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  • #529
    Usuário Avatar de Aristides Jr
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    Olá JonasKyojin!

    É sempre bom ver gente jovem interessada nos velhos Jeeps!
    Poste aqui fotos do Jeep, nós gostamos muito! Além do que muita gente virá em seu ajuda!

    Utilizar outro tipo de amortecedor no Jeep Willys acredito ser comum, existem vários modelos que tem o mesmo curso e no máximo com adaptação da borracha de fixação servem direitinho!

    Sobre estas outras modificação acontece que quando voce mexe na altura e montagem, muitas outras coisas são alteradas exemplo geometria da direção, alinhamento de cardans... O centro de equilibrio/gravidade, e a dirigibilidade ficam muito prejudicadas.

    Eu não aconselho! Tenho certeza que seu jeep pode ser muito legal sem estas modificações! Caso seja extremamente necessárias e com acompanhamento de montador experiente, voce pode melhorar alguma coisa, mas vai piorar em muitas outras.

    Eu sei que digo isto para quase todas as modificações, mas especialmente esta me incomoda, quando tinha perto da sua idade fiz exatamente igual a voce (o que eu nem precisava) capotei o Jeep!

  • #530
    Equipe de Apoio Avatar de tuna
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    Citação Postado originalmente por JonasKyojin Ver Post
    Olá pessoal; gostaria de ter a opinião de pessoas mais experientes, quanto ao uso dos amortecedores traseiros da S-10 10/11 no cj5.
    vou manter as molas originais; colocar o eixo por baixo das molas e colocar jumelos um pouco maiores.
    Como o Aristides já disse SPOA uma adptação que exige estudo e ciência, vais passar as molas pra cima do eixo por estética? esquece, vai ficar uma merda e perigoso.
    Qual vai ser o uso do jeep?
    que tamanho de pneus pretende colocar?
    SPOA + jumelos altos?????? Pra quê?
    vai usar eixos originais?
    começaria a pesquisa e estudo por aqui:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/je...oa-em-cjs.html (SPOA em CJs)

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/je...nsao-spoa.html (Suspensão SPOA)

    Já adianto: vai ter que corrigir o angulo de cáster da maneira correta, se mantiver os jumelos e molas originais dá pra usar amortecedores originais nos suportes originais sem problema (usei assim com eixo de f75 e molas originais era muito bom)
    SPOA bem feito é uma solução interessante para ganho de curso e possibilidade de uso de pneus maiores. Fora isso é dor de cabeça.

    nas fotos na trilha e na rua de costas SPOA com eixos de f75, molas originais do jeep e amortecedores originais.

    Na outra foto, SPOA, jumelos revolver, molas toyota, eixos de rural, em ambas o castér foi corrigido para 4 graus positivo, ando a 120 com esse carro sem problemas

    []´s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Amortecedores para o CJ5-imagem-027.jpg   Amortecedores para o CJ5-15542341_10211677675241861_3986964165700025831_n.jpg   Amortecedores para o CJ5-130108_9.jpg   Amortecedores para o CJ5-130108_7.jpg  
    Tuna
    Cj-5 1966 - "Tsunami"

  • #531
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    Obrigado Aristides!
    Postarei sim; conforme for restaurando ele; pois estou começando do zero por se dizer rs..
    4X4 Brasil

  • #532
    Usuário Avatar de Aristides Jr
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    Olá JonasKyojin!
    Parabens pela iniciativa de reforma!

    Voce poderá contar sempre com as informações que estão aqui, que diga-se de passagem são suficientes para uma pessoa com conhecimentos básicos montar um jeep das peças até o estado de zéro KM!

    Antes de começar se voce puder definir como pretende usar seu jeep, evitará refazimentos e arrependimentos.
    Jeep para uso em final de semana, passeios, trilhas leves e média.

    Voce pode participar de praticamente tudo com o Jeep totalmente original!
    Inclusive se voce direcionar sua reforma para mantê-lo como saiu de fábrica, voce encontra todas as peças, tudo o que precisar!
    Ao final voce terá um ótimo Jeep! Forte e confiável!

