3 Anexo(s)
Bomba elétrica em motor carburado - dica
Eu vou passar uma dica de montagem, compartilhando essa opção, que pode não ser a única, para as pessoas que se utilizam de bomba elétrica externa (Holley, Delphi ou Bosch).
Pode ser que vc tenham notado que a vida da bomba não é lá essas coisas, pois os carvões se acabam.
Muito provávelmente é porque essas bombas ficam constantemente pressurizando e dando retorno ao tanque pela válvula reguladora.
Uma diferença funcional entre a bomba elétrica e a mecanica é que esta última, quando a cuba está cheia não bomba combutível. A haste se movimenta no vazio da haste do diafragma.
Então, como fazer com que a bomba elétrica pressurize apenas quando necessário ? ou seja, que ela trabalhe apenas quando o carburador está com a cuba baixa ?
Simples.
A minha dica de montagem:
Utillizando uma cebolinha de pressão de óleo, um bloco de conecção, uma vávula direcional, um relê auxiliar de 4 pinos, e algumas horas de trabalho vc monta um sistema que monitora a pressão entre a boia e a válvula reguladora, e a bomba somente funciona quando a vazão é necessária:
1- Conecte uma válvula unidirecional (de esfera ou prato) que vc pode adquirir em lojas de material para ar comprimido na saída regulada de pressão da válvula reguladora (algumas pessoas denominam essa valvula de dosadora). Tenha certeza que na montagem, a seta indicadora de vazão da válvula indique fluxo para o carburador.
2- Conecte o bloco (conecção sextavada ou conecção T ou conecção Y) na saída da válvula unidirecional.
3- instale uma cebola de pressão de óleo em uma das saídas do bloco.
4- instale um relê auxiliar da seguinte forma:
a. o terminal (87) alimenta a bomba eletrica;
b. o terminal (86) é alimentado pelo fio que vem da cebola (-);
c. o terminal (85) é quem aciona o eletroímã do relê com carga(+);
d. o terminal (30) é alimentado pela chave de ignição (+).
Atenção: os terminais (30) e (85) são compartilhados na montagem da fiação (+).
Como funciona?
Ao ligar a chave, a pressão na linha bomba ao carburador está em zero.
A cebola detecta pressão zero, aterra e fecha o circuito do relê comandando ele a energizar a bomba.
A bomba funciona, pressuriza e a reguladora começa a devolver ao tanque o excesso.
Ao mesmo tempo, a pressão vence a carga da mola da válvula unidirecional e a linha da válvula reguladora ao carburador se enche, e atinge a pressão de até 5 psi quando a boia fecha a passagem de gasolina/alcool.
A cebola calibrada em +/- 5 psi desacopla, o rele desarma e a bomba desliga.
Parece um carro injetado.
Ao ligar o motor, à medida que a boia deixa passar combustível, a pressão na linha cai e começa outro ciclo.
Fotos?