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Tópico: Junta queimada

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  • #1
    Usuário Avatar de Rogério Barthy
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    Junta queimada




    Fiz a retífica do motor BF-161 de minha viatura e o motor ficou ótimo.
    Agora, ao participar de um passeio, notei que o motor começou a falhar no GNV e só corrigia quando passava para gasolina e isso foi piorando e na volta, a viatura veio se arrastando e sem força (anoiteceu e o local era esquisito).
    No dia seguinte, liguei o carro e foi para o posto para lavar e levar para o mecânico regular (1000 km) depois da retífica e ao chegar ao posto e tornar a ligar co motor para colocar no elevador, um jato de água esverdeada saíu pelo cano de descarga (agua c/ aditivo).
    Limpo e rebocado para o mecânico ...junta queimada + cabeçote empenado.
    Agora, como proceder ? A junta que estava é Branil, a retífica não aconselha a Sabó que tem apresentado muitos defeitos no Willys. Taranto existe ainda ? É boa ?. O cabeçote foi retificado e está no mínimo (Qual a medida mínima para o cabeçote ?). É aconselhavel mandar fazer uma junta para o motor e pedir para ser confeccionada em material reforçado para aguentar a maior compressão e compensar na altura o material que já foi retirado do cabeçote ? Na gasolina está joia mas... no GNV ele está esquentando um bocado !.
    Outro.. estou pensando em colocar um marcador de temperatura de água, com o bulbo de mercúrio (mecânica) para ter uma maior confiabilidade no controle de temperatura.
    O motor está com pistão stander, fixo na 2ª e móvel na 3ª medida para o eixo.
    Aguardando sujestões..
    Rogério

  • #2
    Usuário Avatar de fernandão
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    Rogerio
    eu estava com um problema um pouco parecido com o seu o meu BF161 ta rodando
    a alcool e para isso eu rebaixei o cabeçote em 2mm para melhorar a taxa
    e ele começou a queimar junta sem parar !!!
    o que só foi resolvido quando coloquei a junta da sabo !!!
    a da Barnil queimaram em 2 meses 3 juntas !!
    depois que coloquei sabo estou a mais de 8 meses Judiando do coitadoe não
    apresentou mais problemas !!!
    []´s espero ter ajudado !!!
    "o coisa" CJ5 37,4.9 i ,Pronto pra trilhas pesadas ..
    Troller 3.0 pra passeios e dia a dia
    Discovery 4 da Esposa


  • #3
    Usuário Avatar de Zepi
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    Amigo passei por isso tudo que vc passou...
    Inclusive logo que queimei minha junta(ôpa!) fui viajar e dois dias depois ela queimou me fazendo rodar uns 250 quilômetros sei lá quantos pistões a menos...
    O que posso te dizer...depois de queimar duas vezes seguidas(falta de reaperto),mandei fazer uma de cobre...muito boa..mesmo sem o reaperto durou muito tempo e não deu problema...de falha,mas estava sumindo com a água...hehehe!!!
    Então abri e ela estava quebrada em dois pontos...mas como era metálica guentou o tranco...
    Te aconselharia a colocar uma junta comum( coloquei SPALL) e dê uma volta até chegar na temperatura normal e logo de o retorque(Dá muita diferença).
    Ou então se não se importar de gastar um pouco mais,coloque uma junta metálica ou calço metálico(maciça)...nunca mais te incomoda...(Segundo vendedores pode tirá-la umasduas vezes...)

    - tamanho mínimo do cabeçote = 80mm
    - tamanho original = 82mm

    - junta comum +ou- 40,00 e junta de cobre ~200,00 reais;

    Você disse que ele está esquentando no GNV,mas isso foi depois ou antes de queimar a junta?Se foi antes não leve em consideração já que tinha algo errado,se depois que junta colocou?deu reaperto?plainou o cabeçote??????

