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Tópico: Uso do Towbar

Hybrid View

  • #1

    Uso do Towbar




    Prezados,

    Meu jeep tem um towbar conforme a foto em anexo. Tenho as seguintes dúvidas:

    - Atualmente ela é presa a grade do radiador através de um cinto de material semelhante a um cinto de segurança. Isto é seguro? Se não, há outras formas melhores de fazê-lo?

    - Vi em outros tópicos a recomendação do uso de correntes de segurança quando rebocando com o towbar. Onde e como devo prender a corrente no carro rebocado? e no rebocador?

    - Que bitola de corrente devo usar?
    Uso do Towbar Imagens Anexas Uso do Towbar-towbar.jpg 

  • #2
    Usuário Avatar de André-4WD
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    Durval:
    Que estranho o teu towbar. Falo isso pq a munheca do towbar é um olhal apenas, como faz para engatar na bola de reboque??

    Te respondendo, quando deixava o towbar direto no jeep eu deixava amarrado com extensor. O extensor pegava na alça (empunhadura) que existia na munheca e no capô tinha um "U" invertido onde eu passava ele ali. MAS por segurança, eu sempre usava uma corrente + cadeado num dos braços do towbar (mais perto da base) ancorando num ponto do parachoque. Essa corrente q eu usava era aquelas emborrachadas, para nao ficar batendo ferro por aí...

    Ja a outra corrente que vc menciona, é a prevista na lei do engate (lembra?). todo engate tem que ter um ponto de ancoragem para uma corrente de segurança, caso a munheca desacople.
    Eu tenho uma corrente de 1,00 metro de comprimento e o elo tem diametro de 8mm. Felizmente nunca aconteceu da munheca desacoplar..
    Abraços
    Andre
    HILUX CD JAPA 1995

  • #3
    Usuário Avatar de CJ 60
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    Citação Postado originalmente por André-4WD Ver Post
    Durval:
    Que estranho o teu towbar. Falo isso pq a munheca do towbar é um olhal apenas, como faz para engatar na bola de reboque??


    Andre
    Esse towbar é modelo militar.. é d olhal pq ele so encaixa no reboque tipo Gancho G...

    abç
    =======
    Wilson

  • #4
    Citação Postado originalmente por André-4WD Ver Post
    Durval:
    Que estranho o teu towbar. Falo isso pq a munheca do towbar é um olhal apenas, como faz para engatar na bola de reboque??
    Pô André se para vc que é expert isto lhe parece estranho, imagine para mim que tô começando agora!
    O CJ60 tem razão, tem que usar este tal de gancho G, que eu ainda não comprei para o rebocador. Aliás é uma Ranger, e eu acho que vai ter que fazer algumas adaptações para colocá-lo.

    Citação Postado originalmente por André-4WD Ver Post
    Ja a outra corrente que vc menciona, é a prevista na lei do engate (lembra?). todo engate tem que ter um ponto de ancoragem para uma corrente de segurança, caso a munheca desacople.
    Eu tenho uma corrente de 1,00 metro de comprimento e o elo tem diametro de 8mm. Felizmente nunca aconteceu da munheca desacoplar..
    Abraços
    Andre
    Valeu pela dica da corrente. No Jeep posso prendê-la nas manilhas que existem no parachoque, mas ainda não sei onde vou prendê-la no rebocador!?!?

    Alguma idéia??

  • #5
    Usuário Avatar de André-4WD
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    Durval:
    Vou te dar uma idéia, veja se vai poder fazê-la na ranger.
    Na bandeirante, eu coloquei um gancho G que tem a bola de engate, e o que fiz como ponto de apoio da corrente de segurança foi utilizar um parafuso com olhal no lugar de um dos 4 parafusos que prendem o gancho G no parachoque. Ficou muito bom!!
    abraços
    Andre
    HILUX CD JAPA 1995

  • #6
    Citação Postado originalmente por André-4WD Ver Post
    ...e o que fiz como ponto de apoio da corrente de segurança foi utilizar um parafuso com olhal no lugar de um dos 4 parafusos...
    Andre
    Excelente idéia André, vou adotar! Mesmo assim acho que vou ter que fazer alguma adaptação para acoplar o gancho G, pois o parachoque da Ranger tem uma furação única para pino bola como vc pode ver na foto.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Uso do Towbar-pino-bola.jpg  

  • #7
    Usuário Avatar de achoefel
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    Seguinte Durval. Tbem tenho uma ranger igual a sua. Duas coisas. Esta bola na frente da placa vai te dar multa . A latinha que é feito o parachoque não vai aguentar muito o peso do jeep. Mandei instalar um engate de reboque que vai preso no chassi da Ranger.
    Ele fica mais abaixo do parachoque.
    Off Road na veia.