    Poste as fotos da maneira como ele está, mesmo que seja apenas os pedaços.

    Eu ainda não aprendi utilizar direito os recursos aqui do forum, mas sei que existe como criar um album, como se fosse uma agenda e a medida que a reforma vai acontecendo, voce vai documentando.

  • #533
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    Citação Postado originalmente por tuna Ver Post
    Como o Aristides já disse SPOA uma adptação que exige estudo e ciência, vais passar as molas pra cima do eixo por estética? esquece, vai ficar uma merda e perigoso.
    Qual vai ser o uso do jeep?
    que tamanho de pneus pretende colocar?
    SPOA + jumelos altos?????? Pra quê?
    vai usar eixos originais?
    começaria a pesquisa e estudo por aqui:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/je...oa-em-cjs.html (SPOA em CJs)

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/je...nsao-spoa.html (Suspensão SPOA)

    Já adianto: vai ter que corrigir o angulo de cáster da maneira correta, se mantiver os jumelos e molas originais dá pra usar amortecedores originais nos suportes originais sem problema (usei assim com eixo de f75 e molas originais era muito bom)
    SPOA bem feito é uma solução interessante para ganho de curso e possibilidade de uso de pneus maiores. Fora isso é dor de cabeça.

    nas fotos na trilha e na rua de costas SPOA com eixos de f75, molas originais do jeep e amortecedores originais.

    Na outra foto, SPOA, jumelos revolver, molas toyota, eixos de rural, em ambas o castér foi corrigido para 4 graus positivo, ando a 120 com esse carro sem problemas

    []´s
    Opa Tuna..
    Na verdade só estou analisando as melhores opções e as mais fáceis também; para deixar meu cj mais alto e incorpado.. Sou novo nessa area, sempre gostei de trilhas mas só agora surgiu a oportunidade de comprar esse jeep para mim reformar..
    Comprei peneus do Troller 33x12,5
    E estou olhando ums aros para eles..
    Citei essa ideia de SPOA mas concordo que não seria boua ideia pelo menos por agora; já q não quero perder estabilidade nem alterar muito curso caster e etc
    pretendo usar o cj para cidade e para trilhas leves..
    Vou arquear um pouco as molas q são originais e usar um jumelo pouco maior.
    Quanto ao Jumelo revolver, n sei muito a respeito de seus princípios; sei que ajuda bastante o eixo para desníveis de solo; mas já vi comentários que se torna perigoso para pistas, sujeito a capotamento.. Poderia me confirmar se isso procede?
    Obgd pelo comentário e pf se possível podem ir me dando sugestões e idéias aí pessoal ✌😃

  • #534
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    O amortecedor da S10 pode ser utilizado, mas precisa trocar as buchas do olhal superior, pois a fixação é diferente.
    O mais comum que a galera instala no Jeep é o traseiro da Ranger antiga: http://www.4x4brasil.com.br/forum/je...da-ranger.html

    Spoa com feixe original não compensa;
    Spoa com jumelo alto não presta;

    Já usei pneu 35 sem spoa, mas a suspensão era com feixes de toyota band e jumelos de tamanho original, que já dá uma boa diferença em relação ao conforto e altura comparada com a suspensão original.



    Os pneus traseiros raspavam um pouco na caixa de rodas daí um tempo depois acabei fazendo spoa e instalando eixos de rural



    Boa sorte na empreitada.

  • #535
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    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    O amortecedor da S10 pode ser utilizado, mas precisa trocar as buchas do olhal superior, pois a fixação é diferente.
    O mais comum que a galera instala no Jeep é o traseiro da Ranger antiga: http://www.4x4brasil.com.br/forum/je...da-ranger.html

    Spoa com feixe original não compensa;
    Spoa com jumelo alto não presta;

    Já usei pneu 35 sem spoa, mas a suspensão era com feixes de toyota band e jumelos de tamanho original, que já dá uma boa diferença em relação ao conforto e altura comparada com a suspensão original.



