WCAS, valeu....
Ja tenho diversão para o final de semana.
Versão Imprimível
WCAS, valeu....
Ja tenho diversão para o final de semana.
Até onde sei, o alinhamento tem que ser convergente, ou seja, a "frente" das rodas voltadas uma para a outra. Pelos desenhos postados, as rodas estão divergentes (a frente das rodas da frente divergem uma da outra). Já andei um tempo assim com meu CJ, pois estava dando um shimmy danado e eu absolutamente sem tempo de desmontar e ver o que era (nessa época o CJ era minha única viatura). Quando se coloca as rodas divergentes (frente abrindo), o shimmy diminui muito, normalmente até some. Mas isto tem um preço: desgaste de pneu. Foi o que aconteceu comigo ... :-x Teve um colega que disse neste tópico que divergente dá shimmy. Um cara das antigas na época me deu essa dica de acabar com o shimmy e na prática pude comprovar isso. :pensativo:
Há vários anos faço eu mesmo o alinhamento em casa, com um barbante. Aprendi o método nos bons tempos da Jipenet. Se me permitirem, posto aqui o modus-operandi:
- fixe uma ponta do barbante na parte detrás do veículo (normalmente prendo na bola traseira).
- estique o barbante por um dos lados da viatura até a frente do veículo , fazendo-o encostar na roda traseira, parte central (meia altura, meio da roda)
- alinhe o volante para que o barbante encoste nos 2 lados ao mesmo tempo do pneu dianteiro. Para ter certeza desse ajuste, afaste e encoste o barbante várias vezes no pneu da frente, até ter certeza que ele encosta em ambos os pontos do pneu ao mesmo tempo (não esqueça de verificar que na roda detrás o barbante vai estar encostando na altura da metade do pneu).
- feito isso, dê a volta por detrás da viatura, passando o barbante agora pela roda traseira do outro lado, meia altura de novo.
- é agora que se faz o ajuste, vai precisar de uma régua agora. Com o barbante esticado, encoste o mesmo no pneu da frente. Para o ajuste correto, a parte detrás do barbante deve encostar primeiro na borda do pneu. Quando isso ocorrer, meça a distância que tem na parte da frente deste mesmo pneu para o barbante. Tem que ter entre 2.4 a 4.8 mm (é a mesma medida postada acima, só que agora a diferença está toda para um lado). Eu gosto de deixar entre 3 a 4 mm.
Para ajustar, é como já falaram: solte a barra entre as rodas e movimente-a, isso vai fazer as rodas ficaram mais ou menos convergentes.
O chato desse processo é que quando mexer no ajuste a barra, tem que começar tudo de novo, deixando uma roda reta novamente e ir no outro lado medir a diferença. Sugiro usar uma régua em que a borda dela começe em 0 mm, senão aquela diferença que não tem escala na borda da régua vai interferir no ajuste. Para meu kit alinhamento, peguei uma régua plástica e cortei a borda de tal forma que ficasse em 0mm. :wink:
Um outro detalhe: quando vou checar a distância do alinhamento no pneu, já encosto a régua no pneu e por cima dela vou aproximando o barbante até que ele encoste na parte detrás. Assim tenho a leitura "instantanea", tomando o cuidado do barbante não encostar na régua, pois ele pode enroscar e te dar uma falsa leitura.
Tem uma forma alternativa, que seria utilizar uma barra ajustável, daí mede por dentro dos pneus da frente. Quem tiver interesse, posso postar depois como se faz. Mas o do barbante não precisa fabricar nenhuma ferramenta, por isso a facilidade de qualquer um fazer.
Então desse modo que esta no meu(acima) é pra corrigir o shummy mais da um desgaste maior no pneu ? é isso ? Ja vi uns 3 de amigos meu assim como o meu.
Sim, sobre o shimmy foi uma dica que me deram na época e pude comprovar na prática que funciona. O efeito colateral foi o desgaste excessivo na parte central do pneu (não, o pneu não estava descalibrado ... :wink:)
Valeu, vou dar um toque para o pessoal la então. Não sei se o mecanico deixou o meu assim pra esconder algum shimmy, ou alguma outra cagada dele ja que foi ele fez a adaptação de nova caixa de direção, novas barras etc. Por enquanto vou deixar assim porque o que não falta nele é coisa pra arrumar nele e agora to mexendo no painel e também tava querendo trocar esses pneus mesmo então deixa ele gastar um pouco.
[]s
Então pessoal a palavra final é: AS RODAS FICAM CONVERGENTES OU SEJA PARA DENTRO!!!!!!!
Seguinte, fiz o alinhamento em 'V' como descrito aqui, só que depois que fiz isso o jep começa a "bater palmas" quando passo de 30km, antes ele estava com a roda divergente e isso não acontecia :pensativo:.
Vou tentar abrir um pouco pra ver o que acontece.
Antes não dava shimmy pois o alinhamento divergente estava mascarando o problema. O correto é alinhamento convergente, se está dando shimmy não é por causa do alinhamento e sim tem alguma outra causa, que precisa descobrir o que é (folga nos terminais, rolamento do munhão, pneus, etc). Se deixar alinhamento divergente vai mascarar o problema, não dará shimmy, mas vai ter um desgaste acentuado na parte do meio da banda dos pneus (experiência própria ....)
Então , não é bem shimmy que esta ocorrendo, o que acontece é que parece que as rodas estão soltas, ficam as 2 rodas mechendo com se estivessem tortas prestes a cair, como se eu não tivesse parafusado as rodas totalmente.
Wcas, será que nao é o conjunto dos rolamentos de roda? levanta o jeep com macaco, tira a roda/pneu fora (tem quem faça com a roda, mas...) e "balança" a ponta do eixo pra ver.
Aproveitando que o jeep estará "no ar", verifica os rolamentos conicos do munhão, sao danados pra bagunçar a cambagem do jeep, causando desgaste irregular nos pneus e um pouco de instabilidade direcional.
Dá uma olhada nas buchas das molas dianteiras tbem... aquilo lá é só pra estragar qualquer trabalho de alinhamento... além de dar uma barulheira doida. Jumelos maiores entao! tem q ver como estao as buchas do jumelo tbem.
Quanto aos terminais de direção, isso já foi dito, entao... maos à obra!
Por esse trecho da sua mensagem, isso é shimmy sim. E a causa é provavelmente um dos itens que o Marcos citou. Claro, considerando que você não colocou jumelos maiores, pois se colocou, daí o ângulo do eixo foi alterado e aí somente corrigindo com cunhas ou ressoldando a bola do diferencial ...Citação:
o jep começa a "bater palmas" quando passo de 30km