
Postado originalmente por
GuTo_Cerulli
Pedro,
Concordo com você, tal adaptação justifica a troca dos eixos por outros de Rural ou F-75, mas...
Deixar as molas planas faz com que diminua a altura total do jeep deixando seu centro de gravidade mais baixo, o que é muito interessante, ainda mais em trilhas com erosão. Além disso, tem um fenômeno considerável: as molas planas trabalham em ambos os sentidos, ou seja, não só proporcionam uma abertura da suspensão com maior eficácia, como também é verdadeiro o contrário, curioso né?
Amortecedores de Ranger vão aguentar o curso com toda certeza...mas ainda podem ser melhorados posteriormente.
Jumelos revólver com trava? Não conheço estes ainda...já vi articulados com trava, além disso acho os revolver mais interessantes por pouparem as buchas.
Arquear as molas são uma perda de dinheiro e tempo, realmente. Por isso, manter as molas "cansadas" e fazer o spoa trazem muitos benefícios.
A ressalva fica na questão cultural...tem gente que gosta de jeeps altos e duros, como se não tivessem molas entre o chassi e o eixo, que ao subirem na sarjeta tombam com um empurrão mais forte; outros, preferem jeeps mais funcionais, com centro de gravidade mais baixo, com o maior curso de suspensão possível. Tudo é uma questão de bolso, disponibilidade de tempo e o mais importante: o uso do jeep.
Nilsinho,
Fazer um setup com molas originais nos dois eixos, jumelos originais na dianteira e revólver na traseiro, junto com amortecedores de maior curso, comprovadamente funcionam, estabilidade e funcionalidade já foram vistos no Jeep do Rodrigo da Garra 4x4.
[]'s