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Tópico: Junta queimada

  • #13
    Usuário Avatar de Rogério Barthy
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    Sukys,
    Irei providenciar um variador de avanço para instalar e tornar a regular o ponto, distibuidor, velas , regulador ...

    Rural4x4,
    Vou medir a altura precisa do cabeçote para saber, sendo que no gnv é que ao esquentar ele começava a ratear, mas quando eu passava para a gasolina aí era outra estória... Andava feito notícia ruim.... um trator, com o motr justo e disparando, com força, retomada, constância.. redondinho.
    Com o gnv, consigo fazer 10 km/m³ e com a gasolina 5 km/l e por isso a inssistência no gnv.
    Rogério

  • #14
    Sukys escreveu:

    "Se na gasolina está OK, provavelmente a mistura ar/GNV esteja muito pobre, e - Á PRINCIPIO - poderia descartar problema de ponto e considerar algum desajuste no regulador de GNV. Por outro lado, deixar o ponto estático em meio termo pra gasolina ou pra GNV ocasionará perda de desempenho com os dois combustíveis. O ideal é fazer uso de variador de ponto."

    Rogério,

    Sou longe de ser um expert, porém vale salientar que a mistura ar-gás (GNV) é bastante homogênea e entra em combustão espontâneamente, ao contrário da mistura ar-vapor de gasolina.

    Dessa forma o ponto de ignição para GNV deverá ser adiantado em relação ao PSM (ponto-superior-morto) do pistão, caso contrário o pistão estará comprimindo uma mistura já em plena combustão..............sobrando ainda pouca pressão oriundo dos gases inflamados durante a descida do pistão, a qual normalmente se traduz em trabalho útil.

    Consequentemente, seu motor irá superaquecer .....a energia térmica da combustão não podendo ser transformado em trabalho útil......vai esquentar mesmo !

    Esse motor BF-161 já equipou milhares de empilhadeiras à gás nesse Brasil afora, nos anos ´70 e ´80..............e portanto, poucos motores nacionais engoliram tanto gás quanto a esse !

    PS : Já tive a experiência de um motor turbo-diesel 4 cilíndros, que ao ser carregado, esquentava RAPIDAMENTE ao ponto de expelir VIOLENTAMENTE o líquido de arrefecimento pela válvula de segurança da tampa do radiador .....não queimou a junto porque eu desligava ao tempo e os componentes de motor diesel são infinitamente mais robustos....... Pesquisei isso e aquilo, gastei grana a bessa....até que um mecânico esperto matou a charada .....PONTO ADIANTADO DEMASIADAMENTE !

  • #15

    o ponto de ignição

    Sukys escreveu:

    "Se na gasolina está OK, provavelmente a mistura ar/GNV esteja muito pobre, e - Á PRINCIPIO - poderia descartar problema de ponto e considerar algum desajuste no regulador de GNV. Por outro lado, deixar o ponto estático em meio termo pra gasolina ou pra GNV ocasionará perda de desempenho com os dois combustíveis. O ideal é fazer uso de variador de ponto."

    Rogério,

    Sou longe de ser um expert, porém vale salientar que a mistura ar-gás (GNV) é bastante homogênea e entra em combustão espontâneamente, ao contrário da mistura ar-vapor de gasolina.

    Dessa forma o ponto de ignição para GNV deverá ser adiantado em relação ao PSM (ponto-superior-morto) do pistão, caso contrário o pistão estará comprimindo uma mistura já em plena combustão..............sobrando ainda pouca pressão oriundo dos gases inflamados durante a descida do pistão, a qual normalmente se traduz em trabalho útil.

    Consequentemente, seu motor irá superaquecer .....a energia térmica da combustão não podendo ser transformado em trabalho útil......vai esquentar mesmo !

    Esse motor BF-161 já equipou milhares de empilhadeiras à gás nesse Brasil afora, nos anos ´70 e ´80..............e portanto, poucos motores nacionais engoliram tanto gás quanto a esse !

