Olá Paulo !
Tem alguma coisa aqui !
Homocinética no lugar do cardan
Abraços
JCJ
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Olá Paulo !
Tem alguma coisa aqui !
Homocinética no lugar do cardan
Abraços
JCJ
Ressuscitando o tópico;
Venho quebrando a cabeça pra resolver um problema que está me incomodando muito.
Vibração do cardã dianteiro da minha viatura. Já foi conferido o balanceamento e o alinhamento da peça, mas o bicho vibra que dá gosto e eu temo maiores problemas nos componentes envolvidos, tal como rolamentos do pinhão e até mesmo a Tcase.
Sei que essa vibração é oriunda dos ângulos em que as cruzetas estão trabalhando e entendo a necessidade de uma Junta CV, porém após muita pesquisa no mercado encontrei quem pudesse me fornecer a tal "cruzeta dupla" vendida pela Spicer ao preço de R$990,00.
Em vista do alto custo, me veio a necessidade de pesquisar a possibilidade de instalar um dispositivo alternativo e Homocinéticas são a opção mais viável pelo fato de custar 10 veses menos que a tal Junta CV da Spicer.
Finalizada minha pesquisa, observei que o maior impecílio seria a resistência das coifas, e pela arguição apresentada pelo "falecido" Wallace (apesar de equivocada nos valores) resume o motivo de tal problema.
Em outros tópicos, observei pessoas sugerindo a confecção de coifas de couro, defletores de metal etc etc etc.
Usando as palavras do Bill, quem desenvolver um dispositivo eficiente para essa utilidade vai trazer muitas vantagens ao usuários reabro a discussão e tenho algumas idéias:
http://image.4wdandsportutility.com/...a_cv_joint.jpg
De acordo com essa imagem, penso que confeccionar um defletor como esse, metálico, por fora da coifa de borracha, disciplinaria a mesma evitando sua expansão nas rotações mais altas
http://image.jpmagazine.com/f/960163...driveshaft.jpg
...e uma coifa simples por fora só pra servir de guarda pó.
http://i91.photobucket.com/albums/k2...3/PIC-0079.jpg
mais uma idéia....
http://www.driveshaftparts.com/image.../DSJ910new.jpg
E esse é o cardã vendido nos USA para o Wrangler e XJ.
Vamos discutir isso
Pro meu problema, ou quebro a cabeça com isso ou terei que gastar os R$990,00 na CV do Troller, ou R$3000,00 num kit de cubos e rodas livre AVM que não sei se aguentaria o esforço.
http://img.mercadolivre.com.br/jm/im...1_5532.jpg&v=O
http://img.mercadolivre.com.br/jm/im...4_3773.jpg&v=O
no caso os garfos de cruzetas são pro modelo RF
http://img.mercadolivre.com.br/jm/im...4_5821.jpg&v=O
Abraços
Renato, já cogitaram o cv da hilux ?
Geralmente estão pedindo 500k pelo conjunto e a flange de adaptação(sye) o Afonso faz ai.
[]'s
Pois é, na verdade a CV da Hilux é mais cara que a do Troller (spicer).
A vantagem da CV da Hilux é que encontra-se uma quantidade maior dessas peças usadas em bom estado por aí.
Eu não me conforto com a idéia de colocar uma peça dessas usada, até mesmo pela necessidade de reposição futuramente.
Meu cardã vira o tempo todo e prefiro investir em algo que traga reais benefícios e contribuições aos demais usuários.
Estou firme na idéia de fazer uma peça em Tecnil que envolve a coifa, limitando sua expanção a exemplo do que é urilizado nas homocinéticas originais das Rangers.
Só tá me faltando tempo, hehhe, mas já tô tratando com um pessoal da minha cidade sobre esse assunto.
Infelizmente tô bem longe da TT4......
Abraços
pessoas eu ia colocar as homo da KOMBI na SNOOP e na "pesquisa" acusou este topico aq, mas nem me passava pelo vacuo das ideias este problema da rotaçao expelir a graxa pra fora.........mais ai me veio a duvida aq de que carros muitissimos mais rapidos como os de RALLY de VELOCIDADE, CROSS COUNTRY,SERTOES,DAKAR etc usam homocineticas e nunca vi nenhum deles cuspir graxa desta forma que foi comentado,inclusive conversei por telefone com o EDU PIANO da TERRITORIO4X4 e ele me informou que só ocorre isto se a coifa romper e no caso elas rompem por varios outros motivos mas nao por causa da pressao da graxa dentro dela,até por que o volume maior de graxa fica dentro da homo e nao nas borrachas.... mas é bastante valida as informaçoes :palmas:
Mas ai me veio a ideia de derepente usar algo parecido com isto por dentro ou fora das borrachas caso isto ocorra:
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS:
Malha de aço inox 304 (não enferruja, não perde brilho, longa vida útil)
*
Acabamento terminais em alumínio com pintura anodizada (prata, azul e vermelho)
ÍTENS INCLUSOS:
* 1,37 metros de malha de aço inox p/ revestimento de mangueira de radiador + 4 acabamentos terminais
* 1,22 metros de malha de aço inox p/ revestimento de linha de combustível + 4 acabamentos terminais
*
3,66 metros de malha de aço inox p/ revestimento de mangueira de aquecimento + 4 acabamentos terminais
*
1,52 metros de malha de aço inox p/ revestimento de linha de vácuo
*
Acessórios - 6 capas para cabeça de parafuso + capas plásticas para acabamento em linha de vácuo)
DIÂMETRO EXTERNO MÉDIO DAS MANGUEIRAS A SEREM REVESTIDAS:
*
Radiador: 45mm
*
Aquecimento em geral: 21mm
*
Linha de combustível: 16mm
*
Linha de vácuo :8mm
OBS: As medidas informadas acima servem apenas como referência, pois as malhas de aço são muito flexíveis. O fabricante do produto não informa o diâmetro máx. das mangueiras a serem revestidas. Em geral com apenas 1 kit é possível revestir todas ou a maioria das mangueiras dos veículos nacionais e importados.
