x
Convex Datacenter
Página 3 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 49

Homocinética no lugar do Cardan........

Galera...
    Quando comprava a 4x4&Cia, vi em uma das edições uma matéria do Jipe do Leitor em que era um jeep de Brasília, que o cara mexeu bem nele...
    Não tenha a revista na mão, mas o cara trocou o cardan por uma homocinética de Kombi... Pelo o que me lembro, o cara tava com SPOA... Disse até que as homocinéticas, a melhor para adaptar é a da Kombi mesmo...
    O que vcs acham disso?!?
    Fiquei meio curioso para saber esse esquema...
    De qualquer maneira, vou ver melhor o que realmente é a matéria...
    É isso aí....
    Abraço...
    Pavani
    Pavani

Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Agradecimentos: 50
    Ae, isso já foi bastante falado aqui, resumindo: É SEM FUTURO!

Essa matéria da 4x4ecia sobre esse Jeep de brasília tem lá na área de donwloads aqui do 4x4Brasil.

Banido
    Entrada
    06/01/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0
    Entra em pesquisa e digita "Dragão Federal" ta na parte de Downloads.

Sinceramente nao curto. Se quiser eu tenho a revista aqui, passa em casa pra pegar.

[]'s

A coifa da baitolacinética não aguenta a rotação alta. A força centrífuga faz a graxa acumular na coifa ao invés de onde deveria. Resultado: coifa rasgada.
    Pode-se montá-la com menos graxa, arriscando a lubrificação.
    Cruzetas duram até hoje por alguma razões: são robustas, trabalham sujas sem problemas, e são pequenas e leves, dá pra levar várias peças de reposição na viatura. Além de a instalação/substituição ser bem mais fácil do que a baitolacinética.
    Adaptações só valem a pena quando trazem mais benefícios do que problemas... acho que não esse o caso, aqui...

Valeu galera, tava por fora do site durante um tempo por causa do trabalho...
    Por isso não tinha visto o tópico sobre...
    Valeu..
    Abraço..
    Pavani
    Pavani

Usuário Avatar de Barba Ruiva
    Entrada
    02/02/2004
    Local
    Indaiatuba/SP
    Agradecimentos: 0
    Pra quem se inspira enxergando alguma coisa como eu...

http://www.4xshaft.com/

Abraços,

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5
    não entendí as contas que vocês fizeram, então vejam isso, só para ter uma ideia de comparação -

carro a 250 km/h :

rotação de cada eixo com uma roda aro 15" pneu de perfil baixo : 2 500 rpm

com a relação de 3:1, o cardan vira a : 7 500 rpm

Isso é delírio. Voltemos ao planeta terra e vejamos se fosse um jeep a 100 km/h:

rotação de cada eixo com um pneu 35": 596 rpm

com a relação de 4,89:1 o cardan vira a : 2 915 rpm ........ pouco mais que a rotação da roda daquele esportivo.

Agora sobre a comparação cruzeta-homocinética, vamos entender o que está em jogo:

cruzeta do cardan do jeep :
    limite de resistência elástica: 221 kgf.m - 1 600 lb.ft - 2 170 Nm
    valor de ruptura: 351 kgf.m - 2 542 lb.ft - 3 446 N.m

guenta de sobra o torque despejado pelo cambio de 80 a 150 kgf.m da reduzida high/low pois a Spicer recomenda uma aplicação que normalmente use metade do valor elástico.

Agora:

cruzeta do semi-eixo do jeep, como não é muito diferente, porém temos a redução do diferencial e então o torque varia de 200 a 300 kgf.m, mas isso com a tração nas 4 ligada e com as rodas-livres acionadas.

quem esquecer de ligar a roda livre dianteira ou traseira (para quem tem flutuante), na reduzida, saiba que a cruzeta do semi-eixo sofrerá algo em torno de 350 a 600 kgf.m e se tiver blocante e uma roda ficar no ar a outra leva de 700 a 1 200 kgf.m

De qualquer forma, vai quebrar o semi eixo ou a cruzeta......o semi eixo é mais fraco.....vai ele primeiro, mas se esterçar, a cruzeta vai antes.

o jeep não tem essa opção (homo), mas um produto um pouco melhor é a homo da BAND:

limite de resistência: 398 kgf.m

NOTA: Ambos os projetos tem um semi-eixo de diâmetro aproximados.

O que quer dizer que a homo da band é rázoavelmente melhor que a cruzeta do jeep, para o caso do semi-eixo. E dentro do munhão não precisa de coifa. Nesse caso é uma boa solução para alguns problemas. Cria outros........

Agora, homocinéticas em cardan .......... só ligando para a albarus e vendo quem aguenta virar acima de 2 000 rpm.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

150 de torque... no meu caso é muito mais...
    30 do motor x 2 do converosor de torque x 2,77 da redução... já estou nos 166,2 e nem consideramos a reduçõo da primeira marcha... ou seja umas 3 vezes o que voce calculou

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Esquece o conversor pois assim que voce tira o pé do freio e acelera, esse x2 desaparece em poucos segundos. Se fosse assim a sua ponta de eixo seria mais de 3".