    Os pneus traseiros raspavam um pouco na caixa de rodas daí um tempo depois acabei fazendo spoa e instalando eixos de rural



    Boa sorte na empreitada.
    Opa Elmer; bacana sua viatura.. Vou dar uma olhada nos da Ranger; obgd!

  • #536
    Usuário Avatar de marushio
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    Amortecedor Traseiro Cofap Bl1007 Kombi Clipper 78-96, esse e o código? qual modificação fazer nesses amortecedoes trazeiros?

  • #537
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Citação Postado originalmente por marushio Ver Post
    Amortecedor Traseiro Cofap Bl1007 Kombi Clipper 78-96, esse e o código? qual modificação fazer nesses amortecedoes trazeiros?
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/je...e-adaptar.html

  • #538
    Pessoal, reativando o topico, vou relatar minha experiencia na instalacao dos amortecedores da Ranger 97 no Jeep Willys. Este topico foi essencial para minha decisao e orientacaoo na instalacao. Inicialmente, cabe esclarecer que no Jeep estava instalado o amortecedor convencional de fabricacao nacional da marca Gardinotec. Muito bons e duraram quase 20 anos, em trilhas leves. Considerando que a suspensao do meu Jeep está um pouco mais alta, estou usando os jumelos de 3", decidi trocar pelo amortecedor Cofap Turbogas traseiro da Ranger 97. A primeira coisa é sacar a bucha inferior que vem no amortecedor, a bucha de cima serve no jeep e a borracha é macia, aceita uma variacao do pino sem problema. Para o olhal inferior, eu testei as buchas bipartidas do amortecedor da Toyota Bandeirantes antiga para substituir, achei muito macias e deformam antes do aperto final, descartei. A alternativa foi instalar as buchas do amortecedor do MB608, sem o caninho central. O furo do centro da bucha da certinho no pino do Jeep, mas tive que desgastar um pouco a parte externa da bucha, usando o esmeril, para quando encaixar no olhal do amortecedor nao apertar o furo central. Feito isso, bora para instalacao. O amortecedor Turbogas tende a ficar aberto e ai que o bicho pega. Para instalar, usei as cintas que vem no amortecedor fechando-o ate uma altura menor que os dois pinos de fixacao. Passei detergente de cozinha para lubrificar o pino e a bucha. Eu encaixei um pouco do olhal inferior e soltei a cinta, quando o olhal passou pelo pino superior, eu o encaixei rapidamente. Para completar o encaixe da parte inferior, eu usei uma corda passando por tras das molas e perto do olhal do amortecedor, fiz um laco de forca e puxando a corda, eu ajudava o deslocamento do amortecedor com a mao ou com o pe, rss, dependendo do grau de dificuldade. Quando uma parte da rosca estava exposta, eu acabava de ajustar na chave, apertando a porca e arruela ate o final do curso do pino. E necessario tirar a roda e o jeep deve estar bem apoiado, porque sao necesarios alguns arrancos. (tive que tirar os acentos e os cedilhas do texto pq estava truncando os caracteres).
    4X4 Brasil

  • #539
    Usuário Avatar de Luiz Fernando de C
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    Boa noite!
    Estou finalizando a instalação das molas da toy e os amortecedores da ranger.
    Porém me veio um questionamento:
    Os amortecedores da ranger, no olhal inferior(o mesmo que é incompatível) vem com um caminho de metal, que se retirado, possibilita a instalação nos suportes originais do jeep, sem talvez a necessidade da bucha do amortecedor do MB608.

  • #540
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Citação Postado originalmente por Luiz Fernando de C Ver Post
    Boa noite!
    Estou finalizando a instalação das molas da toy e os amortecedores da ranger.
    Porém me veio um questionamento:
    Os amortecedores da ranger, no olhal inferior(o mesmo que é incompatível) vem com um caminho de metal, que se retirado, possibilita a instalação nos suportes originais do jeep, sem talvez a necessidade da bucha do amortecedor do MB608.
    O tubo de ferro da bucha do amortecedor da ranger não separa porque a borracha é moldada nele, só vai sair a bucha inteira, por isso a necessidade de troca por outra bucha com diâmetro interno compatível com os pinos do willys.

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