    Quanto ao marcador tem razão,pois já viajei mais de 70 km com o ponteiro colado nos 120 graus..depois da tarja vermelha...hehehe!!!!

    abs

  • #4
    Usuário Avatar de Rogério Barthy
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    Então, vou ter que ir no Rio de Janeiro para comprar uma junta de metálica.
    Quanto ao GNV, estava andando antes de queimar, e sentia que o motor ao esqrque

  • #5
    Usuário Avatar de Rogério Barthy
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    Então, vou ter que ir no Rio de Janeiro para comprar uma junta de metálica.
    Quanto ao GNV, estava andando antes de queimar, e sentia que o motor ao rodar muito em estrada ou trilhas, esquentava e começava a falhar no GNV e ao colocar na gasolina parece que esfriava um pouco e voltava a rodar redondinho, mesmo voltando ao GNV, e que com mais alguns kms voltava a esquentar e falhar e novamente o procedimento para esfriar na gasolina e voltar para o GNV.
    O bloco foi aplainado quando da montagem inicial e agora não sei se irá precisar.
    Quando da montagem, coloquei a Branil e agora, após a plaina, estou na dúvida de qual junta colocar (Sabó ou a metálica, feita por encomenda e um pouco mais espessa ?)
    Será que a junta é feita na mesma hora ou se terei que encomendar e buscar outro dia ?
    Rogério
    4X4 Brasil

  • #6
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Barthy,

    Tudo dependo doque está acontecendo.

    A junta queima em 4 condições:

    1- Super-aquecimento:

    1.a Por falta ou deficiência de refrigeração.
    1.a.1. Vazamentos de bloco, selo, mangueiras, radiador, etc...
    1.a.2. Bomba defeituosa, temostática travada fechada, etc...

    1.b Por pré-ignição e detonação:
    1.b.1. alteração do combustível em tipo e razão da mistura
    1.b.2. alteração de regulagem do ponto
    1.b.3. pontos quentes como vela ou carbonização
    1.b.4. excesso de taxa de compressão

    2- Empenamentos: os gases quentes forçam a passagem pela junta e queima por erosão a alta temperatura.

    3- Defeitos de produto.... numa SABÓ, é meio difícil acreditar que tem problema, e seria mais fácil ser mecanico depois de umas fumadas.

    4- Orelhada na montagem, inclusive deixar o cabeçote bater na junta durante a montagem, movimentar o cabeçote sobre a junta tentando achar os alinhamentos dos furos do cabeçote etc ..., erro no processo de torque ou mesmo a mania de uns apertarem os parafusos do cabeçote SEM torquimetro, achando que a dorzinha no braço é o valor correto de torque.

    Agora, sem vc saber oque causa a queima no seu motor, pode ser tudo isso ... o ideal seria monitorar a temperatura no bloco em alguns pontos, com gasolina e com o GNV e prestar atenção para ver se nota o bate pino da detonação.

    Em algumas publicações, recomenda-se dar uma boa demão de spray de aluminio alta temperatura nas 2 faces da junta, para ajudar na vedação e evitar a colagem desta no cabeçote.

    Outra coisa são fatos relevantes que vc deve observar:

    - Ao selecionar GNV num motor nomal e sem rebaixamento, vc deve notar mesmo perda de potência, pois o PCI do GNV é menor.

    - Ao mudar de combustível liquido para gasoso, a refrigeração no cilindro piora pois alguma temperatura é extraída no processo de evaporação da gasolina que molha a camara, e este não mais existe no GNV.

    - Ao mudar de combustível, dependendo da proporção, e do fato acima, a camara deve trabalhar mais quente.
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #7
    Usuário Avatar de Rogério Barthy
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    Leopoldo,
    O bloco recebeu banho químico na retífica e foi lavado e varetado as galerias de refrigeração e lubrificação;
    Os selos do bloco e cabeçote foram trocados, bem como as mangueiras;
    O radiador foi lavado e como está semi-novo (colmeia trocada à 2 anos);
    Bomba em bom estado.... valvula termostática ???? vou testar !!!!;

    Ponto ????? Um tanto adiantado para fazer a média com o GNV e Gasolina;
    Velas novas e reguladas, motor com 1.000 km (estava indo lavar para revisão);
    Cabeçote comprado e totalmente revisado e recondicionado (valvulas, guias, molas, retentores etc.. tudo 100%.... na medição retirado quase os 2mm possíveis (cabeçote já aplainado outras vezes) e comigo 2 vezes em 1000 kms, estando agora "liso" de tão baixo !!!!
    Será que terei de colocar uma junta especial para segurar a pressão e disfarçar/compensar a altura ?
    O mecânico montou com o manual ao lado e torquímetro, seguindo a sequência e peso para aperto e reaperto, na maior calma !!
    Cuidado especial para não marcar ou bater na face do cabeçote ou do bloco;
    Como deverei monitorar a temperatura no bloco e cabeçote ?
    Estava pensando em colocar um marcador de temperatura mecânico (bulbo c/mercúrio) instalado no cabeçote, para maior confiança já que o elétrico original pode não ser muito confiavel;
    Poderei instalar o bulbo em outro lcal que não o cabeçote ?
    Aguardando sugestões !!!
    Rogério

  • #8
    Usuário Avatar de leopoldo
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    As suscessivas operações de desbaste podem ter alterado demais a taxa.

