Em nenhum momento quis causar confusãso deses tipo...

Por isso uso e abuso dos emoticons. Em nenhum momento quis também ofender-lhe. Se isso aconteceu, desculpe, ok?

Agora, fico chateado quando vejo as pessoas colocarem PREÇO no serviço dos OUTROS...

Concorrência existe para isso!!!

Se fulano disse que custa tanto, e beltrano outro tanto, cabe ao consumidor julgar o valor que pensa ser justo. Não adianta ficar reclamando que a oficina tal cobra tanto, e por isso a outra deveria cobrar menos...

Analise os dados fornecidos, pense e decida pela melhor opção, segundo seus critérios PESSOAIS.
Não espere que o construtor de Riviera cobre o mesmo preço do puxador de telhadinhos...

Manter e modificar um 4x4 nunca foi barato e nunca será, assim como os outros segmentos do automobilismo. Off road é um esporte CARO... infelizmente essa é a realidade.

Trilha bem feita, com os devidos cuidados com a viatura não sai por menos de R$300,00. Pergunte ao pessoal do RC quanto eles gastam por prova...
Por isso eu NÃO faço trilhas pelo prazer da performance da viatura apenas. Exijo um objetivo final... cachoeira, trabalho social, churrasco, etc.

Pessoalmente eu não acho um restaurador de carros antigos a pesssoa mais indicada para trabalhar em meu 4x4. A não ser que o objetivo fosse deixá-lo 100% original.
Agora, se esse teu restaurador cobra 100 reais por DIA de trabalho... só de pensar que ele ainda teria de devolver R$27,50 desses para o governo... isso sem contar outras obrigações financeiras... eu acho BARATO (mesmo sem conhecê-lo pessoalmente). Aproveite os serviços dele!!!

Veja, não acho que outras oficinas cobram caro... ele é que cobra barato. Somente uma inversão de raciocínio... Normalmente, o critério que EU utilizo para avaliar o custo de um serviço é simples. Quanto tempo EU gastaria para efetuá-lo? Quanto estou disposto a pagar para economizar esse período?

Por isso eu digo que para valorizar o serviço de outrem, você deve valorizar o próprio antes!!!

Agora, depois de muitas experiências, mesmo inexperiente como mecânico, sou adepto do faça você mesmo. Às vezes sai mais caro, mas encaro como o custo do aprendizado...

E no final, se der tudo errado, tenho que pedir explicações a alguém que conheço há 24 anos....

Abraço,