    PS : Já tive a experiência de um motor turbo-diesel 4 cilíndros, que ao ser carregado, esquentava RAPIDAMENTE ao ponto de expelir VIOLENTAMENTE o líquido de arrefecimento pela válvula de segurança da tampa do radiador .....não queimou a junto porque eu desligava ao tempo e os componentes de motor diesel são infinitamente mais robustos....... Pesquisei isso e aquilo, gastei grana a bessa....até que um mecânico esperto matou a charada .....PONTO ADIANTADO DEMASIADAMENTE !

    Em tempo......leve em consideração também o seguinte....os BF-161 que rodavam nas empilhadeiras à gás não tinham a suas taxas de compressão alteradas....como voce subiu tal taxa rebaixando o cabeçote, a temperatura no final da compressão também subiu........um centelha muito antes do PSM faz a mistura inflamar RAPIDAMENTE......
    4X4 Brasil

  • #16
    Usuário Avatar de Rogério Barthy
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    Então, quanto deverei adiantar em relação ao PSM, para corrigir esse problema de aquecimento ?
    Não lembro quantos graus o distribuidor foi adiantado (15 ; 17; 19 não sei;
    Agora acho que mandando confeccionar uma junta metálica, vai ajudar um pouco na vidae resistência da junta e ainda dar uma folga na taxa;
    Continuo recebendo sugestões e opiniões para amanhã ir na oficina com tudo impresso e conversar com o mecânico.
    Rogério

  • #17
    Rogério,
    Se me lembro bem, o ponto de ignição de um BF-161 à gasolina, não pasa de 7 - 9 Graus ANTES do PMS.

    O BF-161 poderá ser considerado 'antiquado' - em matéria de projeto - se comparado (digamos) ao motor do Passat, de 6000 RPM, lançado pela VW do Brasil em 1974, cujo ponto de ignição era da ordem de 10-12 Graus ANTES do PMS. Na medida que esse último motor era carregado e aumentando-se a RPM, o avanço pulava......para cerca de 20 GRAUS ANTES do PMS.

    Como sugestão, sai experimentando, adiantando seu BF-161 alimentado à GNV, para a faixa de 5 - 7 GRAUS antes do PMS.

    Se seu mecâncio tiver um 'bom ouvido' - e não for do tipo que só dá conta do recado mediante o uso de aparelhos e instrumentos diversos, como tantos médicos modernos que desconheçem o estetoscópio - ele, com toda certeza, conseguirá ajustar o ponto de marcha lenta, só no ouvido !

    Aí, vai progressivamente metendo carga.......observando o medidior de temperatura e a musicalidade do seu BF-161, até voce acertar o ponto de ignição.......

    Caso o cabeçote tenha sido aplainado em demasia.......voce não vai encontrar tal ponto de ignição aceitável.....aí será necessário colocar um espaçador entre o cabeçote e o bloco do motor .....e repetir o ensaio do ponto de ignição, até resolver o problema.

  • #18
    Usuário Avatar de antonio umino
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    Ressusistando o tópico.....

    O aperto do cabeçote. no manual dá de 60 a 70 lbs/pé.

    No torquimetro. em kg qual seria o aperto... alguém sabe..???? ou em nm.....

    agradeço a informação....
    Rural Willys,1965. 1966. 1973

    Pickup Willys F 75 1966, e 1976


  • #19
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    Citação Postado originalmente por antonio umino Ver Post
    Ressusistando o tópico.....

    O aperto do cabeçote. no manual dá de 60 a 70 lbs/pé.

    No torquimetro. em kg qual seria o aperto... alguém sabe..???? ou em nm.....

    agradeço a informação....
    Antonio,

    Da 81 a 94 Nm, ou seja, de 8,2 a 9,5 kgf.m

    Abs
    Deivid Monnerat

    Sabbath - Jeep CJ5 66 - BF161 + 4m OHC + Montando BF184 com coletor do itamaraty

  • #20
    Usuário Avatar de antonio umino
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    Opa, obrig ado pela mensagem......

    Montando o motor.... apertei com 10kg....

    já estado fechado...

    abraços
    Rural Willys,1965. 1966. 1973

    Pickup Willys F 75 1966, e 1976


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