x
Convex Datacenter
Página 2 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 49
    Usuário Avatar de Fabiano-SL
    Entrada
    15/03/2004
    Local
    São Leopoldo/RS
    Agradecimentos: 2

Olá amigos!

Tem um jeep que andam fabricando (www.quatrax.com.br) que usa homocinéticas ao inves de cardan... além de motora AP, freio a disco, etc..

Alguém aí já viu este jepinho? é bom? pode ser que sirva de exemplo p/ os convivas que querem fazer tal modificação em suas homocineticas...

[]´s
    [/url]

Usuário Avatar de Paulo Eduardo
    Entrada
    03/06/2003
    Local
    Florianópolis / Urubici/SC
    Agradecimentos: 0
    Daê Pessoal....

esse assunto me interessa....

mas, se o problema é a alta rotação.... imaginem um carro turbo ou qualquer outro carro forte, original mesmo. Ele vem de fábrica com homocinéticas, e passando dos 200 ou 250 km/h, mesmo que a homo. esteja desmultiplicada em rotações, por ser depois de caixa e diferencial, ela vai girar na mesma frequencia das rodas.... que a 200 por hora não é nada pequena... e não arrebenta.... deve ter um jeito de aguentar as rotações do cardã do jeep.... mesmo o traseiro....
    sei lá, usar duas coifas, ou uma mangueira de alta pressão por fora da coifa com graxa dentro dela tb.....
    confesso que ja vi estourar coifa de gol turbo andando no pau, mas e um golf vr6????

ei, isso é só uma idéia... não precisa apavorar não viu Bill

[]´s

Oi Paulo,

Sabe fazer contas!
    250 km/h nas rodas, ok.
    Uma relação normal de diferencial é 3 para 1.
    Então 250 km/h nas rodas é algo como uns 80 km/h no cardan, ou menos.
    E não esqueça que o esforço normalmente vai ser o dobro, pois nas rodas teria duas homocineticas e no cardan vai ter uma só. Então poderia dividir velocidade por dois... chegando a 40km/h...
    Por coincidência o mesmo número que o Bill sugeriu...
    Juntas CV são a solução, mais que testada.

O Famoso projeto do Engesa que estavam (ou estão) pensando em retornar à fabricação, o Marruá, tem homocinética. Eu não entendo nada disso, só tô botando lenha na fogueira ....

http://www.newmotorage.com/4x4/4x4/marrua.html

abraços...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -04-marrua-susp-diant_629.jpg  

Tem Mirirm que é fogo...
    Não estamos falando de homocineticas nos eixos, mas nos cardans... é outra coisa com outras implicações

Entrada
    03/06/2003
    Local
    Olá Wallace,

sei sei,
    é lógico que mesmo assim, ainda vai ser muita rotação, mas a questão é:
    eu disse que me interesso pelo assunto pelo seguinte, meu cardã traseiro é muito curto, 29cm, não que eu tenha muita vibração, na verdade só tenho num momento, em uma certa frequencia de giro do cardã. Logo no comecinho da 2ª, fora esse intervalo, roda lizinho até cortar giro em todas as marchas. E a junta CV é uma exelente opção, não fosse tão comprida, até tenho espaço pra ela, mas a homocinética cabe melhor. Nem penso realmente em mudar isso tão logo, só vou partir pra uma mudança no dia que estourar uma cruzeta ou uma flange sei lá(até ando com um kit reserva). Mas acho interessante a idéia da homo. Se não houvesse este problema.
    Já que estamos falando em números, olha a situação:

Com uma relação de 4.89, uma 5ªmarcha de 0.73, e o motor a 4000rpm, com pneus 33" o jipe deve estar a uns 160 e poucos km/h a rotação do cardã seria de quase 5.500rpm contra 1.120rpm da roda mais ou menos.... haja coifa

Fazer a coifa aguentar 5 vezes mais, vai ser complicado, mas de qualquer maneira... se alguém resolver o problema, conta antes de vender a idéia e ficar rico...

[]´s com vibração quase zero...

Citação Postado originalmente por Wallace
    Oi Paulo,

Sabe fazer contas!
    250 km/h nas rodas, ok.
    Uma relação normal de diferencial é 3 para 1.
    Então 250 km/h nas rodas é algo como uns 80 km/h no cardan, ou menos.
    E não esqueça que o esforço normalmente vai ser o dobro, pois nas rodas teria duas homocineticas e no cardan vai ter uma só. Então poderia dividir velocidade por dois... chegando a 40km/h...

.
    Wallace, blz? nao querendo colocar mais lenha na fogueira, só tirando uma dúvida:

Se divirir-mos 250 km/h do Golf VR6 ou outro super carro... vica algo em torno de 80 km/h SE o pneu do Jeep fosse do mesmo diametro que o Pneu deste carro... MAS o Pneus destes carros têm medidas em torno de uns 20% (no chutômetro) menores que os do Jeep nao eh (tipo pneus 750x16" do jeep versus 195x60x15")? então mais estes 20% fica algo em torno de 100 Km/h correto? (ainda no chutômetro, que nem tá muito calibrado ultimamente)... mais ou menos a velocidade máxima que costumo andar com meu jeep (é que sou meio "roda presa" no asfalto...) que ném é SPOA (tem mais um pouco de estabilidade) então acho que dá nao eh?

