caro elmer eu estou usando o google sktechup
seguer link no baixaki
http://baixaki.ig.com.br/download/Go...tchUp-Free.htm
Versão Imprimível
caro elmer eu estou usando o google sktechup
seguer link no baixaki
http://baixaki.ig.com.br/download/Go...tchUp-Free.htm
:pensativo:MEU PRIMO É ENG.MECANICO E TA BOLANDO PRA UMA EMPRESA AQ DO SUL UMA MAQUINA PRA FAZER ISTO!!!!!!!!!AI JA TO NA ESPREITA DE SIMPLIFICA-LA PRA COMEÇAR A RECONTRUIR MEU CJ-6,QUE VAI VIRAR CJ-8:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Amigos muito boa essa discussão, porém ainda acho que melhor seria reformar, pois o meus tava um lixo e eu mesmo em grende conhecimento técnico consegui dar um jeito, vejam as fotos.
Cavesco,
Só um detalhe que não pode esquecer e que muita gente esquece é o fato de que o chassis do jeep, na forma que ele foi concebido, deve ter uma boa torção, trabalhando junto com a suspensão. Esse é um dos segredos da suspensão do CJ. Coisa que num Engesa, por exemplo, quem trabalha acaba sendo somente a suspensão, o chassis tem pouca participação nesse trabalho. Por isso, talvez, fazer com perfil quadrado não seja o melhor para o CJ.
[s] torcidos,
Bem lembrado, Marcelo!
Não havia me atentado para esse detalhe importantíssimo.
Valeu!
Allexjose boa tarde,
Sem querer desanimar, apenas pensando na sua segurança depois de tantos acontecimentos tristes com o pessoal aqui do forum, um chassis não é só um monte de perfil de aço soldados e parafusados, tem algumas coisas que são importantes como: rigidez torcional, frequencia natural de vibração, fadiga, absoção de impactos vindos do solo, suspensão, etc....e para chegar a estes números é necessario muitas horas de projeto e calculo....o pessoal da Willys fez todos esses e muitos mais calculos ao longo da vida do Jeep, ao reformar o seu chassis voce poderia estar alterando alguns destes valores mas muito provavelmente em valores insignificantes, ou seja seu chassis continuaria com o mesmo comportamento de um chassis Willys. Ao construir um chassis novo tudo isso não esta sendo levado em consideração, a menos que voce esteja fazendo calculos e tudo mais....ai sim sua segurança estaria garantida.
[]' pensando na segurança.
consegui localizar um chassis de cj5 em melhor estado que o meu:dance: e estou praticamente concluindo o negocio:dance:.O dono dele esta de mudança e esta desfazendo de muita coisa e este chassis e uma das ultimas coisas.Estou fechando por R$300 reais.assim que eu possivel eu coloco as fotos dele.Mas ja adianto que gostaria da opnião de voces de como eu posso alongar as pontas do chassis em função do feixe de mola que eu pretendo usar ser o da pickup strada aproximadamente 10cm mais comprido.
pessoal um amigo meu esta montando um jeep e me pediu para fazer algumas dobradiças para a porta dele.. até ai tudo bem então hoje fui dar uma olhada do jeep dele que é o (jeep) esta ficando show e esta lá na chassis fortaleza zona leste de são paulo ai vai minha opinião nunca vi um chassis tão bem feito como o do cara não tem nenhum aqui em sampa que possa concorrer com o cara!!! é animal muito bem feito muito bonito e super resistente ele fez na época um prototipo e foi para teste para ver se passava em todos os processos para que fosse aprovado como protótipo os caras fizeram de tudo e ficaram admirado pois passou sem nenhum problema estive lá hoje e posso afirmar e mais forte do que o do proprio land rover engesa etc parede simplesmente de 5mmm de espessura...bom é ´só vendo pessoalmente para comprovar o trabalho do cara ...eu indico quem queira um chassis pro resto da vida... abraços:concordo:
Pessoal, bom dia
Não tem jeito, vou ter que partir para um chassis novo. Li esse tópico inteiro e alguns outros, inclusive no Pirate4x4, e como já se passaram alguns anos desde as últimas postagens, posto aqui algumas dúvidas que talvez tenham uma resposta mais atual (nosso hobby está sempre evoluindo, e o que era ruim no passado pode ser bom hoje).
Parto também da preferência em construir um chassis do zero pois encontrar um usado em bom estado é complicado e os novos vendidos por aí custam um rim e um fígado.
