Fiz a retífica do motor BF-161 de minha viatura e o motor ficou ótimo.
Agora, ao participar de um passeio, notei que o motor começou a falhar no GNV e só corrigia quando passava para gasolina e isso foi piorando e na volta, a viatura veio se arrastando e sem força (anoiteceu e o local era esquisito).
No dia seguinte, liguei o carro e foi para o posto para lavar e levar para o mecânico regular (1000 km) depois da retífica e ao chegar ao posto e tornar a ligar co motor para colocar no elevador, um jato de água esverdeada saíu pelo cano de descarga (agua c/ aditivo).
Limpo e rebocado para o mecânico ...junta queimada + cabeçote empenado.
Agora, como proceder ? A junta que estava é Branil, a retífica não aconselha a Sabó que tem apresentado muitos defeitos no Willys. Taranto existe ainda ? É boa ?. O cabeçote foi retificado e está no mínimo (Qual a medida mínima para o cabeçote ?). É aconselhavel mandar fazer uma junta para o motor e pedir para ser confeccionada em material reforçado para aguentar a maior compressão e compensar na altura o material que já foi retirado do cabeçote ? Na gasolina está joia mas... no GNV ele está esquentando um bocado !.
Outro.. estou pensando em colocar um marcador de temperatura de água, com o bulbo de mercúrio (mecânica) para ter uma maior confiabilidade no controle de temperatura.
O motor está com pistão stander, fixo na 2ª e móvel na 3ª medida para o eixo.
Aguardando sujestões..
Rogério