Postado originalmente por ramiro_eli
A homocinética é muito mais resistente que a cruzeta, além de aceitar maiores angulos de trebalho, mas....
A homocinética é lubrificada com uma graxa e esta graxa é protegida por uma coifa de borracha. Esta coifa não resiste a elevadas rotações, pois a graxa (sob força centrífuga, devido as rotações do cardã) a presiona e a rompe.
Mas por que nos carros ela funciona?
- Por que nos carros ela trabalha em rotações muito menores, pois ela fica depois do câmbio e diferencial, que desmultiplicam as rotações.
E se eu colocar menos graxa?
- Voce corre o risco de danificar a homocinética, alem de não adiantar nada, pois a coifa rompe do mesmo jeito.
Mas algum tempo atrás, eu li na Jipenet, um maluco de um Niva que colocou as homocinéticas nos cardans e colocou várias abraçadeiras de plástico nas cavidades da coifa, e segundo ele funciona...
(homocinéticas de Kombi)