"Se na gasolina está OK, provavelmente a mistura ar/GNV esteja muito pobre, e - Á PRINCIPIO - poderia descartar problema de ponto e considerar algum desajuste no regulador de GNV. Por outro lado, deixar o ponto estático em meio termo pra gasolina ou pra GNV ocasionará perda de desempenho com os dois combustíveis. O ideal é fazer uso de variador de ponto."
Rogério,
Sou longe de ser um expert, porém vale salientar que a mistura ar-gás (GNV) é bastante homogênea e entra em combustão espontâneamente, ao contrário da mistura ar-vapor de gasolina.
Dessa forma o ponto de ignição para GNV deverá ser adiantado em relação ao PSM (ponto-superior-morto) do pistão, caso contrário o pistão estará comprimindo uma mistura já em plena combustão..............sobrando ainda pouca pressão oriundo dos gases inflamados durante a descida do pistão, a qual normalmente se traduz em trabalho útil.
Consequentemente, seu motor irá superaquecer .....a energia térmica da combustão não podendo ser transformado em trabalho útil......vai esquentar mesmo !
Esse motor BF-161 já equipou milhares de empilhadeiras à gás nesse Brasil afora, nos anos ´70 e ´80..............e portanto, poucos motores nacionais engoliram tanto gás quanto a esse !
PS : Já tive a experiência de um motor turbo-diesel 4 cilíndros, que ao ser carregado, esquentava RAPIDAMENTE ao ponto de expelir VIOLENTAMENTE o líquido de arrefecimento pela válvula de segurança da tampa do radiador .....não queimou a junto porque eu desligava ao tempo e os componentes de motor diesel são infinitamente mais robustos....... Pesquisei isso e aquilo, gastei grana a bessa....até que um mecânico esperto matou a charada .....PONTO ADIANTADO DEMASIADAMENTE !