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  • #229
    Usuário Avatar de Ricardo MG
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    Citação Postado originalmente por antonio umino Ver Post
    O cabeçote do motor bf 184 (maverick).. é igual a todos os motores Willys.

    A diferença é a inscrição jeep nos motores da willys e depois com a inscrição ford em relevo no cabeçote bem proximo ao carburador....

    Para aumentar a cilindrada de 2.600 para 3.000.....

    Fizeram o bloco do motor mais alto ( 1 cm)... e o viraquequim (àrvore de manivelas) com o colo da bielta mais longa...

    No motor B f 161 o curso do pistão é de 3"1/2 ou melhor de tres polegadas e meia ou em milimetros. de 88,90...
    No motor B f 184 o curso do pistão ''e de 4" Ou melhor de 4 polegadas.. ou 101.6 milimetros.

    Assim fazendo o motor do maverick tem uma cilindrada maior.

    No final tanto um cabeçote do motor BF 161 é igual ao do motor B f 184. serve de um para o outro..

    Tem um outro cabeçote que tem o coletor de admissão separado no cabeçote, (existem poucos e foi colocado no willys Itamarati.)
    em que o carburador também é diferente..


    até mais.

    abçs
    Antonio, Boa tarde,

    O volume das câmaras do BF 161 e do 184 são diferentes, desmontado tenho apenas o cabeçote do 184(foto), peguei na net uma foto do BF161, como se pode observar, pelo tamanho das válvulas(iguais no 161 e 184) em relação a câmara, no 184 nota-se o msm um pouco maior. No cabeçote do 184 não limpei o resíduo da queima.
    Pode ser que os 2 motores/cabeçotes do 184 estejam com a câmara maior.

    um grande abraço


    Foto da net do 161




    Foto do meu 184

    Ricardo - "Paulistano e Mineiro de coração"
    Toyota Bandeirante Curta - 1979 OM 314 Turbo/intercooler, disco 5, Work 12000, Hi-Lift 1.20

  • #230
    Usuário Avatar de Elison
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    Citação Postado originalmente por Claudinei Garcia Ver Post
    Bom dia amigos!

    Alguém pode me dizer alguma coisa sobre colocar o cabeçote do maverick 3000 no bf e ganhar potência.
    Alguém sabe onde posso encontrar um cabeçote deste para comprar? Estou querendo melhorar meu bf, pois minha viatura tem nota fiscal de agência e não quero trocar o motor.
    Abraços à todos!
    Amigo,
    A camara de combustão do motor BF-184 (3000) é maior que a do BF-161 (2600), portanto, se vc colocar o cabeçote do Maverick 6 cil no BF-161, o motor vai ficar com uma taxa de compressão muito baixa, caso o motor funcione nessas condições, e o efeito vai ser contrario ao que vc pretende.
    Só a título de exemplo, se vc fizer o contrário, pegar um motor 3000 e colocar o cabeçote do 2600, ele vai ficar com uma taxa de compressão adequada para o uso de álcool.
    Ex CJ-5, ex CJ -3A, ex CJ-2A, ex Band 608, ex Band 709, ex Band 14-B, ex Hilux, ex T4 2.8
    T4 3.0 - ComeUp 12k BF 35.

  • #231
    Usuário Avatar de Willian Del Piero Rocha
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    Concordo com o Roberto ,não vale a pena gastar com o BF tentando melhorar o desempenho, apenas com manutenção, e usa-lo da maneira para a qual foi projetado(baixa rotação), gosto muito do meu e enquanto estiver bom vai continuar no jeep, quando abrir o bico,,,,aí eu coloco outro, retificar não vale a pena a não ser se fosse para deixar o jeep original. Na minha turma tem 4 BF, e todos pensam da mesma forma, sofremos um pouco na rodovia, na terra em algumas subidas bem inclinadas mesmo sem lama, só com reduzida(por isso penso em colocar um câmbio de chevette, 1ª mais reduzida). Mas como não faço trilha pesada, ele vai aguentando bem.
    CJ 5 ,71 ,MOTOR BF 161,3MARCHAS ORIGINAL,MOLAS TOY,GENIUS 1001,IGNIÇÃO ELETRONICA.