Antes de passar às perguntas, um resumo do que vai ser o meu CJ5, construído especificamente para trilhas:
Motor Ford YBlock 272 levemente apimentado
Caixa 260F + Dana 18
Eixos de Rural com alma Ensimec
SPOA
Molas Toy
Pneus 37" (futuramente 38"5)
Entre-eixos 100" (já esperando os 38"5)
Vamos lá:
1. Chassis tubular (retangular) restringe a flexão?
Essa teoria levantada aqui mesmo nesse tópico talvez não considere algumas melhorias atuais na suspensão, tais como SPOA, Jumelos Revolver, etc (apesar de já existirem na época da discussão). Na maioria dos tópicos que encontrei no Pirate4x4, os chassis fabricados utilizavam tubos de 2x4 polegadas, parede de 3mm. Algum ponto pacífico aqui (tubular vs perfil "U")?
2. Longarinas retas (vista lateral) ou seguindo as elevações originais na traseira e dianteira?
Quais os prós e contras das duas opções? No tópico da Gaiola das Loucas (http://www.4x4brasil.com.br/forum/fr...loucas-v8.html) alguém sugeriu ao Zeca que as fizesse retas mantendo assim o projeto simples e mantendo o centro de gravidade baixo. Sobre essa segunda vantagem (CG baixo) o tico e o teco aqui não conseguiram vizualizar de que maneira isso ocorreria. Outro ponto: As longarinas retas restringiriam também o quanto o eixo poderia subir numa suspa SPOA?
3. Especificações do aço?
Quando for comprar as barras, o que devo pedir?
4. Travessas:
As travessas podem ser também "vitaminadas" quanto à construção ou aqui a maleabilidade também conta?
Só lembro dessas perguntas por enquanto, mas tenho certeza que várias outras irão surgir na medida que o pessoal for desenvolvendo o raciocínio...
Abraço a todos
Eduardo
Caro Eduardo_Coton,
Não sou especialista em chassi, mas nesse vídeo você pode ver claramente a diferença entre um chassi rígido do Troller e Tracker ou um monobloco da TR4 e um chassi flexível do Jeep. O jeep não toma nem conhecimento do obstáculo, enquanto que os outros...
YouTube - ‪Canal de turma4x4‬‏
O problema é que hoje em dia é praticamente impossível conseguir um chassi novo como o do Jeep, então realmente quem terá que fazer todo o trabalho é a suspensão, mas se você conseguir um curso de suspensão que compense o movimento do chassi do jeep acho que você terá problemas com curso do cadan, por isso, tudo tem que ser muito bem estudado e calculado.
Por outro lado, o chassi mais rígido melhora a estabilidade em rodovias, o que permite fazer viagens mais longas com mais segurança.
É uma questão a se pensar.
Robertux, tudo blz?
Fazendo aqui o advogado do diabo, ok?
Vc não acha maldade :twisted: comparar o CJ com essas viaturas que parecem que acabaram de sair da concessonária de tão originais que são as suspas? Até que ponto, no CJ, foi o chassis que torceu. Será que não foi apenas a suspa dele?
Também não sou especialista nessa bagaça toda, mas uma idéia que me ocorreu agora: o set-up chassis CJ original + Feixe de mola original (duro pra KCT) + eixos originais (menor alavanca) torceria mais que um chassis mais rígido (tubular) + Feixe Toy + eixos de Rural (maior alavanca) + jumelos revolver? É essa equação que tem que ser feita ou deve-se comparar tudo separadamente?
São realidades completamente diferentes e nem gosto de comparar, mas porque o Tio Sam só faz chassis boxed/tubular? Bobos a gente sabe que eles não são.
E vamos desenvolvendo...
Abraço e valeu pela resposta
Estou iniciando um up no jeep e um ponto que gostaria de mexer, mas fico muito apreenssivo é o chassi.
Meu mecanico monta hot road e fabrica os chassis para tal, inclusive esta montando um chassi para um hot , misto forb 29 com ford 32, e mecanica V8 com cambio automatico. Conversando ontem com ele , a diferenca entre o chassi para off road e de hot orad é o uso, hot , nao roda em terreno irregular, assim a suspensao é mais rigida, visando tracao em piso de asfalto. O chassi dos hot são fechados em perfil quadrado ou retangular, nao tenho certeza.
Para o jeep, tivemos uma ideia louca e quem sabe pode rolar.
Montar o CJ em cima de um chassi de rual ou F75, vai ficar estranho, mas o que importa é que não precisa alongar o chassi. O que ele diz, a solda sempre fica muito resistente, mas em volta da soldfa é o problema, além de ter diferencas de materiais. Resumindo ele não acha interessante a questão de alongar chassi. Reforçar , sem problemas, sabendo que vai limitar o trabalho do chassi
em função da suspensão..
Como tenho na garagem uma rural e um jeep, vou tirar medidas e ver como ficaria a qustao desta louca adptacao,
Alguem ja viu isto antes: colocar a carroceria de um jeep, sobre o chassi de uma rural?