Velas queimando!! ME AJUDEM COM URGÊNCIA!!
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Postado originalmente por ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
NECA!!!... O seu meca não tem como medir a TAXA de compressão com o tal aparelhinho. O Leopoldo está certo! Você sita adiante que a taxa de compressão é uma relação entre volumes... e é mesmo. Um cabeçote retificado rebaixou e a TAXA aumentou, assim como uma junta mais espessa diminui e mais "fina" aumenta também a taxa. O que ele mediu com o tal aparelhinho (chamemos de manômetro de máxima, tá?) foi a COMPRESSÃO (nada de taxa aí) e dá leitura direta. Compressão normal de cada cilindro (nesse motor) entre 120 e 140 lbs/polegada quadrada. Pode aceitar uma compressão mínima de 115 lbs/pol2 desde que a variação entre os cilindros não seja superior a 10 lbs/pol2.
VELAS QUEIMANDO, todo o mundo já falou e você já disse que é fuligem preta (não úmida) então comece por verificar: A- estado dos cabos das velas (com o motor funcionando no escuro vc vê as faíscas saindo dos cabos?
- pode colocar a mão por baixo dos cabos, vc vai vê-las em forma de fogo-fátuo); A.a- troque os cabos (aproveite para colocar cabos de silicone de 8.8 mm)
Compre um jogo de reparo de carburador (com gicleurs e tudo). Desmonte o carburador, lave-o todo com detergente, sopre tudo no posto e lave com tinner. Remonte e meu!... coloque a bendita esfera!!! Como o Leopoldo escreveu... um estúpido qq faz um monte de cursos e ensaios em bancadas especiais e coloca uma esferinha (só para encarecer o produto final?) e vem um franciscano iluminado e diz que essa m... só serve para!?... Valha-me São Francisco!!!... (de Assis ou Xavier, isto é muito importante saber)
Aconselho-o a levar o seu carbura a uma oficina especializada em carburadores onde eles têm todo o ferramental necessário para calibrar e testar... há tanta coisa aí que só os "iniciados" conhecem. Um carburador tem um labirinto de galerias que nem o filho de Dédalo seria capaz de desvendar.
ATENÇÃO PARA O QUE SE SEGUE: DESLIGUE A CHAVE DE IGNIÇÃO PARA FAZER ESTES AJUSTES!!!
B- ABERTURA DO PLATINADO; tire a tampa do distribuidor, gire o motor com uma chade estrela colocada no parafuso da polia até que o ressalto do distriba abra os contatos do platinado ao máximo e ajuste a bertura (tem de ser 0,02" ou 0,50 mm). B.a- Compre um calibrador "apalpa-folgas", não é caro.
C- AVANÇO INICIAL; desligue o tubo do vácuo, coloque o rotor no distriba e vá girando o motor (sempre no sentido do funcionamento, se passar do ponto gire no mesmo sentido, não vale voltar atrás!) até que o rotor "aponte" quase para o lado em que sai o cabo de vela do cilindro 1. C.a- Olhe as marcas da polia e veja a marca de 5 graus antes do ponto morto superior (vc tem manual, isso está tudo ali). Mas!... naquele tempo não havia mistura de álcool na gasosa. Aí você pode colocar na marca 6 graus APS. C.b- Agora ligue uma lâmpada comum de painel de 12 V com duas garrinhas tipo jacaré (presumo que você não disponha de uma lâmpada estroboscópica - pistola de ponto) no parafuso onde sai o cabo que vem da bateria ao distribuidor e a outra garra na massa. C.c- solte o parafuso que firma o distriba, mas não o gire ainda. C.d- ligue a chave de ignição e gire o distribuidor até que a lâmpada acenda (atenção de novo! Vc percebeu para que lado o rotor estava girando quando você girou o motor no sentido do funcionamento?) se você gira o distribuidor nesse sentido você atrasa o ponto. Se gira contra, avança. Sacou? É aquele pontinho em que a lâmpada começa a acender (o distriba vc já desmontou, limpou e lubrificou como o Leopoldo descreveu e verificou o funcionamento do avanço a vácuo, certo?)
