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Convex Datacenter
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  • #25
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    Citação Postado originalmente por carraro Ver Post
    1- ç a mula que fizer nao abusar da broca é logico)
    2- acredito ficar + confiavel que no metodo original
    3- da pra aguentar + uns anos sem incomodar ,
    4- munhao é fraco"e estouram as roscas da manga direto,
    5- + ç alguem um dia ç estrepar todo por causa desta "adapetraçao",ai azar, quem mandou QUERER USAR UM TROÇO DE MAIS DE 40 ANOS
    6- assim que alguma industria brazuca abraçar a ideia e fabricar uns munhoes + resistentes...
    1- Isso é algo temeroso se a pessoa que vai fazer não tem ideia do certo

    2- Acreditar é uma coisa. A realidade é outra. Pode ser melhor, igual ou ... pior. Varios fatores entram nesta equação.

    3- Isso é possível, mas depende de (1) e (2).

    4- Fraco é relativo.

    5- Este é o ponto. Isso NÂO é admissível e taopouco é um argumento válido.

    Se VC faz para VC e ... se estrepa, é uma coisa. SE vc fabrica para outros e estes se estrepam, é OUTRA.

    Para vc usar ou mesmo vender para terceiros , VC tem de se certificar que a sua ideia é revolucionária, é tão boa ou ainda melhor que a original e VC tem de provar por analise de engenharia do produto, teste funcional e por durabilidade. NÂO É ACEITO A PREMISSA .... se colocar, tu que se dane.

    Os esclarecimentos do post anterior são necessários sobre este kit da GARRA, para avaliar a ideia, funcionalidade, o desempenho, e eventuais inconsistencias, se existirem.

    E lembre que:

    a- nos EUA os eixos eram DANA 30 com munhões fechados ou abertos e existiram montagens com pneus enormes a décadas.

    b- nem todos os eixos tem tantos anos assim, onde o principal problema seria falha estrutural por fadiga de algusns componentes.

    E

    Isto porque tenho uma suspeita da possibilidade destes munhões originais terem falhado nas roscas por outros motivos ... que eu até já conheço.

    SE vc tiver umas fotos dos kit usados nestes munhões, dos parafusos, dos próprios munhões, fica possível, sem ir até ai avaliar esta possibilidade suspeita.
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  • #26
    OPA chefe todos os que cairao ate agora estavam com as roscas danificadas por "espanamento" ,tipo o cara monta, "NAO "coloca trava quimica alguma e as vezes nem mesmo arruelas de pressao,ai ao chegar no final do curso de aperto o cidadao dava aquela "reforçada" com a delicadeza de um elevante espancando o dono do circo por falta de amendoim!!!!!!!. As roscas estavam todas repuxadas para fora, quase no limite de soltarem por "espanamento",ai veio uma cratera na estrada e" bum" arrancou os pobres coitados do lugar,deixando cair tudo por terra,+ a minha visao de munhao fraco é de que foram projetados pra segurar pneus 700x16,e ç foram superdimensionados eu nao sei ,entao tenho medo de por pneu grande e um munhao ç partir em pedaços,mas ç alguem me confirmar que eles suportam uma carga 100% maior, ai eu fico tranquilo com uns 35",que no meu ver seria o ideal deixando o jeep virar as esquinas sem ficar desproporcional demais esteticamente e atrapalhando o transito com rézinhas pra ajeitar a tangencia

  • #27
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    Meu jeep, roda hoje como CJ-6. Pesa 2200kgs e rodo direto e não quebrou ainda com os 35"

    Meu jeep rodou como CJ-5. Rodava com os pneus 9.00x16 durante uns 6 anos, com a configuração normal de munhão e não quebrou, espanou ... esfolei o jeep, virava curvas em 2 rodas, peguei inumeras lombadas, ralei com o V8 e, as mangas e munhões não quebraram.


    Pq ? Parte é a manutenção em dia. Parte são pequenos segredos nas adaptações e parte fatores do acaso.

    Porém,

    a sua explicação para os fatos narrados indicam erros de montagem, manutenção, abuso, imperícia e burrices que não justificam ainda definir, neste momento a peça como "Fraca".

    Não há peça indestrutível frente a ameaça de imperícia e abuso.
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  • #28
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    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    Meu jeep, roda hoje como CJ-6. Pesa 2200kgs e rodo direto e não quebrou ainda com os 35"

    Meu jeep rodou como CJ-5. Rodava com os pneus 9.00x16 durante uns 6 anos, com a configuração normal de munhão e não quebrou, espanou ... esfolei o jeep, virava curvas em 2 rodas, peguei inumeras lombadas, ralei com o V8 e, as mangas e munhões não quebraram.


    Pq ? Parte é a manutenção em dia. Parte são pequenos segredos nas adaptações e parte fatores do acaso.

    Porém,

    a sua explicação para os fatos narrados indicam erros de montagem, manutenção, abuso, imperícia e burrices que não justificam ainda definir, neste momento a peça como "Fraca".

    Não há peça indestrutível frente a ameaça de imperícia e abuso.
    Opa ...diz ai mestre Leopoldo...como se comporta seu Jipão na trilha?????????/
    Deve ser animal né com todos estes equipamentos e ainda mais todo projetado corretamente pronto para enfrentar qquer obstáculo...conta ai pra nois...valeu.

  • #29
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    Comporta-se como um jeep, só que mais pesado, mas que faz umas curvas esquisitas.

    Porém, muito do que eu coloquei não foi determinado "para a trilha" e sim "para melhorar o jeep".

    Por exemplo: a suspensão é mais confortável mas necessita umas alterações para aumentar o desempenho na trilha. Mas para rodar na cidade, está ótimo.
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  • #30
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    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    Comporta-se como um jeep, só que mais pesado, mas que faz umas curvas esquisitas.

    Porém, muito do que eu coloquei não foi determinado "para a trilha" e sim "para melhorar o jeep".

    Por exemplo: a suspensão é mais confortável mas necessita umas alterações para aumentar o desempenho na trilha. Mas para rodar na cidade, está ótimo.

    Cara ...e eu achava que teu carro era um monstro para fazer trilhas...e vc usa mais na cidade mesmo...deve apavorar os outros com ele deste tamanho neh...vi as suas fotos jah ele eh bem alto...vc eh baixinho eh?

  • #31
    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    Comporta-se como um jeep, só que mais pesado, mas que faz umas curvas esquisitas.

    Porém, muito do que eu coloquei não foi determinado "para a trilha" e sim "para melhorar o jeep".

    Por exemplo: a suspensão é mais confortável mas necessita umas alterações para aumentar o desempenho na trilha. Mas para rodar na cidade, está ótimo.
    puts LEOPOLDO tinha começado a ficar feliz com a historia dos 900x16, ja tinha ate achado os redondos e ia falar com o MARILSON ,pra rolar um super desenho mud neles,+ ai entrou a questao basica,mesmo rodando no "asfalto"com toda grosseria que alguem pudesse desprender ao volante de um jeep,isto jamais ç compararia aos esforços aplicados sobre os munhoes e mangas em uma unica trilha pesada, da qual sou totalmente adepto,nao sei qual seu grau de intimidade com trilhas pesadas + ç viesse andar com nós aq em CURITIBA, é bem provavel que seu jeep voltasse todo quadrado pra casa,e precisaria passar por uma nova reestruturaçaozinha basica .Saimos apenas uma vez por mes ,+ quando saimos nao fica nada na nossa frente,ai que entrou a questao de que nao só o munhao é fraco + todo o conjunto de trasmissao (original),e mesmo que efetuemos a melhor revisao que exista antes de sairmos com nossos jeeps,ainda assim os esforços aplicados sobre os eixos que temos, sao muito grandes ,e mais ainda quando trocamos os motores e cambios por outros mais potentes e de torque muito mais elevado, atualmente podemos colocar uma gama muito grande de motores + modernos em nossos carros + estamos totalmente refens de antigos eixos e cambios que mesmo provando ainda serem muito robustos,nao vejo um mercado muito promissor pra daq a 4,5 anos visto que a tendencia sera a extinçao destas peças (originais),hoje sofremos com a baixa qualidade de peças paralelas e preços abusivo nos desmanches (pensao que jeepeiro ou é milionario ou é trouxa mesmo)e ç nao começarmos a cutucar as ideias pra revolucionarmos o mercado off-road nacional,daq a poucos anos nao serao só trilhas que nao teremos.........,+ tambem faltaram peças pra equiparmos nossos carros (entendam peças de fabrica,nao aquelas que conseguimos enfiar a marretadas),e sim testadas e aprovadas pro uso radical que estamos dando a nossos velhos guerreiros,porque pneus "recapados" de otima qualidade já temos + (imaginem uns 0 bala de fabrica,com uns dentoes querendo morder o chao, e quando digo dentoes sao dentes mesmo ,nao estes banguelas dos BF,ou GENERAIS PARAGUAIOS que a turma coloca), motores tamos susse ,flanges e usinagens (parabens aos brasucas que metem a mao,a media é alta !!!!)mas e o resto que ficou no meio de campo???????? tirando o empreendorismo do "FRANCO da ENSIMEC"que no meu ver devia começar a "exportar" seus produtos, nao tem mais ninguem pra segurar um pais do tamanho do brasil,havido por novidades e com um territorio magnifico pra pratica do off-road (ps:e com capacidade pra comprar uma peça reforçada),que nao caia no meio da rua,depois de um dia magnifico de trilhas,é ai que acho que os munhoes sao fracos.!!!!!!
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  • #32
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    CARRARO,