Multiplique por 0,98 para compensar o escorregamento.

fica assim (estimativa):

torque do motor x 0,98 (escorregamento) x 0,99 para CADA par engrenado do cambio x relação da 1º marcha x 0,99 por cada par engrenado da transferencia e finalmente:

x 1 em high
    x 0,99 se houver mais algum par engrenado na redução

Aqui você tem o torque máximo na cruzeta.

para o semi-eixo:

multiplique pela redução e depois por 0,99 (par coroa-pinhão) / 2

Assim voce tem o torque em cada semi-eixo.

ou faça /4 se for em tração e reduzido.

Não serão valores tão diferentes, apesar da estimativa que eu fiz ser sobre um V8 e com automático.

Levemos em consideração um fator de escorregamento entre pneu e lama ou alfalto ....... é por isso que a situação real é conservativa pois no calculo supõe-se o pneu travado no chão, o que não é verídico na vida real.

Mas isto também quer dizer que ao aumentar o agarramento do pneu no terreno como na areia ou sobrecarregando o peso do jeep a coisa piora para o cardan e o semi-eixo. Óbvio também.

Essa descrição que dispuz é para as pessoas terem uma noção da ordem de grandeza das forças envolvidas e porque de um jeito quebra mas de outro não, no mesmo jeep.

E mencionei (mas não calculei)com as rodas esterçadas, que fazem a resistencia das cruzetas/homo cairem pela metade.........é por isso que estora esterçado mais fácil ainda.

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Ah! Wallace !

Parece que a ficha não caiu. Veja que eu disse limite de resistência da cruzeta e homocinética.

Veja que em projeto você não usa esse valor. Usa o elástico, que é beeeem menor para dimensionar os componentes, afinal entre o limite elástico e o de resistencia à fratura, há a zona plástica, que é a de deformação permanente.

Essa é a região onde por exemplo ocorre o cardan saca-rolha. Passou do elástico mas não fraturou. O cardan só enrola.

Veja que o limite elástico da cruzeta do jeep é por volta de 110 kgf.m - 1 078 N.m - 795 lb.ft

e da homocinética da band é por volta de 295 kgf.m - 2 900 Nm - 2 134 lb.ft

e por exemplo eu despejo em cima da cruzeta 95 kgf.m e na homocinética da ponta de eixo 230 4x2 e 277 no 4x4.

Compare com os valores acima no tópico.

Ou seja, num jeep V8 como o meu, anda-se beeem no limite. A sua Cherokee não deve trabalhar tão perto assim dos limites, mas faça os cálculos. Você vai chorar com os resultados.

Entende agora porque a cruzeta dianteira do semi-eixo do jeep quebra com facilidade com motores maiores que o BF ?????

Veja como bloqueado é pior ainda !

E veja que eu falei também dos semi-eixos. Os meus foram fabricados com aço de 1º, temperado e revenido e mesmo assim, o diâmetro mínimo calculado para esse aço deveria ser de 32 mm mas a planetária do DANA 44 é 31 mm.

Ou seja, se abusar o eixo vai voar em pedaços.

E é isso que falta em algumas adaptações - uma avaliação da resistência mecanica do conjunto. 8)

NAs montagens não dá para fazer milages. Ou muda-se o aço ou o tratamento térmico ou ambos e de repente nem assim......sobra aumentar as espessuras.

É o que está sendo discutido no topico levantado pelo SANDRO no geral, mas ninguém falou em fazer contas e avaliar o que está acontecendo.

O MAURO vai adorar ler isso !

Vou chorar nada... Já tem os dana 44 lá na garagem.
    E os meus são cruzetas, mas aceitam cruzetas reforçadas do mesmo tamanho ou atá maiores se trocar os semi-eixos que tem disponiveis nos EUA.
    Acho que o pessoal aqui não sabe é comprar os eixos certos.
    Que tiver um dana 44 dianteiro de troller a gasolina por um bom preço eu compro, pois acho que vou usar um destes como eixo traseiro.

Usar homocinética da Kombi no cardã.

Alguém já viu essa adaptação: homocinetica da kombi no cardã.
    Segundo o entrevistado da revista 4X4&Cia edição 109 a homocinetica da Kombi oferece uma maior angulação.
    Com essa adaptação se consegue um angulo melhor do que usando junta CV da Hilux?
    Como se faz a junção da homocinetica ao tubo do cardã?
    Tem-se a mesma resistência da cruzeta convencional?

Vou fazer SPOA no meu Jeep e estava pensando se seria uma alternativa para a Junta CV.

Segue a matéria da 4X4&Cia....
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -1.jpg   -2.jpg   -3.jpg   -4.jpg  
    4X4 Brasil
    _CJ-5 1956 2.7,
    _SW4 98 2.7 16V.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem