x
Convex Datacenter
Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 38

Olá pessoal das trilhas! Passei por aqui novamente e me chamou a atenção o assunto: fabricar um guincho a partir de uma talha manual.

Vou deixar minhas considerações sobre o assunto, para ajudar àqueles que tentarão realizar esta "façanha"

As talhas manuais nada mais são do que engrenagens que funcionam com o princípio da redução por polias. Hoje, no mercado nacional, existem talhas manuais que vão desde os 250kgs de içamento até as poucas 60 toneladas. Claro que não existe milagre: quanto mais pesado, maior será o "comprimento" à ser tracionado nas correntes.

As correntes utilizadas nas talhas são pesadas pelo próprio motivo de facilitar o içamento das cargas verticalmente. Porém, existem talhas que são equipadas com correntes em aço grau 8 que diminui um pouco seu peso.

Porém, um fator que acredito que inviabiliza este "projeto": custo. As talhas possuem um custo relativamente alto por causa das correntes, que não são correntes comuns. As correntes das talhas são correntes calibradas, ou seja, correntes que possuem exatamente todas suas medidas iguais elo por elo. Isso torna a fabricação da corrente mais custosa e consequentemente o preço final do produto também. Nem preciso dizer que as correntes grau 8 são 3/4x mais caras também né.

Como vi que o pessoal por aqui gosta de economizar, acredito então que este feito com as talhas manuais não seja o melhor caminho. Talvez fabricar a partir de redutores de elevador conforme comentaram acima possa ser um jeito viável, porém não posso opinar sobre ele.

Mas no fundo no fundo eu acredito que o jeito mais econômico é comprar um guincho que já foi desenvolvido para veículos. Sabem como é... o barato pode sair caro depois...

Bom, espero poder ter ajudado novamente com estas informações.

Um abraço aos colegas trilheiros!

Usuário Avatar de LeGauer
    Entrada
    22/08/2011
    Local
    Xanxerê/SC
    Agradecimentos: 0
    Olá amigos,

Um companheiro de trilhas tem um guincho mecânico feito em casa, por ele mesmo.
    Ele usou uma caixa de redução de implementos agrícolas, fez um carretel artesanal e usou uma roda livre para desacoplar, para poder desenrolar o carretel manualmente, puxando o cabo.

Não sei o quanto ele gastou, mas ficou excelente; muito forte mesmo.

Usuário Avatar de gustavo seixas
    Entrada
    21/11/2007
    Local
    lavras/MG
    teria fotos????
    Vitara 97,mud 30", ap 2.0,lift 2,5"+3",P.A.V. flex.
    VHF- ICOM IC-V8000 PU4-GSG
    [/COLOR]

Usuário Avatar de antonio umino
    Entrada
    29/08/2009
    Local
    T U P Ã/SP
    Agradecimentos: 26
    Não sei se vcs viram mas este tópico tá parado há exatamente um ano.....
    Um abraço.
    Rural Willys,1965. 1966. 1973

Pickup Willys F 75 1966, e 1976

Entrada
    21/11/2007
    Local
    lavras/MG
    o último post do amigo legauer é do dia 07/06/12
    a pergunta é se ele teria fotos do guincho do amigo dele
    [/COLOR]

Usuário
    Entrada
    30/05/2012
    Local
    são paulo capital/SP
    É a primeira vez que escrevo algo aqui neste forum espero ser util.Bom vejo que muitos não tem condiçoes de comprar aquele guincho que é o sonho de consumo que consegue arrastar até tanque de guerra atolado pois muito bem existem varias maneiras de fazer um guincho bom é barato por exemplo aquelas catracas usadas em carrocerias de caminhão eu já usei é muito bom só tem que ter uma barra de ferro e um pouco de força no braço.No momento eu estou construindo o meu proprio guincho mecanico usando uma velha pto agricola e um redutor 35:1 já fiz um guincho eletrico usando uma carcaça de motor de arranque fazendo ele roletado e modificando a bobina de campo aonde ele gira pra frente e pra traz como os guinchos de verdade que usão o mesmo tipo de motor .

Entrada
    21/11/2007
    Local
    lavras/MG
    Posta fotos desse projeto ae,um monte de cabeça pensa melhor q uma,a turma vai dano idéia e o negocio acaba ficano melhor q o esperado.
    [/COLOR]

Usuário
    Entrada
    08/12/2007
    Local
    uberaba/MG
    Bom dia pessoal, a questão de se fazer guinchos a partir de talhas é muito complicado e dispendioso. Eu tinha uma empresa de iluminação em eventos, tinha uma grande quantidade de talhas (as correntes são caras por causa da calibragem dos elos) . Eu quando precisei de talhas longas (não se encontrava prontas para comprar ) eu comprava duas ou tres e tirava as correntes para fazer uma longa, então sobrava e eu já era jipeiro e por coincidência, os atuais guinchos elétricos eram poucos e caríssimos, então eu tentei de diversas formas montar um guincho por talha de corrente. Não vou contar a aventura e nem os reveses técnicos, desistam enquanto é tempo, o guincho eletrico está muito acessível e tecnicamente pronto para a função. Portanto se alguém quiser montar um guincho manual, usem os redutores para motores eletricos, manivelas e outras "tranquitanas" para reduzir os esforços, mas esqueçam as talhas manuais á corrente (aquilo também só trabalham na vertical ou próximo - elas tem discos de atrito (espécie de embreagem) - são balanceadas para a carga de elevação - uma para 2 tonelas pesam com corrente o peso de 02 guinchos elétricos de 9.000 libras ou mais. NEUDO

Usuário Avatar de LeGauer
    Entrada
    22/08/2011
    Local
    Xanxerê/SC
    Citação Postado originalmente por gustavo seixas Ver Post
    o último post do amigo legauer é do dia 07/06/12
    a pergunta é se ele teria fotos do guincho do amigo dele
    Olá pessoal,

Não tenho fotos, mas vou providenciar... até a semana que vem posto para vocês.
    Abraços

Entrada
    21/11/2007
    Local
    lavras/MG
    estamos no aguardo!!!!!!!!
    [/COLOR]

Usuário Avatar de bacana00
    Entrada
    29/06/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Tem guinchos a 110 reias na tratorgama, não vale mais a pena..

Usuário Avatar de edwint
    Entrada
    15/12/2005
    Local
    sp/SP
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por bacana00 Ver Post
    Tem guinchos a 110 reias na tratorgama, não vale mais a pena..
    Realmente baratearam demais, quanto a pecas de reposição e assistencia tecnica, qualidade, tenho minhas duvidas

Quando comprei meu 9.000lbs a uns 5 anos atraz, paguei mais de 3.000,00...

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem