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Convex Datacenter
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  • #1
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    Amperímetro - Como ligar ??




    Pessoal,

    Comprei um amperímetro, a marca é genérica, mas tem dois conectores atrás, no papel fala para olhar a frente e o lado que for "+" ligar no positivo e o lado que for "-" ligar no negativo, beleeeeza, minha sobrinha de 5 anos sabe fazer isso , só que fui isso para testar e deu um curto que até queimei o dedo no fio, alguém sabe como ligar essa M@#@$% ( meu dedo ainda dói da queimadura )

    []´s f@@#@*&$ da vida.
    Ex-Willys / Ex-Samurai / Ex-Pajero Sport / Ex-Grand Cherokee Limited V8 5.2
    Jimny HR 2011

  • #2
    Amigo Kleber

    Muito cuidado pois os amperímetros devem ser ligados em SÉRIE com o circuito a ser medido, ou seja eles são com um ligação direta, pelo que enntendi voce deve ter-los ligado diretamente na bateria, provocando um curto circuito.

    À distancia não sei precisar se o modelo que voce usou, genérico, deve ter um resistor ligado junto. Alguns modelos de maior capacidade utilizam um resistor chamado Shunt. Aconselho a voce pedir orientação da ligação adequada na loja que comprou o medidor ou a um eletricista de automóveis de sua confiança. Vamos torcer para que seu amperímetro não se tenha danificado pelo curto circuito.

    Espero te-lo ajudado

    Um abraço

  • #3
    Veja se vc consegue entender o esquema abaixo

    Amperímetro liga em SÉRIE no circuito.

    Só que se depois do amperímetro vc tiver um guincho elétrico e a amperagem máxima do amperimetro for baixa, é fogo na certa.

    []´s.

    KGE
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -esquema_amperimetro.gif  

  • #4
    Usuário Avatar de Fabiano-SL
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    Olá amigo!

    Vc fechou um curto, note no desenho, nos parafusos do amperímetro entra o positivo da bateria e sai o positivo (retorno) p/ a chave de ignição... vc só usa o negativo na lâmpada de iluninação do amperímetro..

    Conforme o colega falou, amperímetro é ligado em sério no fio positivo!

    Veja o desenho que não tem erro

    [],s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -amperimetromanual_164.jpg  

  • #5
    Usuário
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    Ai que pisada de bola....

    Pessoal, valeu pelas respostas, assim que testar de novo ( e corretamente ) aviso vc´s.

    []´s já sem dor no dedo...
    Ex-Willys / Ex-Samurai / Ex-Pajero Sport / Ex-Grand Cherokee Limited V8 5.2
    Jimny HR 2011

  • #6
    Oi Kleber,

    Sugestão de amigo. NÃO instale o Amperímetro.
    É fria.
    Principalmente se toda a energia passar por ele.
    Vai ter que ter um cabo muito grosso entrando a saído do amperímetro e ainda assim vai ficar perigoso e gerar perdas.
    Um voltímetro é um instrumento mais útil e seguro; veja:
    http://hp.autometer.com/techtips/faq...erammeter.html

    Pergunta básica... até quanto marca o seu Amperímetro?

  • #7
    Usuário Avatar de andretomasi
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    Amperímetro

    Pessoal,

    Como faço para saber qual amperímetro devo usar? Tenho uma bateria de 100 amperes.. o amperímetro deve marcar os 100 amperes como "normal", no meio, certo? Então ele deve marcar até quanto? De 50 a 150 amperes??

    [ ]´s
    Land Rover Freelander 2 HSE 2008

    "Hold my beer and watch this"

  • #8
    Visitante
    Citação Postado originalmente por Wallace
    Oi Kleber,

    Sugestão de amigo. NÃO instale o Amperímetro.
    É fria.
    Principalmente se toda a energia passar por ele.
    Vai ter que ter um cabo muito grosso entrando a saído do amperímetro e ainda assim vai ficar perigoso e gerar perdas.
    Um voltímetro é um instrumento mais útil e seguro; veja:
    http://hp.autometer.com/techtips/faq...erammeter.html

    Pergunta básica... até quanto marca o seu Amperímetro?
    Concordo quanto ao Amp, e quanto as chaves gerais que tem o mesmo funcionamento ? Sera que vale a pena botar uma, mesmo com guincho eletrico ? To com uma aqui de 500A (da Donatti4x4) e tenho um Work 12.000. To com medo de instala-lo..

    Se eu instalar, sera que um cabo de 21mm seria suficiente ?

    []s

  • #9
    Usuário Avatar de Lauriston Azevedo
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    meu amigo, percebi vc comentar sobre cabo de 21mm, na tabela de fios e cabos padrão milimétricos, não existe o fio 21mm, mas 16mm e 25mm são os mais proximos deste que vc diz possuir, quanto a corrente deles são 68Ampéres e 89Ampéres respectivamente, e isto é muito pouco dependendo da corrente e ser drenada á carga e do comprimento deste seu condutor. Muito cuidado com instalações eletricas em veiculos, sempre utilize proteções, vc tem que contar com instalações que estejam imunes a intempéries, vibrações, temperatura, esmagamento, etc., para não causar curto circuito e ou fogo. tenha em mente que um bom "curto-circuito" com cabos grossos, pode inutilizar uma bateria, e o prejuizo estará só começando.

  • #10
    Citação Postado originalmente por Lauriston Azevedo Ver Post
    meu amigo, percebi vc comentar sobre cabo de 21mm, na tabela de fios e cabos padrão milimétricos, não existe o fio 21mm, mas 16mm e 25mm são os mais proximos deste que vc diz possuir, quanto a corrente deles são 68Ampéres e 89Ampéres respectivamente, e isto é muito pouco dependendo da corrente e ser drenada á carga e do comprimento deste seu condutor. Muito cuidado com instalações eletricas em veiculos, sempre utilize proteções, vc tem que contar com instalações que estejam imunes a intempéries, vibrações, temperatura, esmagamento, etc., para não causar curto circuito e ou fogo. tenha em mente que um bom "curto-circuito" com cabos grossos, pode inutilizar uma bateria, e o prejuizo estará só começando.

    Estou usando o fio com bitola de 16 mm(68 amp) porque maior que isso é grosso demais e não da pra colocar o conector na ponta. Não entendi o que voce falou com ser muito pouco essas bitolas, estou usando a bitola de 25 entre bateria e motor de arranque e essa é a bitola igual a que estava originalmente e pelo que olhei nos outros carros, no meu corsa por exemplo ele trabalha com a bitola de 16mm saindo da bateria, acima disso fica dificil de trabalhar as conexões.
    Outra coisa, o que voce quiz dizer que com cabos grossos pode inutilizar a bateria ??? Voce disse logo assima que 16 e 25 seriam muito pouco ???

    []s
    4X4 Brasil

  • #11
    Oi Keko,

    Como falei: NÃO instale um Amperímetro!
    Vai saber o que instalando o Amperímetro?
    Vai fazer ele medir a amperagem aonde?
    Uma bateria de 100 A deve dar pico de mais de 800 A...
    E tenho uma de 55 A que da mais 450 A de pico...

    Vou repetir... isso é perigoso e está muito claro que vocês não sabem o que estão fazendo.
    E do risco que estão correndo.
    Coloquem um voltímetro que é mais útil e não representa risco.

  • #12
    A mesma coisa.

    Uma de 500 A só para o guincho eu acho pouco, mas depende de que bateria e alternador esta usando... no meu caso não serviria. Lembre-se que quando o guincho estolar a amperagem vai ao infinito (na realidade não vai... mas vai para o máximo que o veiculo conseguir fornecer).

    A de 500 A para todo o veiculo menos o guincho pode ser o suficiente, mas depende do que tem de equipamento no carro.

    Para tudo junto... esquece.

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