  • #232
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    Citação Postado originalmente por Willian Del Piero Rocha Ver Post
    Concordo com o Roberto ,não vale a pena gastar com o BF tentando melhorar o desempenho, apenas com manutenção, e usa-lo da maneira para a qual foi projetado(baixa rotação), gosto muito do meu e enquanto estiver bom vai continuar no jeep, quando abrir o bico,,,,aí eu coloco outro, retificar não vale a pena a não ser se fosse para deixar o jeep original. Na minha turma tem 4 BF, e todos pensam da mesma forma, sofremos um pouco na rodovia, na terra em algumas subidas bem inclinadas mesmo sem lama, só com reduzida (por isso penso em colocar um cambio de chevette, 1ª mais reduzida ). Mas como não faço trilha pesada, ele vai aguentando bem.
    Prezado Willian boa tarde ! pela sua assinatura vejo que sua configuração é similar a minha, BF + 3 marchas, sei bem como é o desempenho do conjunto e na trilha a reduzida é fundamental . . . minha exposa tem um CJ58 com BF e câmbio de 4 marchas, a 1ª é muito reduzida em relação ao meu, já experimentou algum Jeep com essa configuração ? talvez seja uma modificação mais fácil que o câmbio do Chevette, um abraço !
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #233
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    Esqueci de mencionar

    Saudações a todos!!

    Sou leigo no assunto por isso recorro ao senhores.
    Estou de olho num Jeep Willys 72, o dono me passou as especificações do motor e gostaria da opnião de vcs, até pq não entendi muito bem oq ele quis dizer.
    "motor 6cc 3 marchas a alcool turbinado e instalado um kit eletronico e é tirado a parte de platinado antiga do jeep". Foi assim q ele me passou as especificações do motor.
    Quem puder me dar mais explicações ficarei grato!
    4X4 Brasil

  • #234
    Usuário Avatar de xicoffck
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    quando falaram de turbo no bf eu achei que seria impossivel e tudo mais, resolvi procurar e achei varios carros com motor bf turbinado, se ficou bom não da pra saber, mas que ficou lindo, ah isso ficou! segue anexo dos videos que achei!



    (aos 3 minutos uma F75 preta que caiu o cardan, segundo o dono ela ta turbinada com turbina do maxxion 2.5 a 2 anos e não foi feita nenhuma melhora no motor, ele simplismente turbinou sem nem revisar o motor e ta aguentando bem)







    Bf-161 turbo - YouTube














    abss
    Jubileu - CJ5 1972 - Vortec V6 4.3L - Clark 260T+Dana18 - Eixos Dana 60 - Pneus 40" ignorante - Em construção!
    Equipe Jeep&cia

  • #235
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    tenho 2 motores BF 184.... estão desmontados..
    Vou dar uma olhada...e tenho outros Bf 161 também desmontado..
    Será que estou enganado.????
    Os cabeçotes do Motor Maverick é diferente...??? dos Bf 161??
    vou verificar..
    Ok.
    abçs
    Rural Willys,1965. 1966. 1973

    Pickup Willys F 75 1966, e 1976


  • #236
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    Jacimar, a cx de 4 marchas do OHC, seria ideal, até já consultei o povo aqui do fórum e me falaram que era só trocar o disco de embreagem para o da cx de quatro marchas, tirar uma cx e colocar outra. Mas o preço é mais salgado que o do chevette e também mais difícil de encontrar(pelo menos aqui nas minhas bandas), certo é que o cãmbio do chevette + a flange +algo mais ,acaba saindo na mesma do preço do 4 marchas. Mas por enquanto estou só sondando...Abraços.
    CJ 5 ,71 ,MOTOR BF 161,3MARCHAS ORIGINAL,MOLAS TOY,GENIUS 1001,IGNIÇÃO ELETRONICA.