  • #8
    Usuário Avatar de Edemar
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    FELIZES PROPRIETÁRIOS DE VÍCULOS LÉVES - Dêem uma olhada no maual do veículo que deve informar além do peso máximo rebocável , os pontos onde é fixado o suporte. No meu caso tenho um FIAT IDEA 1.4 ELX cujo máximo peso rebocavél é 400Kg.... Ou seja: Puxa uma "carretinha" com alguma "tralha" em cima.
    Imaginem a situação. Um "Corsinha"(tração dianteira),puxando um Jeep ladeira acima e o sinal fecha. Bem, você fazendo grande pressão no freio segura a "fera". Más, e prá arrancar de novo ? e o "mala" que sempre acha de parar bem perto do parachoque do carro da frente ?
    A Gente tem que ser coerente e realista em certas situções. Como disse o amigo a Saveiro puxou o CJ. Porém, nesta mesma circunstância, mesmo com grana curta, eu ainda dou preferência à um "GUINCHO PLATAFORMA" ante o grande "PREJU" que uma tentativa de economizar pode vir a causar.
    Creio que R$150....200....300... de guincho ainda saem barato.
    Suzuki VITARA metal TOP - 1994 - AP - 1.8

  • #9
    Usuário Avatar de hpnardino
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    Citação Postado originalmente por Edemar Ver Post
    FELIZES PROPRIETÁRIOS DE VÍCULOS LÉVES - Dêem uma olhada no maual do veículo que deve informar além do peso máximo rebocável , os pontos onde é fixado o suporte. No meu caso tenho um FIAT IDEA 1.4 ELX cujo máximo peso rebocavél é 400Kg.... Ou seja: Puxa uma "carretinha" com alguma "tralha" em cima.
    Imaginem a situação. Um "Corsinha"(tração dianteira),puxando um Jeep ladeira acima e o sinal fecha. Bem, você fazendo grande pressão no freio segura a "fera". Más, e prá arrancar de novo ? e o "mala" que sempre acha de parar bem perto do parachoque do carro da frente ?
    A Gente tem que ser coerente e realista em certas situções. Como disse o amigo a Saveiro puxou o CJ. Porém, nesta mesma circunstância, mesmo com grana curta, eu ainda dou preferência à um "GUINCHO PLATAFORMA" ante o grande "PREJU" que uma tentativa de economizar pode vir a causar.
    Creio que R$150....200....300... de guincho ainda saem barato.
    Concordo plenamente com o Edgar! Tenho um blazer 2.4 e sempre reboco meu jeep, na ultima viagem de Ipatinga-MG para Arcruz-ES mais ou menos 400 km, esta com velocidade constante e andando a 80 km/h, derepente um chapeludo com um brasilia freiou na frente, quase parou para sair da pista e entrar em uma estrada de terra, imaginem o cagaço... Sorte que eu estava com uma distância de segmento muito boa senão tinha dado mer... Imagino esta situação com um carro leve. E oha que a blazer tem freios abs.

  • #10
    Usuário Avatar de Willian Del Piero Rocha
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    Vejo sempre no forum os colegas perguntando "qual veiculo reboca o jeep",pôxa,,,como já falaram acima,é só e SOMENTE olhar o manual do veiculo supostamente rebocador e verá a capacidade de reboque sem freio.Meu carro é um VW Polo sedan,pelo manual,a carga rebocavel sem freio é de 500kg,ou seja,rebocar jeep nem pensar.Já reboquei o meu cj5 apenas para testar e dentro do bairro,tudo plano e bem devagar 40 km/h,testei umas freiadas pânicas e ,,,,não gostei mesmo meu carro tendo abs.Não rebocaria meu jeep em uma rodovia com um carro pequeno ou medio de jeito nenhum.Sei que vão falar que já rebocaram com um astra,golf,focus,etc,,foi sorte não ter dado merda.Isso é dar chance para o azar e não se preocupar com os outros que estão na rodovia.Como disse o colega acima é muito melhor pagar um reboque prancha do que confiar na sorte.Colocamos freio a disco,fárois potentes,pneus melhores,etc,etc,,,,,porque não confiamos na sorte na hora de freiar,de iluminar,da aderencia,,,,,,,
    Desculpem,,mas é a minha opinião

  • #11
    Usuário
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    Gostei da ideia dos gringos, mas acho que não vai funcionar legal, pois tem o detalhe de quando freamos o carro sempre estamos segurando a direção e neste caso não então o carro puxado pode vir a virar a direção sozinho algo que pode ser dificil de corrigir, sempre levo a rural rebocada e ja passei alguns sustos o ultimo foi levando para Curitiba na linha verde perto de um radar fixo a anta da frente resolveu quase parar para não ser multado resultado "juntei" a grand blazer no freio pneu arrastando abs atuando quase deu m**** a minha sorte foi dois fatores distância do carro da frente e de que levei meu sobrinho junto na rural e ele estava "ligado" e ajudou freando a rural (o detalhe é que levei ele para apenas sinalizar ja que a rural não estava com a ligação eletrica) portanto gente como foi falado muito critério na hora de rebocar mais ainda se for carro pesado, na sexta trouxe a sportage que havia deixado em uma cidade vizinha é um carro bem mais leve que a grand blazer mas como a pista estava molhada e não tinha ninguem na sportage vim "na boa" velocidade baixa e com muita segurança.

  • #12
    Vou rebocar o meu CJ de Troller. O jeep ta com carroceria de fibra, pneus 33... acho que o Troller tem massa suficiente para puxa-lo.

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