Quanto ao esforço, acho que nao vai ser em dobro, na verdade, será menor ainda, visto que cada homocinética transmite 1/2 do torque do diferencial para a roda, este torque já foi multiplicado pelo câmbio e diferencial, sendo o "produto" final transmitido para a roda (50% do torque máximo obtido em uma multiplicação da 1ª marcha - usada para arrancadas onde a solicitação é maior - VEZES a relação do diferencial... deve ser um número bem grande). No jeep, cada conjunto de homocinéticas (duas pra frente e duas para trás) transmitirá, no máximo, 50% do torque q sai do cambio em 1ª, vezes a multiplicação da reduzida MAS será aliviado pela relação do diferencial que, quanto mais reduzido, menor o torque (em uma relação 3:1, fica 1/3 do torque) nao é isso??

esperando ser fuzilado por estas colocações, espero matar mais esta curiosidade...

Oi Marcos,

Não sei a que velocidade que o Guto chega, mas não acho que ele ande em 4x4 na estrada.
    Então em 4x2 toda a força vai passar somente para o cardan traseiro.
    A resistência da homocinetica é função de um binômio força x velocidade.
    Então para ser mais técnico você tem que pegar a curva deste binômio em questão.
    Mas as considerações são as mesmas.
    Sendo mais técnico:
    A velocidade não é o que se deve levar em conta para resistência, mas a aceleração.
    A aceleração é função da rotação e do angulo de trabalho da homocinetica.
    E quando temos aceleração o problema deixa de ser linear para ser geométrico.
    Assim o aumento de rotação linear gera um aumento de aceleração geométrico para a mesma angulação.
    Assim a diminuição de força também tem que ser geométrico ou vai quebrar!

E voltando aos veículos de rua... acho que a 250 km/h o ângulo de trabalho deve ser pequeno né, pois normalmente não se tem um grande ângulo de virada do volante nem um grande ângulo de trabalho devido ao movimento da suspensão... não é mesmo?

Entrada
    03/06/2003
    Local
    Daês pessoal...

pois é, mas mesmo que a homocinética seja bem dimensionada, (caminhão mercedes ) e aguente o torque e esforço de aceleração de um jeep forte, ainda tem o problema da coifa né...
    que segundo o Bill é insolucionável a baixo custo...

vou entrar em contato com a NASA e ver oque eles dizem à respeito de resistência a forças centrífugas....

[]´s descontraídos e de ressacão dominical....

Usuário
    Entrada
    27/10/2004
    Local
    Rio Bonito/RJ

homocinéticas

Olá amigos, to cansado de sair com meu jeep e quebrar o raio da tão falada cruzeta e por fim consegui rebentar o raio do cardam em subidinha merreca de nada, vou colocar a homocinética e vou ver o bicho que vai dar, pois não vou tirar o SPOA e nem os amortecedores já colocados, já vi com meu mexânico é isso mesmo mexânico e vou colocar o mito pra rodar se akela f*&¨&¨%$$#@¨))&%¨$%4 da homocinética quebrar conto pra vcs !!! valewwwwwwwwwww inté !!!!
    Alan - Rio Bonito - RJ
    Xterra 05 Mud 32" - L200 GLS 02
    Nasci sem pedir, vou morrer sem qrer, to aproveitando o intervalo!!!!!

Usuário
    Entrada
    25/03/2004
    Local
    Guarapuava/PR
    Pessoal, tava falando com meu mecanico sobre isso e ele mencionou que as pajerinho V6 usa um sistema de hemocinética no cardã... será que a informacao procede? E se for verdadeira, como que nesse caso nao estoura a coifa?
    Ranger 1999 4x4 V6, pneus 33, frente 2007. Explorer 1994, pneus 35, lift 3', bloqueios e.locker, motor 3.0 ngd, guincho 12.000 lbs e outras frescuras!

Citação Postado originalmente por ramiro_eli
    A homocinética é muito mais resistente que a cruzeta, além de aceitar maiores angulos de trebalho, mas....
    A homocinética é lubrificada com uma graxa e esta graxa é protegida por uma coifa de borracha. Esta coifa não resiste a elevadas rotações, pois a graxa (sob força centrífuga, devido as rotações do cardã) a presiona e a rompe.
    Mas por que nos carros ela funciona?
    - Por que nos carros ela trabalha em rotações muito menores, pois ela fica depois do câmbio e diferencial, que desmultiplicam as rotações.

E se eu colocar menos graxa?
    - Voce corre o risco de danificar a homocinética, alem de não adiantar nada, pois a coifa rompe do mesmo jeito.

Mas algum tempo atrás, eu li na Jipenet, um maluco de um Niva que colocou as homocinéticas nos cardans e colocou várias abraçadeiras de plástico nas cavidades da coifa, e segundo ele funciona...
    (homocinéticas de Kombi)
    Ramiro,

Concordo com tudo com excessão das homocinéticas serem mais fortes que cruzetas. Cito o exemplo do Monster do Gilvan, que só se livrou da quebradeira das homocinéticas quando trocou o sistema para o de cruzetas dos 1º trollers a gasolina. Segundo confirmado agora por telefone pelo Gilvan, o sistema ficou 2,5 vezes mais forte (não me pergunte o método de cálculo) do que quando com homocinéticas. O grande teste foram as 3 galopeiras ( a trilha mais radical de BH) seguidas que ele fez com o o Monster, sem falar na subida do "Buraco do Monster", local onde o Velociraptor acabou per ter toda a caixa satélite moida.

Lembrando que antes da adoção das cruzetas, a cada trilha realizada o Gilvan perdia uma homocinética e eram R$ 1.200,00 só a peça a cada vez.

[]'s
    Leo Valle
    ENSIMEC HEAVY DUTY PARTS
    Equipe ENSIMEC de Rock Crawling - Raptor II

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem