olhal apenas, como faz para engatar na bola de reboque??

Te respondendo, quando deixava o towbar direto no jeep eu deixava amarrado com extensor. O extensor pegava na alça (empunhadura) que existia na munheca e no capô tinha um "U" invertido onde eu passava ele ali. MAS por segurança, eu sempre usava uma corrente + cadeado num dos braços do towbar (mais perto da base) ancorando num ponto do parachoque. Essa corrente q eu usava era aquelas emborrachadas, para nao ficar batendo ferro por aí...

Ja a outra corrente que vc menciona, é a prevista na lei do engate (lembra?). todo engate tem que ter um ponto de ancoragem para uma corrente de segurança, caso a munheca desacople.
    Eu tenho uma corrente de 1,00 metro de comprimento e o elo tem diametro de 8mm. Felizmente nunca aconteceu da munheca desacoplar..
    Abraços
    Andre
    HILUX CD JAPA 1995

Usuário Avatar de CJ 60
    Entrada
    23/03/2003
    Local
    Vinhedo - Interior/SP
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por André-4WD Ver Post
    Durval:
    Que estranho o teu towbar. Falo isso pq a munheca do towbar é um olhal apenas, como faz para engatar na bola de reboque??

Andre
    Esse towbar é modelo militar.. é d olhal pq ele so encaixa no reboque tipo Gancho G...

abç
    =======
    Wilson

Durval:
    Pô André se para vc que é expert isto lhe parece estranho, imagine para mim que tô começando agora!
    O CJ60 tem razão, tem que usar este tal de gancho G, que eu ainda não comprei para o rebocador. Aliás é uma Ranger, e eu acho que vai ter que fazer algumas adaptações para colocá-lo.

Ja a outra corrente que vc menciona, é a prevista na lei do engate (lembra?). todo engate tem que ter um ponto de ancoragem para uma corrente de segurança, caso a munheca desacople.
    Eu tenho uma corrente de 1,00 metro de comprimento e o elo tem diametro de 8mm. Felizmente nunca aconteceu da munheca desacoplar..
    Abraços
    Andre
    Valeu pela dica da corrente. No Jeep posso prendê-la nas manilhas que existem no parachoque, mas ainda não sei onde vou prendê-la no rebocador!?!?

Alguma idéia??

Usuário Avatar de André-4WD
    Entrada
    26/02/2004
    Local
    Porto Alegre - RS/RS
    Agradecimento: 1
    Durval:
    Vou te dar uma idéia, veja se vai poder fazê-la na ranger.
    Na bandeirante, eu coloquei um gancho G que tem a bola de engate, e o que fiz como ponto de apoio da corrente de segurança foi utilizar um parafuso com olhal no lugar de um dos 4 parafusos que prendem o gancho G no parachoque. Ficou muito bom!!
    abraços
    Andre
    HILUX CD JAPA 1995

...e o que fiz como ponto de apoio da corrente de segurança foi utilizar um parafuso com olhal no lugar de um dos 4 parafusos...
    Andre
    Excelente idéia André, vou adotar! Mesmo assim acho que vou ter que fazer alguma adaptação para acoplar o gancho G, pois o parachoque da Ranger tem uma furação única para pino bola como vc pode ver na foto.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Uso do Towbar-pino-bola.jpg  

Usuário Avatar de achoefel
    Entrada
    30/03/2006
    Local
    São Leopoldo/RS
    Seguinte Durval. Tbem tenho uma ranger igual a sua. Duas coisas. Esta bola na frente da placa vai te dar multa . A latinha que é feito o parachoque não vai aguentar muito o peso do jeep. Mandei instalar um engate de reboque que vai preso no chassi da Ranger.
    Ele fica mais abaixo do parachoque.
    Off Road na veia.

Usuário Avatar de Rogério Barthy
    Entrada
    04/05/2004
    Local
    Resende/RJ
    Isso mesmo, o engate passará a ser o "G bola" , acoplado ao chassis da Ranger.
    A outra possibilidade que utilizei em minha viatura, foi adquirir uma munheca para substituir a argola anteriormente usada em minha viatura já que aqui em Resende ninguêm possuia o engate G.
    4X4 Brasil
    CJ-5 66 BF-161 CX 3MX GNV
    Ign. + DIS 3 Bloc Macrotorque
    Rodorural 670X16 Guincho Bremen 9.000

Durval.

Algumas considerações:

1ª - Troque o olhal por um engate, dê preferência ao Kharmann Ghia.
    2ª - Coloque um engate "Keko" na Ranger, sem dúvida um dos melhores no mercado para esse peso
    3ª - Nunca ande rápido com esse conjunto: Não freia, não dá estabilidade e é perigoso.

Instale um olhal debaixo do engate da keko, não na parte removível, mas na parte fixa.
    instale outro olhal no jipe, não no tow bar, mas no para choque, centralizado.
    com o jipe engatado, ponha uma corrente grossa, quase esticada entre eles, ligue-os com manilhas e não com cadeados ou parafusos.

Faça uma barra com lanternas e um fio comprido que ligue do engate ao para choque traseiro do jipe..

Boa viagem....( e não se esqueça....sempre devagar!!!)

ADI..

Já passei muito apuro com tow bar e sei do que tô falando...

[]'s sempre com carreta!

Retomando o assunto

Bem, de volta ao Brasil e ao assunto.

Agradeço aos comentários anteriores, mas no momento estou no seguinte pé.

Tentei de várias maneiras mas continuo tendo dificuldades para adaptar um gancho G na Ranger. Achei alguém que se dispôs a fazer uma adaptação no parachoque da ranger, mas como disse o Achoefel, não acho que ele vá suportar força de tração, então esta opção está descartada.

Outra hipótese, também dita pelo Achoefel, é colocar um suporte acoplado no chassis. Neste caso tive dificuldades com duas coisas: a primeira foi encontrar um suporte para Ranger (encontrei) e a segunda foi encontrar este suporte com gancho G (não encontrei).

O suporte que encontrei na própria concessionária era da Keko (obrigado Stephan), mas segundo o atendente ele suporta apenas 600 kg de força de tração. Daí fica uma dúvida minha, qual a força de tração quando eu traciono um jeep de 1200 kg? De toda forma o engate era tipo bola.

Liguei para a ENSIMEC mas eles, que tem o engate G, não tem um suporte para Ranger. Sei que tem um colega aqui que é da ENSIMEC, será que pode ajudar?

Eu não gostaria de modificar o towbar do jeep assim meu problema continua. Aceito sugestões e palpites

Usuário Avatar de Bicudo4x4
    Entrada
    08/09/2008
    Local
    Jacareí <> São José dos Campos/SP
    Pessoal, tudo blz?

Aproveitando o topico, tenho um corsa sedan premium 1.8 flex será que puxa com tranquilidade o meu CJ?
    Tem alguma lei especifica para reboque em towbar? estou com medo de rebocar o CJ e ser abordado pelos COPS..rs

Abs e obrigado

Usuário Avatar de Rogério Barthy
    Entrada
    04/05/2004
    Local
    Resende/RJ
    Bicudo, o cálculo de peso para o veículo que reboca é de 1 x e 1/2 o peso do rebocado no mínimo ou seja Jeep = 1300 Kg e o rebocador 2000 Kg.
    ROGÉRIO
    CJ-5 66 BF-161 CX 3MX GNV
    Ign. + DIS 3 Bloc Macrotorque
    Rodorural 670X16 Guincho Bremen 9.000

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem