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Convex Datacenter
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  • #25



    Pô Julinot... Estamos iguais: também não sou mecânico e estou há pouco tempo nesses assuntos!!!

    Essa idéia das velas, até tenho como válida para tentar remediar um pouco esse (d)efeito dos cilindros de distâncias diferentes.

    Ainda assim, a quantidade de mistura aspirada pelo 1 e 6, seria deficitária em comparação com os demais, o que seria apenas um paleativo. E, na maioria das vezes, como a pior tentativa, é justamente aquela que não é feita, vale a experimentação.

    Prá falar a verdade, tenho o maior cagaço de modificar muito o coletor de admissão desse motor. Vai que uma defecada é feita e pumba... Morre-se com a grana e com o trabalho de remontar um coletor novo. O que no caso, não deve ser nada fácil....

    Justamente foi esse detalhe, nada sutil, que me faz cogitar em colocar dois injetores suplementares: se algo der buesta, mais fácil de retornar ao estado primitivo.

    Mas de qualquer modo, acho que daqui a pouco aparece alguém mais gabaritado e dá a solução prá isso. Que em geral, sempre é mais simples do que pensamos.

    Abração!

  • #26
    Ah... Quanto a idéia do 4 cilindros.
    Nada contra. Mas eu penso da seguinte forma: por vezes a gente é exigente de mais. Não sou purista ao ponto que um carro fora de linha há décadas tenha que ficar "engessado" e ultrapassado. Toda e qualquer introdução de algo que vise melhorar a segurança, economia, rendimento e o conforto (essa é a minha ordem de preferência ),é benvinda!

    Porém, como comentei, por vezes a gente exige demais de algo que não pode ser tão exigido quanto queremos ou precisamos. Particularmente, acho o BF-161 um puta motor, pro Willys, para o fim que ele se preopõe. Se o mesmo tá redondo, hãn... teoricamente economico, e dá o torque e a performance necessária para trilha, prá que trocar?

    Trocas de motores, sempre são úteis. No nosso caso, uso fora de estrada, principalmente quando se pretende ir além do que o veículo pode ir. Ou quando o que equipa o veículo está no osso e o conserto fica naquela hipótese do molho custar mais caro que o peixe.

    É isso aí!
    Abraços.

  • #27
    Girão... a idéia do 4 cil era brincadeira...
    Não nego que a originalidade me agrada mas, estou contigo: não sou contra "melhorar" o que puder ser melhorado. No meu caso pelo menos o BF está muito bom e eu não pretendo trocá-lo. Fugindo um pouco do tema desse tópico... o que me aflige é a enorme redução, necessária para se obter força/torque, que para isso o Jeep foi concebido, mas que prejudica bastante a condução em vias mais rápidas. Eu não quero sair voando com o Jeep, não. Veja... só quero poder trafegar a 60, 70, 80 Km/h sem ver o conta-giros lá em cima. Seria mais econômico, muito menos desgastante para o velho motor que não foi concebido para giros muito altos, mais silencioso, etc e tal. Nesse sentido, já pensei em trocar os diferenciais por mais longos, mas isso diminuiria a disposição do Jeep nas situações para as quais ele foi projetado. Existem opções de câmbios que ajudariam mas trocar um câmbio nem sempre é tão fácil quanto se diz por aí - e seria muito "invasivo". Tem um overdrive americano que parece ser a solução ideal - inclusive projetado para CJ mesmo. Mas o custo é um pouco elevado - embora não seja inviável. Outra coisa que pensei e já postei no fórum mas nenhuma alma se compadeceu, foi o seguinte: arrumar uma caixa original de 4 marchas e alterar as relações da 1a, 2a, e 3a para ficarem iguais as relações da caixa de 3 marchas... e alterar a relação da 4a marcha de 1:1 para 0,75:1. Até agora não consegui quem me responda se isso é possível. Eu ficaria com uma caixa de 4 marchas sendo que a 4a seria uma overdrive. Soltaria mais o Jeep e não perderia força para o serviço pesado. O que você - que é um estudioso - pensa sobre isso ?
    Abraços...

    Citação Postado originalmente por Girão Ver Post
    Ah... Quanto a idéia do 4 cilindros.
    Nada contra. Mas eu penso da seguinte forma: por vezes a gente é exigente de mais. Não sou purista ao ponto que um carro fora de linha há décadas tenha que ficar "engessado" e ultrapassado. Toda e qualquer introdução de algo que vise melhorar a segurança, economia, rendimento e o conforto (essa é a minha ordem de preferência ),é benvinda!

    Porém, como comentei, por vezes a gente exige demais de algo que não pode ser tão exigido quanto queremos ou precisamos. Particularmente, acho o BF-161 um puta motor, pro Willys, para o fim que ele se preopõe. Se o mesmo tá redondo, hãn... teoricamente economico, e dá o torque e a performance necessária para trilha, prá que trocar?

