Não é sempre assim não. Pedir favores para a familia quase sempre é mais dificil do que eu mesmo fazer. Mais nesse caso não tinha como,.rssss.
Versão Imprimível
Elmer achei um cara na net que tem um e opala 90, voce sabe me dizer se desse tipo abraçadeira esses 2 tipos que voce viu encaixam no eixo da caixa do opala, pq a minha é do modelo 88?
Do jeito que eu sou pé frio vou acabar comprando um braço com braçadeira que não vai encaixar la,.rsss
A diferença deste pitman do Opala 92 para os mais antigos, que é o mesmo do Ômega e tb consegue usar o da S10, é que esse pitman de abraçadeira tem a estria reta, por isso a abraçadeira para travá-lo na estria, enquanto os mais antigos, tem estria cônica, por este motivo a porca inferior para fazer o travamento no cônico.
[]´s
O pitman de abraçadeira, tem uma estria grossa, ou seria a falta da usinagem de 1 estria pra que seja montado apenas em 1 posição. O que pode ser feito com facilidade é retirar essa estria grossa do pitman, usando uma lima rotativa, ae ele monta em qualquer posição.
Além disso, como tem um rebaixo no eixo da caixa, pra passar o parafuso, vai ter que passar uma furadeira depois do pitman posicionado pra conseguir passar o parafuso. Este é o único jeito de conseguir aproveitar essa caixa hidráulica em adaptações.
[]´s
Boa marcel, esqueci de comentar sobre a cavidade do parafuso no eixo estriado.
Melhor do que usar a broca seria encaixar o pitman, marcar com um giz e usar a própria lima rotativa pra fazer a cavidade transversal.
Fiz isso na DH de opala que tem no Prateado.
[]'s
realmente Elmer, mas num é todo mundo que tem lima rotativa, então a furadeira resoRve. Como uma parte da abraçadeira tem o furo roscado para que o parafuso faça o aperto, mete a furadeira pra fazer um furo passante e usa um parafuso maior com porca.
[]´s
Esta cavidade tem no eixo sim, porém ao montar o pitman na caixa na única posição que ele encaixa, vc verá que ele não fica reto, em relação ao carro, ele fica virado pro lado. Não sei se consegui explicar direito, mas imagina o volante na posição reta, o pitman está reto voltado pra trás, ao girar o volante, ele é direcionado pra dir. ou esq. empurrando ou puxando a barra de direção. Na única posição que o pitman monta na caixa, ele já fica virado pra direita do carro e não na posição reta como deveria ficar. Qd vc retira a estria grossa do pitman com abraçadeira para poder colocá-lo na posição que atende para a adaptação, a posição do parafuso fica fora do rebaixo original do eixo estriado onde o parafuso passa. Dessa forma, é necessário passar uma furadeira para fazer outro rebaixo, depois do pitman foi reposicionado, para passar o parafuso.
O eixo estriado da caixa que usa porca pra fixar o pitman é CÔNICO. (Opala antigo, ômega, S10, etc.)
O eixo estriado da caixa que usa o pitman de abraçadeira é RETO. (Opala 92-Diplomata, Camper, etc.)
Um pitman de abraçadeira NÃO serve na caixa q usa pitman cônico e vice-versa.
É... ja vi que não tem jeito, se não achar essa p@$&%! com abraçadeira vou comprar outra caixa e deixo essa de lado, um dia eu acho um braço pra ela ou faço uma foqueira com ela. Afinal só errando que a gente aprende.:parede:
[]s