D- aperte um pouquinho o parafuso que fixa o distriba (vc vai ter de afrouxá-lo de novo para o ajuste final) e ligue o cano do vácuo. Feche a tampa semesquecer o rotor, heim!!! (até médico já esqueceu pinça dentro de paciente)
E- VELAS - (Não encontro a minha tabela de correspondência) O manual diz que deve usar Motorcraft B-AT6 (é NGK, Motorcraft e AC Delco são só griffes) Veja numa tabela na auto-peças qual a NGK corresponde a essa
B-AT6 e peça uma vela MAIS QUENTE (de novo a m... do álcool na gasosa)
Agora é só botar pra funcionar. Antes preste atenção no que o Leopoldo (gosto desse cara) falou sobre carburas (parafuso preto/parafuso dourado) Valeu Leo!
Não tenha medo... mecânica é apaixonante e jeep gosta de ser apalpado pelo dono proporcionando orgasmos múltiplos e violentos... Sabe a história do machão né?...
Esfera inútil!... Só aquela que a Seleção chutava na Alemanha...
Em tempo... eu disse que o motor você só gira no sentido de funcionamento, o distribuidor você pode voltar... valeu? Acrescento isto porque já é domingo 1:30 da manhã (hora de Brasília ou 4:30 GMT) e os mecas de plantão vão começar a xingar o velho aqui)
VOTE NO SEGUNDO!!!
Velas queimando!! ME AJUDEM COM URGÊNCIA!!
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lucasnassif_offroader4x4
Pessoal,
o bura foi recondicionado, coloquei ignição eletronica, cabo de silicone, etc etc etc, mas as velas continuam com fuligem..e agora??
eu observo que acelerando devagar, em um certo ponto ele embola e qdo ele embola, dá excesso no bura!! Outro dia eu tirei o filtro, olhei pra dentro do bura e acelerei. ao sair da lenta, a gasolina é injetada por cima e na hra que ele embolou saiu um jato a mais!! Deu excesso! Depois disso, o excesso não parou, dava até pra escutar um barulho na borboleta do excesso sendo queimado (parece que tá fritando algo)!!
Sobre esse excesso do bura, tem alguma coisa a ver com a pressao da bomba de gasosa?? Está muito alta essa pressão? Ouvi dizer que dependendo da espessura da junta colocada, a pressão muda, e o mecanico que disse akelas coisas da esfera, trocou a junta certa e colocou uma lá que ele axou no chão!! Cortou de uma caixa de sapato!! Pode ser isso??
Espero ajuda de todos!!
Abssss
Lucas, antes de mais me diga que velas você está usando... já sabemos que é NGK (porque todas são exceto as bosh). Veja o que está escrito na porcelana, ou melhor, na base metálica. Vou procurar minha tabela, depois conversamos, ok? Para já a junta da bomba não tem muita influência na pressão, mas de caixa de sapato não! Mas não é disso. Você tem o manual do proprietário? Já mudou de meca? Faça você mesmo. O valor da mão-de-obra (especialmente desse seu meca) você usa para comprar certas "coisitas" e de quebra você ganha a satisfação de ter feito tudo. Vai ter de seguir um passo-a-passo. Só responda essas perguntas e voltaremos aqui mesmo.
Velas queimando!! ME AJUDEM COM URGÊNCIA!!
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Postado originalmente por
lucasnassif_offroader4x4
antonio luis,
não sei direito qual é o modelo da vela! Vou verificar e posto aki!!
quando eu vo compra-las, eu entro numa loja de peças de jeep (portugues4x4) e peço velas pro jeep 6cc original! Já comprei 4 jogos diferetes em 4 lojas e todas deram a msm vela!!
Conclusão: acho que as velas tão certas neh?!
Abss pela ajuda
Lucas, em princípio sim. Só que eu estou achando que você talvez precise de uma vela mais quente. Quando pedimos velas para BF, eles entregam o que é recomendado no catálogo (nas casas especializadas em jeep) já nem olham a tabela. Mas os motores trabalham em regimes diferentes uns dos outros. Se você usa o carro muito no trânsito, na estrada, etc. A mistura álcool/gasolina também complicou um pouco no nosso caso, já que os nossos motores são antediluvianos OPPSS!... antes dessa mistura. Me diga o que está escrito na vela. Ainda acredito que pode ser riqueza da mistura no bura, pode ser o ponto, sei lá... vamos tentar eliminar cada item até achar o problema. Um amigo tinha um bura que parecia perfeito até se descobrir que a parte superior era de um e a inferior (pé) de outro, estava dando uma entrada de ar falsa. Enfim, vamos pesquisar e tentar sem que você tenha de gastar muito... só não desanime, Ok?
Que velas usar no BF 161?
Alguém pode me dizer qual a melhor vela para se usar no BF 161?:?: