Suas duvidas seram tiradas aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=277
Versão Imprimível
Suas duvidas seram tiradas aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=277
:pensativo:pois é ate achava isto no começo!!!!! depois que tentei vira-lo um par de vezes ,acho que isto é lenda,mas tem que pelo menos alargar as rodas,o resto é puro acerto de carga na suspensao:quantidade de feixes x pressao do amortecedor x posiçao deles x altura do motor e do cambio (no meu abaixei,tudo em 5cm),e mexi na torçao do chassis!!!!!!!talves por isto nunca tomei um susto qualquer.:mrgreen:
MEXER no centro de gravidade "POOOODI".por eixos de rural,tambem "POOOODI",TOMBAR POR CAUSA DE BRAÇO CURTO NAO "POOOOODI",HAHAHAHAHHA,brincadeiras a parte meu amiguinho, em jeep pode fazer o que quizer!!!!!!!!
:cool:existem calculos nem tao complicados que podem ser feitos pra anular a altura ,que ç ganhou com "SPOA"na grande maioria das x esta altura nao passou de 5/8 cm,mas vizualmente parece um monte,entao pouca coisa precisa ser mexida pro carro voltar a seus antigos padroes de estabilidade(lembrando que o jeep nunca foi um F-1),outra manha é aliviar o peso da carroceria com peças em fibra de vidro,ja viu aquelas carretas super altas ou aqueles busao de dois andares OU ATE MESMO A MINUSCULA DA TOWNER (cara aquela merda nao tomba de jeito nenhum ,ja tentamos de tudo e só tombou quando acertamos o meio fio com ela,hahahahah) decendo a serra a milhao,entao, questao de calculo!!! peso "BAIXO" em cima e "MAIOR" em baixo + com a mesma largura!!!!!!!!!ESTE FOI UM DOS MOTIVOS DE EU TER OPTADO PELO MOTOR DO MAVERICK 3.0 NA EPOCA ,o fato dele ser um bocado pesado,(instalei tudo 5cm pra baixo,e deu uma puta diferença no equilibrio do carro pode parecer pouco ,mas praticamente que anulou o SPOA agora que to trocando de motor por um bem mais leve to mexendo dentro das longarinas/protetores do meu chassis,acrescentando peso,MAS AI JA É OUTRO CAUSO.:concordo:
Se você pensar em um triângulo, em que a base é a bitola do jipe, e o vértice superior do triângulo é o CG, fica fácil ver que aumentando-se a base desse triângulo em 22 cm (correspondente à troca do eixo do jipe pelo eixo da rural), pode-se aumentar a altura do CG com o SPOA, sem comprometer a estabilidade do jipe. Pode até ser que com essa nova relação entre medidas o jipe fique mais estável que a original, dependendo do que for subir com o SPOA.
Fiz SPOA com eixos de Rural no meu jipe, e andei com ele a primeira vez depois da modificação na semana passada. Não notei instabilidade nenhuma. Ficou muito bom.
[]'s.
Antonio.
Acho que vc não leu o tópico desde o início.:parede:O q se fala aki é exatamente isso.Com o Spoa o ideal é se usar eixos mais largos.
O que não está sendo uma unanimidade é da necessidade ou não de usa-los.
Bastando rebaixar motor e outras coisitas para se ter o mesmo resultado do que se usar um eixo mais largo.
Claro que jipe não é um F1 mas o com um cg mais baixo vc não leva sustos em inclinações laterais ou frontais.
[]':concordo:
Uma coisa eu não entendi.Por que eu iria perder 5 cm de vão livre entre o motor/caixa e o solo ? Ganho 8 com Spoa e perco 5 com o rebaixamento do cjto.Um puta trampo.não seria mais lógico trocar os eixos e não perder nada de vão livre ?
A mesma coisa quando se coloca pneus maiores.Nào vale a pena se colocar pneus 35 num jipe estreito e curto.Mas aí tb já é outro papo.
[]':pensativo:
BOM a principio vç resolve alguns problemas ao mesmo tempo com este artificio,o fato de nao ter que rotacionar o bojo do diferencial por causa do "angulo das cruzetas" é um deles,outro é que o vao livre do jeep é muito pouco perdido com rebaixamento do conjunto,nunca vi jeep nenhum ficar preso pelo meio do carro e nao conseguir sair sozinho da situaçao de balanço,(desde que esteja usando o peito de aço,senao a travessa trava!!!!!)mesmo as (F)que sao + longas ,veja que imagino um jeep de trilha com pneus no minimo 265/75/16,aq usamos do 33" pra cima!!!!!!e como geralmente faço adaptaçoes nos cambios já confecciono uma travessa de cambio nova (no plasma!!!!!)que acaba ficando na mesma altura da linha inferior das travessas do chassis (ou seja praticamente o vao livre original)ai que ganho o tal do rebaixo:concordo:,e é claro nos suportes do motor que sao reposicionados + baixos tambem,a alavanca do cambio sofre uma pequena queda mas que é compensada com um novo ponto de "pivotagem" da mesma deixando mais curta a troca de marchas,o uso de eixos mais largos seja lá do que for,nao me faz muito as ideias por ficar largo demais e aq no sul andamos muito em atoleiros,que por sua vez sao geralmente estreitos e o carro acaba ficando preso pelos eixos e quebrando quando forçamos,outra bronca grande é com os "homi,"que por aq nao faltam pra encher o saco por causa do pneu fora demais,(do resto ate acham legal),entao acho que o ideal é algo meio termo!!!!!!!
:pensativo:acho que nao virou nenhum,com uma certa ressalva ao doido do Andresao com a rural,que pensou que era um F-1,ai entra um detalhe importantissimo:o cidadao ganha confiança demais no carro e começa a abusar da "velocidade",(as vezes desço ao litoral com meu jeep a "reais" 80km + tambem nao passo dos 100,entao tem que deixar bem claro que mesmo carros de f-1 sao dificeis de virar mas nao de escorregar e ç arrebentar todo .......questao de bom senso!!!!!
Fala Polaco, blz...
Cara, vou levantar o jipório... não vai ter jeito... vou passar ai na oficina...
Valeu...