ps:RENATO EXPERIMENTE BAIXAR SEU CARRO UNS CM TALVES A VIBRAÇAO DESAPAREÇA E NAO SEJA PRECISO MEXER EM MAIS NADA :concordo:
Bom, pela angulação existente, não adianta eu mexer na altura pois ainda não é suficiente para resolver meu problema. Já testei isso aliás, logo que acabei o serviço da adaptação do eixo eu rodei com ela com molas provisórias (menores) e rodas e pneus de tamanho original. A vibração já era perceptível.
Em relação às malhas de aço inox, pode esquecer. Imagina o atrito disso se deformando constantemente??? A borracha já esquenta bastante, essa malha então nem se fala.
O que vai resolver mesmo o problema é colocar um "copo" ao redor da coifa de borracha simplesmente para ela não se deformar além do seu limite.
Tô idealizando usar a homocinética da Kombi com uma pequena porção do semi eixo aproveitando o entalhado e soldando-o no cardã. Mas isso eu verei com o mecânico que mexe com cardãs.
Abraços
Bom reativando a discussão ja discutida pra kct !!!!
As WJ Grand Cherokee tbem tem essa maldita coifa, coloquei uma nova e na primeira saida na estrada ja espatifou inteira !!!
achei isso pesquisando aqui na net
http://cgi.ebay.com/ebaymotors/ws/eB...m=130316163793
neste link : http://cgi.ebay.com/ebaymotors/moto-...item1e5772dad1
nao sei as dimensões, mas me pareceu um plastico bem mais resistente que as borrachas das coifas.......to tentando verificar as dimensoes e postar aqui......
abs
Olá pessoal............
Para quem tem Ranger , Grand Cherokee etc e outro que usam o sistema de homocinetica estilo BOLACHA no cardã dianteiro.
Achei uma loja na Rua Guaipá, Vila Leopoldina ( ao lado da minha casa por sinal ) que recondiciona somente a bolacha já com a coifa, no meu caso eles trocaram a bolacha já com COIFA - Custo no meu caso R$ 380,00 .....em 2x !!!
Bem melhor que R$ 1.500,00 em um cardã usado !!! ou importar um cardã com cruzetas por U$$ 350,00 + impostos !!!
Sei que rangeiros tbem sofrem com isso.......!!!!
fica ai a dica então :
http://www.homoparts.com.br
abraço e espero ter ajudado !!!!!
homocinetica no lugar das cruzetas dos cardans dos jipes deve ficar muito bom também. Alguma vez já recebi a noticia que um jipeiro montou esse sistema no jipe com bons resultados. A homocinética é muito mais confiavel que a cruzeta....
Essa ideia sua deve ser testada. Muito bom.
Ola a todos...
Já acompanhava a algum tempo este forum mas somente agora estou efetivamente participando do mesmo.
Em algumas pesquisas a sites encontrei este anuncio que dá uma boa solução técnica para este problema. O site é o www.ebay.com.
NEW JEEP CV DRIVELINE TJ CJ XJ YJ WRANGLER CHEROKEE
FREE CV BOLT KIT STICKERS SPICER UJOINTS CUSTOM LENGTHS
Pesquise por este numero do anuncio:330447704157
O valor é de US$ 225.00 mas tem que solicitar ao vendedor o valor do frete para envio para o Basil.
O preço final será: (225.00 + valor do frete) x 1,6 (60% impostos).
Segue fotos do anuncio.
http://i4.ebayimg.com/06/i/001/1e/fb/0af8_3.JPG
http://i.ebayimg.com/22/!BfKE0bw!Wk~...2u1+rg~~_3.JPG
http://i13.ebayimg.com/06/i/001/1e/fc/0b93_3.JPG
http://i11.ebayimg.com/08/i/001/1e/fa/9b18_3.JPG
E ae galera do fórum. Se é pra deixar um palpite, eu colocaria uns 2 ou 3 anéis de tecnil ao redor da coifa de borracha para reforçar. Assim, a coifa ainda se torce quando o cardã angula mas não rompe nem esquenta. ACHO que resolveria :concordo: O único problema é fazer os anéis ficarem no lugar certo, de repente se usar uma coifa tipo a da foto :pensativo: