Há vários anos faço eu mesmo o alinhamento em casa, com um barbante. Aprendi o método nos bons tempos da Jipenet. Se me permitirem, posto aqui o modus-operandi:
- fixe uma ponta do barbante na parte detrás do veículo (normalmente prendo na bola traseira).
- estique o barbante por um dos lados da viatura até a frente do veículo , fazendo-o encostar na roda traseira, parte central (meia altura, meio da roda)
- alinhe o volante para que o barbante encoste nos 2 lados ao mesmo tempo do pneu dianteiro. Para ter certeza desse ajuste, afaste e encoste o barbante várias vezes no pneu da frente, até ter certeza que ele encosta em ambos os pontos do pneu ao mesmo tempo (não esqueça de verificar que na roda detrás o barbante vai estar encostando na altura da metade do pneu).
- feito isso, dê a volta por detrás da viatura, passando o barbante agora pela roda traseira do outro lado, meia altura de novo.
- é agora que se faz o ajuste, vai precisar de uma régua agora. Com o barbante esticado, encoste o mesmo no pneu da frente. Para o ajuste correto, a parte detrás do barbante deve encostar primeiro na borda do pneu. Quando isso ocorrer, meça a distância que tem na parte da frente deste mesmo pneu para o barbante. Tem que ter entre 2.4 a 4.8 mm (é a mesma medida postada acima, só que agora a diferença está toda para um lado). Eu gosto de deixar entre 3 a 4 mm.
Para ajustar, é como já falaram: solte a barra entre as rodas e movimente-a, isso vai fazer as rodas ficaram mais ou menos convergentes.
O chato desse processo é que quando mexer no ajuste a barra, tem que começar tudo de novo, deixando uma roda reta novamente e ir no outro lado medir a diferença. Sugiro usar uma régua em que a borda dela começe em 0 mm, senão aquela diferença que não tem escala na borda da régua vai interferir no ajuste. Para meu kit alinhamento, peguei uma régua plástica e cortei a borda de tal forma que ficasse em 0mm.
Um outro detalhe: quando vou checar a distância do alinhamento no pneu, já encosto a régua no pneu e por cima dela vou aproximando o barbante até que ele encoste na parte detrás. Assim tenho a leitura "instantanea", tomando o cuidado do barbante não encostar na régua, pois ele pode enroscar e te dar uma falsa leitura.
Tem uma forma alternativa, que seria utilizar uma barra ajustável, daí mede por dentro dos pneus da frente. Quem tiver interesse, posso postar depois como se faz. Mas o do barbante não precisa fabricar nenhuma ferramenta, por isso a facilidade de qualquer um fazer.

Responder com Citação