    Trocas de motores, sempre são úteis. No nosso caso, uso fora de estrada, principalmente quando se pretende ir além do que o veículo pode ir. Ou quando o que equipa o veículo está no osso e o conserto fica naquela hipótese do molho custar mais caro que o peixe.

    É isso aí!
    Abraços.

  • #28
    Usuário Avatar de Marco
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    Citação Postado originalmente por Julinot Ver Post
    É exagerado dizer que a nossa gasolina está puro alcool.
    Devemos é regular melhor os nossos velhos motores.
    E ai amigo... como está a gasolina ai no RIO...? AQUI na cidade onde moro ñ e exagero dizer que está uma me...! 33% de álcool ,vc ñ acha q está demais? inclusive levando em consideração a sua idade com relação a minha ,vc já deve ter visto melhores por ai...inclusive foi um ex dono de um posto de gasolina (amigo meu)que fez este teste.
    Meu BF se melhorar estraga,mas eu acho que ele merecia algo melhor...

  • #29
    Citação Postado originalmente por Marco Antonio da Silva Ver Post
    E ai amigo... como está a gasolina ai no RIO...? AQUI na cidade onde moro ñ e exagero dizer que está uma me...! 33% de álcool ,vc ñ acha q está demais? inclusive levando em consideração a sua idade com relação a minha ,vc já deve ter visto melhores por ai...inclusive foi um ex dono de um posto de gasolina (amigo meu)que fez este teste.
    Meu BF se melhorar estraga,mas eu acho que ele merecia algo melhor...
    Cara Marco,
    a adição de álcool obedece ao que determina a lei. Uso a mesma gasolina, e o meu BF também vai muito bem, obrigado. Caso você tenha alguma reclamação... visite o "site"da ANP:
    http://www.anp.gov.br/conheca/boletim_s.asp
    e faça a sua reclamação. O link acima aponta para uma página que pode te interessar.

    Abraços.

  • #30
    Julinot...
    Encarnando o Capitão Óbvio, te digo que a questão se restringe a custo x benefício.
    A tua idéia de pegar uma caixa de 4 marchas,original, e transformá-la em 3+E é estupenda e acho a mais interessante. Porém, colide com duas variáveis que estão virando constante: achar uma em bom estado, com preço justo e mão de obra apta à transformação. Superados esses dois detalhes, é algo que eu faria tranquilamente e com as mesmas relações que você citou.

    Adaptações de câmbio, dentre aquelas já consagradas e aprovadas, também valem. Dose que o mercado acabou inflacionando demais por conta das nossas adaptações. Entre 85 e 90, via os câmbios Clark que tanto desejamos, aos montes e ocupando espaço nos ferro-velhos da Rio das Pedras (meio em off: cheguei até ter nas mãos um blower dos que equipavam os motores Detroit e por cabacisse não comprei. Custava, na época, o mesmo que dois pares de calças Lee).

    Correndo paralelamente à tua idéia de transformar o câmbio 4 em 3+E, acho que a segunda alternativa seria a inclusão de uma unidade de overdrive. Seria a primeira, se não fosse o preço. Lembro, inclusive, que nos finais da década de 70 início dos 80, tinha uma empresa aqui em São Paulo que instalava isso em Veraneios e C-10. Há inclusive quem diga que uma segunda caixa, montada em direção invertida, teria o mesmo fim. A rigor, a idéia parece ser plausível. Nunca vi funcionando, tampouco conheço alguém que viu ou a tenha instalado.

    Esta semana, estarei conversando com um amigo que manja demais desse assunto. Quem sabe, ele nos dará uma informação mais adequada.

    Abração!

  • #31
    Pois é, Girão... não é uma questão fácil - mas muito estimulante.
    Com certeza o teu amigo especialista vai agregar valor à essa discussão. Eu observei que aqui no fórum esse assunto parece não dar muito IBOPE. Mas pode ser que agora outros se interessem em discutí-la.
    Essa é exatamente a minha "menina dos olhos" em termos de melhorias no meu CJ.

    Aguardo ansiosamente o resultado da conversa com o teu amigo aí.

    Vamo nessa !

  • #32
    Usuário Avatar de Marco
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    Citação Postado originalmente por Julinot Ver Post
    Cara Marco,
    a adição de álcool obedece ao que determina a lei. Uso a mesma gasolina, e o meu BF também vai muito bem, obrigado. Caso você tenha alguma reclamação... visite o "site"da ANP:
    http://www.anp.gov.br/conheca/boletim_s.asp
    e faça a sua reclamação. O link acima aponta para uma página que pode te interessar.

