Nilsinho,
Coloquei isto pois os gringos já falam... "cheap flex = buy a locker"...
Não sei como pode se comportar as molas do CJ arqueadas pois se não me engano são 12 na frente e 10 atraz.... é mola pacas! Naturalmente as molas do CJ não são feitas para torcer e sim para carga... por isso que o chassis to CJ torce...
Qual pneu (medida) você está usando?
Quanto pretende mexer e gastar?
[]'s
Cara to usando 750 X 16, mas pretendo colocar 265/75, pelo fato de ter motor e cambio orig fico limitado neste max de pneus, pois mais q isso aqui em Campos, fico limitado por falta de motor...
Qnto a gastar pretendo é lógico o menos possível, mas acho que uns mir conto (sem contar mdo)...
Gustavo, desculpe a ignorância, mas vc poderia ser um pouco mais didático, pq eu não entendi muito bem e como esse tópico muito me interessa.....
Eu sempre pensei em usar essa configuração no meu, porém como era pouco convencional acabei esquecendo, só que penso em usar 8 lâminas na frente e 8 atrás, pois meu CJ é leve.
Outra questão: pra quem quer usar os feixes originais e revolver na frente tb, será que não seria necessário fazer a reversão dos jumelo?
Peleje, nada de jumelo articulado ou qualquer dispositivo móvel na frente do Cj não acho seguro. No máx você pode seguir alguns gringos e usar 1/4 eliptica, e com os jumelos na parte de trás do feixe. Usar 8 láminas atrás pode ficar macio, mas creio que vai dar axle wrap, provavelmente vai precisar fazer um dispositivo pra controlar isso.
O que o Risso quis dizer, é que em termos de custo benefício, uma suspensão para curso barata, (mesmo valor de um bloqueio 100%) vale mais o bloqueio.
Minha opinião é que: Depende. De onde você vai andar com o jeep, e do que você quer a um prazo um pouco maior. Eu creio que todos sonham em ter uma boa suspensão e também um bom bloqueio 100%. Começaria com a susp. depois vem o bloq. depois vem isso e mais aquilo
O correto eu acho, pra não gastar a toa, é visualizar como quer o jeep a longo prazo, fazer um projeto das mudanças e um cronograma, mudanças estruturais primeiro. Vai seguindo ele conforme o tempo$$ deixar, de uma forma coerente, sempre deixando tudo pronto pra próxima pegada.
Nilsinho, por que não fazer SPOA só por que os eixos são originais?
Eu sei Elmer, vc esqueceu que eu e vc quase espancamos o Beto Lacerda com essa discussão?
Só que na época os feixes em questão eram os da band que já trabalham assim na band e qdo fosse adaptados no jeep teriam que ser colocados a frente. Pq no caso, acho que eu só colocaria no eixo traseiro mesmo.
Em relação ao custo ser igual ao preço do bloqueio, o bloqueio eu já tenho, o próximo upgrade seria a suspensão, por isso queria estudar o melhor custo benefício para o meu uso.
tomba tomba depende do teu pé, tem muita gente que usa SPOA com eixo original, mais até do que com eixo de F-75 ($$), e ta aí andando. Eu já montei uns 8 jipes spoa com eixos origs que usam pneu 750-16 ou 267-75, e a diferença na erosão pros originais é boa. Se o teu jeep já ta com as molas arreadas, não vai ficar muito mais alto do que se arquear elas novamente, oque vc não deve fazer por n motivos (vai ficar muito duro, vai arrear denovo rapidinho, vai judiar das molas, vai perder em curso, etc).
Acho que na trilha é mais fácil um jeep tombar por não encontrar o fundo da erosão.