    Lá pelos idos anos 90 eu usava no meu CJ5 o V8, cambio 4 marchas do OHC, essa suspensão que eu tenho + molas helicoidais, pois ar ... nem por sonho ... só importanto por um brecinho camarada de mega sena, e o pneus 9x16.

    Já naquela época eu sofria com o cambio original e os semi-eixos que quebravam a taxa de um par a cada 3 meses, não por abuso mas por subdmensionamento. Abuso ? .... é ... um pouquinho.

    Os pneus comiam no asfalto qu eu podia ver a trilha atrás do jeep .... e pior .... ficavam completamente quadrados.

    Dai, depois de moer uns 5 cambios, coloquei o C4, e nunca mais tive problema de cambio.

    É por isso que eu sei dessas fraquezas do jeep ... já passei por várias fases: BF, maverick 3.0, e agora V8, SUA, SOA(spoa), molas helicoidais e agora ar, high steer, cambio 3 marchas 4 marchas do 6 e do 4 cilindros, e agora automatico, 750x16 9x16, 33x15, e agora 35x1 5mas, eixo semi-flutuante, semi-flutuantes e agora direcional nas 4, freio a disco na frente e depois nas 4, e falando sobre isso, o munhão nunca me deu dor de cabeça.

    Mas ví muitos terem, por simples orelhada. É como a DANA 18, nunca tive problemas com a minha, mas sei de muitos que tiveram.

    Mas uma coisa vc tem razão: a medida que nossa insatisfação cresce, a gente pega nas ferramentas e inventa, inova, adapta e cria monstro e monstrinhos. Uns nos acompanham e outros só aparecem para assombrar.

    MAs no andar da carruagem, espere pelo pior. Não acredito que veremos empresas que produzam a longo prazo produtos que nós gostaríamos de ver como se fosse numa prateleira de loja como lá nos EUA. Esquece. É o fator $$$. quem quer investir centenas de milhares de reais para satisfazer ... quantos poderiam pagar .... 100, 200 ???

    Devemos mesmo nos preparar para daqui 5 a 10 anos a maoiria das peças de jeep sumirem do mercado a medida que houver a reposição para os novos modelos ou similares. e os veínhos serem sucateados pois muitos desistirão pelo simples fato do inviável. Inviável viver catando peça em desmanche .... Inviável ficar abastecendo as oficinas .... inviável mexer aqui e quebrar lá.

    Quem tiver um jeep, só se contentará por necessidade com adaptações caras que puxarão outras complicadas e mais caras.

    Daí, os desmanches verão a maioria dos jipeiros do futuro que andam com os veínhos reformados como criaturas em extinção ou exóticas
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  • #33
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    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    Daí, os desmanches verão a maioria dos jipeiros do futuro que andam com os veínhos reformados como criaturas em extinção ou exóticas
    É por isso que sempre que me perguntam que motor eu vou colocar no Quindim depois que o BF dele der pau eu respondo...Não sei ainda até lá já vai ter passado muito tempo e então colocarei o mais moderno possivel, pois perder uma tempo enorme e queimar a cuca para fazer uma adaptação de um motor "velho" eu não vou mesmo.
    Isso come tempo e dinheiro, alimantarei os ferros-velhos com o que sobrar do Quindim sempre renovado dentro do coerente para meu uso. Sem exageros desnecessarios e tentando manter a mesma linha de hoje.
    E os parafusos dos munhões...ainda não deram problema , mas quando derem usarei a receita do Marcel.
    Abraços a todos.

  • #34
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    Citação Postado originalmente por carraro Ver Post
    .. tirando o empreendorismo do "FRANCO da ENSIMEC"que no meu ver devia começar a "exportar" seus produtos, nao tem mais ninguem pra segurar um pais do tamanho do brasil,havido por novidades e com um territorio magnifico pra pratica do off-road (ps:e com capacidade pra comprar uma peça reforçada),que nao caia no meio da rua,depois de um dia magnifico de trilhas,é ai que acho que os munhoes sao fracos.!!!!!!
    Acho q devia é baratear e preencher algumas lacunas no mercado nacional

  • #35
    Usuário Avatar de Zepi
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    Suporte de pinça...