    Abraços.
    Julinot só pr vc ter uma ideia; na empresa aonde eu trabalho foi comprado 05 empilhadeiras novas da marca Hyster mas como elas vem em ordem de marcha o diretor não permitiu que elas fossem para area de produção usando gasolina, como o engenheiro disse que era gasolina pura eu logo pedi uns galões para por no meu jipe,resultado o motor não pegava ...atrasei o ponto e ele pegou !!!achei que ia parti no meio uma marcha lenta fabulosa eu escutava o tuchos mecanicos "cantando" giro limpo alto etc... coloquei no ponto adiantado em que uso só para ver , e o motor rajava
    valeu pela atenção, vou dar uma pesquisada sim, eu ainda acho que vc e funcionario de alguma refinaria ai Rio...rsrsrs...

  • #33
    Usuário Avatar de Marcelo
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    Pessoal,

    Chegando um pouco atrasado, vou dar minha contribuição no tópico, pois é perfeitamente viável a instalação de um belo bura 3E no BF.

    Tenho o meu assim, com um motor de Willys 3000 (BF-184) e o carburador 3E do Opala 6 cilindros, adaptado com uma flange de alumínio e o coletor "aberto" para tal. Posso assegurar que o resultado é muito bom.

    Primeiro porque o DFV-228 é um pouco pequeno para esse motor, além de não gostar muito de inclinações. Já o 3E vai muito bem nesses quesitos. Lembro de uma vez que fiquei com o jeep parado num aclive de uns 45º no mínimo e o jeep morreu (não por falta de gasolina, mas porque travou as rodas nos barrancos laterais e não quis forçar), ficou um bom tempo parado até fazer a ancoragem do guincho e depois, foi bater na chave e pegar, sem engasgar nem nada.

    Aconselho também que seja o 3E com segundo estágio a vácuo e não mecânico e tem que ser o 3E do 6 cilindros, porque o 3E do Santana não é o mesmo.

    Ahh... 1100 latas tá absurdo. Na época paguei em torno de 400 latas um reformado, com banho químico para álcool e garantia de 3 meses.

    Quem quiser mais detalhes é só entrar no link do Hefestos que tá na minha assinatura.

    [s] carburados,
    _____________________________
    Marcelo Guereta - Hefestos - 0|||||0
    CJ5: Vortec V6 4.3 + 4L60E + Macrotorque + Full Lock + 37" + Bead-lock + Ekron

  • #34
    Usuário Avatar de PredadorRJ
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    Salve.

    Estou acompanhando este tópico, e garanto aos amigos Julinot e Girão que à cada dia, deixo de ser um pouco menos acéfalo na compreensão dos BF's.

    Esta idéia do overdrive achei excelente, seria um adianto pra quem tem o motorzão original.

    Abraços, aguardando o resultado da conversa.

  • #35

    Esperando pelo Girão...

    Predador... confesso que já havia até esquecido desse assunto - overdrive para o CJ com motor/câmbio originias. Caramba... obrigado pelo apoio à causa do OVERDRIVE. O Girão ficou de dar um retorno, pois conversaria com um especialista amigo dele, mas até agora, desde 29 de fevereiro, neca de pitibiriba. Acho que ele descobriu que é inviável técnica ou economicamente e desistiu. Meu CJ tá saindo de uma reforma geral, mas não mexi em caixa e motor. Coloquei, sim, uma ignição eletrônica, e o meu assessor para assuntos aleatórios de mecânica 4x4 disse que ficou ótimo, principalmente depois que ele regulou a "estequimetria", em outras palavras, a mistura, e mexeu no avanço. Diz que o bichinho pega giro com um afacilidade incrível. Só quero ber como vai ficar o consumo ! Vou pedir a ele que analise essa possibilidade de colocar o carburador 3E do opala 6 cil.

    Citação Postado originalmente por PredadorRJ Ver Post
    Salve.

    Estou acompanhando este tópico, e garanto aos amigos Julinot e Girão que à cada dia, deixo de ser um pouco menos acéfalo na compreensão dos BF's.

    Esta idéia do overdrive achei excelente, seria um adianto pra quem tem o motorzão original.

    Abraços, aguardando o resultado da conversa.

  • #36

    Talking

    Eis-me aqui!

    Acabo de ligar ao meu consultor para assuntos de transmissão. Jipeiro, das antigas, mas aposentado, ficou entusiasmado com a idéia da instalação de uma segunda caixa de velocidades, invertida, para servir de overdrive. Semana do dia 18/05 ele estará embarcando para os EUA, voltando daqui a 15 dias. Me garantiu que dará uma resposta concreta.

    Por outro lado:

    Marcelo, apenas uma ressalva no teu depoimento. O coletor do BF 184, é justamente o diferencial que permite essa adaptação. Ao contrário do que equipa o BF-161, ele não é fundido no bloco.

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