Também gostaria de saber se existem outras velas que podem ser usadas no BF com excessão dessas 2 citadas acima. Principamente se for resistiva.
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Também gostaria de saber se existem outras velas que podem ser usadas no BF com excessão dessas 2 citadas acima. Principamente se for resistiva.
Galera, vamos lá. Algumas informações para estudo....
A Vela NGK indicada por catálogo para o B161 é a B6S, onde:
- B = Diâmetro da rosca 14mm X Sextavado 21 mm.
- 6 = Grau térmico
- S = Eletrodo central com cobre embutido
Beleza, então que tal a vela indicada para o OHC, a BP6HS, onde
- B 6 S dá na mesma
- P = Isolador projetado (segundo a NGK "O bico do isolador, mais longo, permite a circulação de maior volume de gases na região de ignição, entre o bico do isolador e o castelo metálico.Esta característica da Vela Super S diminui a probabilidade de ocorrência da carbonização e o conseqüente acúmulo de depósitos de carvão.")
- H = comprimento da rosca 12,7mm
Não consegui identificar o comprimento da rosca da B6S.
E aí, pelo exposto não seria mais conveniente usar a BP6HS ou a BP6S ou ainda a BPR6S (R = resistiva)? O que acham?
Tendo em vista q uma vela Fria é mais indicada para motores potentes, pelo maior efeito de dissipacao de temperatura, acredito q as mesmas sao as mais indicadas. Porem, ha um detalhe muito importante para autilizacao das mesmas em um BF;
_ que o sistema de ignicao seja respectivamente potente.
Digo isso, pq se o circuito enviar uma tensao baixa para as velas, resultando em uma corrente baixa , havera uma sedimentacao no eletrodo, causando fugas eletricas á faisca, diminuindo expressivamente a eficiencia de queima da mistura.
A questao de ser resistiva, é interressante para supressao dos "ruidos magneticos" que a faisca causa! Quem tem PX, injecao eletronica e outros aparelhos eletronicos com certeza sabe dos efeitos!
Observando q os valores do comprimento e diametro da rosca (ui) sao fixos (com algumas ressalvas em relacao ao curso da rosca, pois em alguns casos é possivel corrigir, se a mesma for longa, com aneis proprios para isso), resta as outras caracteristicas:
_Caracteristicas de construcao ( tipo resistiva, resistencia indutora....)
_Grau termico (Fria,Media-fria, Media-quente e Quente)
_Material do Eletrodo
_Modelo do Eletrodo
Agora em cima dessas caracteristicas, observando as propriedades do sistema de ignicao, vc pode buscar uma vela q seja condigente!
Se for pra escolher, usaria a BPR6S, por ser resistiva.
Entre a BP6S e a B6S, a unica diferenca é em relacao a esse "isolador progetado".
Quanto a BP6HS, teria q observar quanto a essa dimensao da rosca, pois pode acabar nao sendo compativel ( Curta demais, ou longa demais) H=12,7 mm
Blz,
Se analizarmos a vela da bosch: W8EC
Temos
W= 14mm de rosca e sextavado de 20,8 - compatível com a B6S NGK
E= 9,5 centimetros de comprimento de rosca (descobrimos o comprimento da rosca?)
C= cobre também compatível com a B6S NGK
O interesante é que o Grau térmico muda para 8 sendo o da NGK 6! as duas fábricas usam a escala de 2 a 13!
E agora!?!?!?!?
Seguindo estes dados, e sabendo que essa W8EC, tudo leva acrer que o comprimento da rosca necessaria para o BF seja esse (9,5) Claro q se pode variar um pouco com outras de rosca mais longa, porem com a observacao do detalhe de que estas nao ultrapassem uma tolerancia , pois ai existira um problema logico.
Quanto ao grau termico, esse como ja mencionei antes, vai depender das caracteristicas do teu conjunto.
Na verdade, as perguntas ja foram respondidas sim.
Agora, escolher uma vela ideal, sem saber qual o tipo e estado o motor e sistema de ignicao, isto eu nao faco.
Se alguem souber mais informacoes e ideias a respeito, é so postar!
Selva!!!!
Ps: Vcs em Itajai, nao irao por acaso fazer uma trilha em dezembro?
Pesquisando sobre a BPR6S descobri que é uma vela usada em motores V8 náuticos, mas acho que não deve ser problema.
Estou disposto a estudar a hipótese de colocar uma BPR8S, aumentando o grau térmico, pois ao ver minas velas ontem, verifiquei crbonização seca, o que pode indicar vela com grau térmico abaixo do recomendado (meu sistema está com ignição eletrônica, bobina Bosh KW - uma bobina forte e cabos de silicone 8mm)
Fala galera!!!
Pois bem... a um tempo coloquei um jogo de velas de fusca no meu CJ 6cc (pois não tinha achado de imediato em minha cidade as do jeep)... não tive problema nenhum mas dai veio a duvida...
Se o motor não estiver 100% elas podem encharcar pois tem o comprimento maior que o das velas originais para o bf161... ISSO E VERDADE???
A queima das velas do fusca realmente e maior que as originais do jeep???.....
alguem ai pode citar desvantagens e vantagens.....
Obrigado....
1ª imagem ... fusca.
2ª imagem ... jeep.
Att,