    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    Quebra de cubos, parafusos de munhões .... são coisas diferentes.

    Cubo que cai ?

    Isto pode muito bem ter NADA a ver com a necessidade de confecção de novos munhões.

    Por acaso, esses adaptações de disco são aquelas em que não há transferencia de apoio entre a manga/suporte de pinça/munhão ?

    Se for .... é MAIS que certo que VAI quebrar. Nenhum munhão do planeta conserta isso.


    Leopoldo,

    Não consegui visualizar o que vc falou sobre esse apoio manga/suporte/munhão.
    Nesses kit vendidos quais tem esse problema?
    Estou prestes a colocar freios a disco,por isso pergunto.

    No kit berga tem esse apoio, por exemplo?


    Obrigado,

    Abs

  • #36
    Amigos,

    Estou postando aqui a minha decisão sobre o assunto. Que fique claro que não estou criticando outras sugestões aqui dadas, apenas optei pela melhor que se aplicava ao meu caso e por isso apresento aqui os motivos:
    Optei pelo uso do Helicoil pois examinando cuidadosamente o munhão, notei que que existe muita pouca parede restante para outra solução como o uso de prisioneiros prensados. Na foto vocês terão a real noção disso, e poderão ver um furo com o Helicoil aplicado e outro original 3/8” que a rosca está perfeita, a parede ali é de apenas 4mm.
    Fiz um teste com o fundido para identifica-lo e saber a sua resistência real, felizmente trabalho na área de resistência dos materiais e pude me valer de algumas “ferramentas” para esse levantamente que não estão disponíveis facilmente. Pude avaliar que o Ferro Fundido (ou fofo) do munhão é do tipo Cinzento (estrutura) e para quem conhece um pouco mais do assunto vai entender que esse material não é nenhum exemplo de eficiência. Usar ali um prisioneiro seria jogar de mais com a sorte. Apesar da solução parecer a mais viável e resistente a princípio (até pra mim mesmo), vi que alargar o furo para prensar um prisioneiro iria deixar a parede muito fina e seria jogar com a sorte da resistência do material que em caso de falha no furo inutilizaria o munhão em definitivo sendo a troca do mesmo inevitável.
    A princípio queria uma solução simples para que ajudasse a todos aqui, que fosse fácil encontrar os itens necessários em qualquer lugar do Brasil e que fosse vantajoso ($$) tbém.
    Pra quem me conhece, gosto sempre das soluções mas simples, porém sempre funcionais e que não implique em usar o fator sorte, prezo sempre pelo mínimo de adaptações possível, porém quando o faço a certeza de ficará impecável tem sempre que existir. Tanto que nunca tive problemas com o munhão e olha que já fui ao Piauí com ele e voltei (saido de SP), apenas por caminhos secundários e de péssimas condições. Apenas estou fazendo isso por mero preciosismo, pois as roscas originais nem estavam tão ruins assim.
    Daí a escolha do Helicoil que apesar de não ser tão simples assim de ser encontrado, mas pelo menos irá garantir boa resistência mecânica sem reduzir significativamente a parede (foto) do munhão. Sem contar que a rosca ficará bem mais resistente que a original, pois o Helicoil é feito de aço inoxidável e preencherá a rosca com maior perfeição. Fácil remoção para manutenção futura e simples aplicação/utilização.
    Na segunda foto, mostro em detalhes o kit para aplicação do Helicoil que consiste em um macho específico para Helicoil 3/8” , o vira-macho e o aplicador do Helicoil. Na mesma foto estão os Helicoils propriamente ditos que custam em torno de R$1,00 cada um. É claro que este kit não é tão barato assim (cerca de R$150,00), mas em conversa com um fornecedor em SP, ele me disse que praticamente toda retífica de motores que se preze possui esses kits, pois é muito comum o seu uso em roscas de cabeçote, etc....logo imaginei que todos aqui que quiserem optar por essa saída, não querendo adquirir o kit poderão recorrer ao serviço de um boa retífica em suas respectivas cidades.

    Espero ter ajudado por aqui e deixo o registro completo não só para os comentários de todos que ajudaram e participaram por aqui, bem como para consultas futuras.

    Abraços.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -munhao-com-helicoil.jpg   -kit-helicoil.jpg  

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