Pô ! Tua própria mãe procura as coisas pra ti, e tu ainda tem um primo dono de desmanche ?! Tás com tudo e não estás prosa... como se dizia antigamente... no tempo dos CJs.
Não é sempre assim não. Pedir favores para a familia quase sempre é mais dificil do que eu mesmo fazer. Mais nesse caso não tinha como,.rssss.
Já vi pitman de abraçadeira com dois tamanhos, inclusive na camper e a peça era original, nada de emenda.
O fabricante é a TRW. Vou ver se encontro alguma imagem num catalogo antigo depois anexo aqui.
[]'s
Elmer achei um cara na net que tem um e opala 90, voce sabe me dizer se desse tipo abraçadeira esses 2 tipos que voce viu encaixam no eixo da caixa do opala, pq a minha é do modelo 88?
Do jeito que eu sou pé frio vou acabar comprando um braço com braçadeira que não vai encaixar la,.rsss
Elmer achei um cara na net que tem um e opala 90, voce sabe me dizer se desse tipo abraçadeira esses 2 tipos que voce viu encaixam no eixo da caixa do opala, pq a minha é do modelo 88?
Do jeito que eu sou pé frio vou acabar comprando um braço com braçadeira que não vai encaixar la,.rsss
A caixa da estria sem rosca recebe os pitman longo e curto(de abraçadeira) inclusive o pitman do JPX.
Acho que é da F1000 modelo 92. Mas o Elmer descobriu que serve na caixa de direção da S10.
Posso estar chutando errado, mas esse pitman de Opala, deve ser igual de Omega, ou das caminhonetes AC-10/20. Isso digo talvez, precisaria testar se encaixa.Esse meu tbm não tinha na hora o pitman, mas como o dono da autopeças já é conhecido meu, pedimos sob encomenda.
Onde vc pode achar com um preço legal é na Accioly, distribuidora de peças GM. Dá uma pesquisada no forum, ou na net que aparece o tel e endereço, pq agora estou sem o cartão deles aqui.
[s]
A diferença deste pitman do Opala 92 para os mais antigos, que é o mesmo do Ômega e tb consegue usar o da S10, é que esse pitman de abraçadeira tem a estria reta, por isso a abraçadeira para travá-lo na estria, enquanto os mais antigos, tem estria cônica, por este motivo a porca inferior para fazer o travamento no cônico.
Acho impossível fazer, tenho torno aqui, recentemente fiz curso de tornearia no Senai e nunca vi nada parecido sendo confeccionado num torno.
esse do seu opala antigo é do tipo abraçadeira ? já tentou montar em outra posição pra ver se encaixa ?
Sobre tornear o eixo creio que não vai sobrar espaço pro pitman + a porca, também não sei se o diametro das estrias são iguais(pitman fechado X pitman abraçadeira). Seria mais fácil trocar de caixa ou trocar o setor(eixo vertical).
Verifique o pitman do opala antigo que vc falou se cabe em outras posições mesmo que fique diferente da posição original tem um friso na estria que pode ser mudado permitindo alinhar corretamente.
Se tiver fotos manda ai tambem.
[]'s
O pitman de abraçadeira, tem uma estria grossa, ou seria a falta da usinagem de 1 estria pra que seja montado apenas em 1 posição. O que pode ser feito com facilidade é retirar essa estria grossa do pitman, usando uma lima rotativa, ae ele monta em qualquer posição.
Além disso, como tem um rebaixo no eixo da caixa, pra passar o parafuso, vai ter que passar uma furadeira depois do pitman posicionado pra conseguir passar o parafuso. Este é o único jeito de conseguir aproveitar essa caixa hidráulica em adaptações.
realmente Elmer, mas num é todo mundo que tem lima rotativa, então a furadeira resoRve. Como uma parte da abraçadeira tem o furo roscado para que o parafuso faça o aperto, mete a furadeira pra fazer um furo passante e usa um parafuso maior com porca.
Esta cavidade tem no eixo sim, porém ao montar o pitman na caixa na única posição que ele encaixa, vc verá que ele não fica reto, em relação ao carro, ele fica virado pro lado. Não sei se consegui explicar direito, mas imagina o volante na posição reta, o pitman está reto voltado pra trás, ao girar o volante, ele é direcionado pra dir. ou esq. empurrando ou puxando a barra de direção. Na única posição que o pitman monta na caixa, ele já fica virado pra direita do carro e não na posição reta como deveria ficar. Qd vc retira a estria grossa do pitman com abraçadeira para poder colocá-lo na posição que atende para a adaptação, a posição do parafuso fica fora do rebaixo original do eixo estriado onde o parafuso passa. Dessa forma, é necessário passar uma furadeira para fazer outro rebaixo, depois do pitman foi reposicionado, para passar o parafuso.
O eixo estriado da caixa que usa porca pra fixar o pitman é CÔNICO. (Opala antigo, ômega, S10, etc.)
O eixo estriado da caixa que usa o pitman de abraçadeira é RETO. (Opala 92-Diplomata, Camper, etc.)
Um pitman de abraçadeira NÃO serve na caixa q usa pitman cônico e vice-versa.
É... ja vi que não tem jeito, se não achar essa p@$&%! com abraçadeira vou comprar outra caixa e deixo essa de lado, um dia eu acho um braço pra ela ou faço uma foqueira com ela. Afinal só errando que a gente aprende.
É... ja vi que não tem jeito, se não achar essa p@$&%! com abraçadeira vou comprar outra caixa e deixo essa de lado, um dia eu acho um braço pra ela ou faço uma foqueira com ela. Afinal só errando que a gente aprende.
[]s
Amigo WCAS
Já falei pra vc ligar para o cara que tem e negociar com ele......vc sabe q não é facil de achar esse braço....para vc não ficar com duvida, segue a foto do PROCURADO.
Já falei pra vc ligar para o cara que tem e negociar com ele......vc sabe q não é facil de achar esse braço....para vc não ficar com duvida, segue a foto do PROCURADO.