  • #237
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    Citação Postado originalmente por Jacimar Ver Post
    Prezado Willian boa tarde ! pela sua assinatura vejo que sua configuração é similar a minha, BF + 3 marchas, sei bem como é o desempenho do conjunto e na trilha a reduzida é fundamental . . . minha exposa tem um CJ58 com BF e câmbio de 4 marchas, a 1ª é muito reduzida em relação ao meu, já experimentou algum Jeep com essa configuração ? talvez seja uma modificação mais fácil que o câmbio do Chevette, um abraço !
    Jacimar,

    Quando adquiri o meu Willys a configuração do powertrain era o seguinte, BF161 com 3m sincro, sofria em qualquer aclive um pouco mais acentuado, tinha que reduzir, como tinha um 4m do ohc, que tem a primeira mais curta que o 4m do 6cil, já melhorou bastante, já não precisava reduzir, como o meu BF161 estava 1/2 cansado resolvi substituir por um BF184, optei por esse motor por não necessitar quase nenhuma adaptação, com essa configuração mudou totalmente a condução do Willys, hoje transponho o mesmo aclive em segunda simples!!
    Por experiencia própria e de amigos que conduziram o meu Willys antes e depois da troca, se vc conseguir um BF184 e um cambio do ohc por um preço bom, substitua, não requer praticamente nenhuma modificação.
    Usei também, por último, o cambio do Maverick 4m, que veio junto com o BF184.

    abs
    4X4 Brasil
    Ricardo - "Paulistano e Mineiro de coração"
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  • #238
    Usuário Avatar de Ricardo MG
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    Citação Postado originalmente por Willian Del Piero Rocha Ver Post
    Jacimar, a cx de 4 marchas do OHC, seria ideal, até já consultei o povo aqui do fórum e me falaram que era só trocar o disco de embreagem para o da cx de quatro marchas, tirar uma cx e colocar outra. Mas o preço é mais salgado que o do chevette e também mais difícil de encontrar(pelo menos aqui nas minhas bandas), certo é que o cãmbio do chevette + a flange +algo mais ,acaba saindo na mesma do preço do 4 marchas. Mas por enquanto estou só sondando...Abraços.
    Willian,

    Na época "ventilei" a possibilidade de instalar o "Clarkinho" desisti, primeiro porque ia deslocar 180 ~ 200mm, para trás. dependendo do kit a ser utilizado, como tinha um sistema de duas alavancas de freio de mão(similar ao selectration da Gurgel), segundo pelo custo e tempo de adaptação(capa seca, cambio, flange, cardãs, conjunto de embreagem, cabos etc)
    Na época o custo total entre peças e M.O. ficava em torno de 1800,00 e o custo de um cambio do ohc girava em torno de 600,00 fora que foi eu msm que troquei!

    abs
    Ricardo - "Paulistano e Mineiro de coração"
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  • #239
    Usuário Avatar de NMiller
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    Citação Postado originalmente por antonio umino Ver Post
    tenho 2 motores BF 184.... estão desmontados..
    Vou dar uma olhada...e tenho outros Bf 161 também desmontado..
    Será que estou enganado.????
    Os cabeçotes do Motor Maverick é diferente...??? dos Bf 161??
    vou verificar..
    Ok.
    abçs
    Acho que os cabeçotes são idênticos, com exceção do nome na parte superior (já vi com nome Jeep ou Ford).
    Pelo que sei e que li as diferenças entre BF184 e BF161 seria a altura do cilindro (que pode ser vista por uma diferença de altura do bloco)
    BF184 mais alto, observe a altura do do bloco logo após coletor.

  • #240
    Usuário Avatar de NMiller
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    Quanto ao desempenho, consegui pequenas melhoras com uma boa regulada no carburador e instalando um filtro de ar de kombi... Pode ser somente impressão, mas o filtro de ar "novo" deixou o motor mais "solto".
    Mas, no geral acho o meu Jeep muito travado, motor/Jeep não desenvolve. Em subidas ingrimes logo tenho que reduzir onde vejo outros Jeeps subindo direto de primeira...
    Penso em talvez mexer na relação de diferencial, mas ainda será muito bem estudado e em outro tópico.. Hehe

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