    Isso foi medido? se a taxa estiver fora, seria necessário usar junta + grossa.

    Ao rebaixar, fica bom para o GNV e para o alcool, especialmente por causa da perda de potencia em cima do GNV, MAS ficaria perigoso para a gasolina.

    O que está ocorrendo parece inconsistente, pois bom no GNV eu esperaria problemas com a seletora na gasolina.

    A 'leitura" da cor e estado das velas pode indicar o problema.

    A "leitura" da cabeça do pistão pode indicar também o problema.

    No caso de temperatura, seria bom colocar no ultimo pistão.

    ALIÀS, onde foi exatamente que queimou ????
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #9
    Citação Postado originalmente por Rogério Barthy Ver Post
    Fiz a retífica do motor BF-161 de minha viatura e o motor ficou ótimo.
    Agora, ao participar de um passeio, notei que o motor começou a falhar no GNV e só corrigia quando passava para gasolina e isso foi piorando e na volta, a viatura veio se arrastando e sem força (anoiteceu e o local era esquisito).
    No dia seguinte, liguei o carro e foi para o posto para lavar e levar para o mecânico regular (1000 km) depois da retífica e ao chegar ao posto e tornar a ligar co motor para colocar no elevador, um jato de água esverdeada saíu pelo cano de descarga (agua c/ aditivo).
    Limpo e rebocado para o mecânico ...junta queimada + cabeçote empenado.
    Agora, como proceder ? A junta que estava é Branil, a retífica não aconselha a Sabó que tem apresentado muitos defeitos no Willys. Taranto existe ainda ? É boa ?. O cabeçote foi retificado e está no mínimo (Qual a medida mínima para o cabeçote ?). É aconselhavel mandar fazer uma junta para o motor e pedir para ser confeccionada em material reforçado para aguentar a maior compressão e compensar na altura o material que já foi retirado do cabeçote ? Na gasolina está joia mas... no GNV ele está esquentando um bocado !.
    Outro.. estou pensando em colocar um marcador de temperatura de água, com o bulbo de mercúrio (mecânica) para ter uma maior confiabilidade no controle de temperatura.
    O motor está com pistão stander, fixo na 2ª e móvel na 3ª medida para o eixo.
    Aguardando sujestões..
    Rogério
    Sabó é linha de montagem.....
    manda medir com uma regua de aço o empenamento do teu bloco, se o bloco tiver empenado não existe junta que vede......

  • #10
    Usuário Avatar de antonio umino
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    Ressusistando o tópico.....

    O aperto do cabeçote. no manual dá de 60 a 70 lbs/pé.

    No torquimetro. em kg qual seria o aperto... alguém sabe..???? ou em nm.....

    agradeço a informação....
    Rural Willys,1965. 1966. 1973

    Pickup Willys F 75 1966, e 1976


  • #11
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    Citação Postado originalmente por antonio umino Ver Post
    Ressusistando o tópico.....

    O aperto do cabeçote. no manual dá de 60 a 70 lbs/pé.

    No torquimetro. em kg qual seria o aperto... alguém sabe..???? ou em nm.....

    agradeço a informação....
    Antonio,

    Da 81 a 94 Nm, ou seja, de 8,2 a 9,5 kgf.m

    Abs
    Deivid Monnerat

    Sabbath - Jeep CJ5 66 - BF161 + 4m OHC + Montando BF184 com coletor do itamaraty

  • #12
    Usuário Avatar de antonio umino
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    Opa, obrig ado pela mensagem......

    Montando o motor.... apertei com 10kg....

    já estado fechado...

    abraços
    Rural Willys,1965. 1966. 1973

    Pickup Willys F 75 1966, e 1976


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