x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 68

Hybrid View

Usuário
    Entrada
    18/03/2009
    Local
    mambore/PR
    Agradecimentos: 2

Veneno para Falcon

Acabei de fazer um teste de velocidade final com meu Jeep e me senti meio decepcionado.

Com pneus 33" recapados (VJ 9100), câmbio 240fs 4 marchas e diferenciais 44x9 cheguei a míseros 110km/h aferidos no GPS com uma rotação máxima de 3.300rpm.

Como todos podem notar ta faltando motor... E sei que o Falcon 6cil é um motorzinho que teoricamente deveria ter força de sobra pra empurrar essa receita (pneus+diferenciais)

Agora a pergunta: alguém tem alguma receita bacana pra melhorar o desempenho do motor Falcon sem prejudicar muito a durabilidade do mesmo.

Ps: Estou usando um carburador solex h34.

Usuário Avatar de KitiU.
    Entrada
    25/06/2008
    Local
    Horizontina/RS
    Agradecimentos: 7
    Citação Postado originalmente por Mauricio Rotta Ver Post
    Acabei de fazer um teste de velocidade final com meu Jeep e me senti meio decepcionado.

Com pneus 33" recapados (VJ 9100), câmbio 240fs 4 marchas e diferenciais 44x9 cheguei a míseros 110km/h aferidos no GPS com uma rotação máxima de 3.300rpm.

Como todos podem notar ta faltando motor... E sei que o Falcon 6cil é um motorzinho que teoricamente deveria ter força de sobra pra empurrar essa receita (pneus+diferenciais)

Agora a pergunta: alguém tem alguma receita bacana pra melhorar o desempenho do motor Falcon sem prejudicar muito a durabilidade do mesmo.

Ps: Estou usando um carburador solex h34.
    Dae Maurício...

Só não entendi a rotação maxima de 3,300 RPM... seu motor não gira mais do que isso?? ou acabou a estrada???

Pois andando a 110 Km/h a 3,300 rpm... ta loco de bom... pra que mais do que isso, o jeep não foi feito para correr...

Na trilha ta bom o desempenho??? o Falcon mesmo o 3.6 é um baita motor...

Quem sabe uma carburação melhor lhe deixaria mais satisfeito, mas com certeza o consumo aumenta...

Forte abraço!
    Christian Ullmann

Usuário
    Entrada
    18/03/2009
    Local
    mambore/PR
    Agradecimentos: 2
    Ele atingiu 110km/h a 3.300rpm, e daí não foi mais, em 3ª ele dá quase 5.000rpm, sei q em 4ª ele nunca vai atingir 5mil, pq daí ele estaria a uns 170km/h huahuahauhauhau e minha filha é recem nascida e eu quero ver ela pelo menos se formar em uma faculdade! Mas se ele desse uma pequena afinada e atingisse uns 3.800 em 4ª ele saltaria pra uns 125km/h que seria mais ou menos o que eu almejo.

PS: Em trilhas ele está ótimo!!!!!

Usuário Avatar de KitiU.
    Entrada
    25/06/2008
    Local
    Horizontina/RS
    Agradecimentos: 7
    Considerando então que seu motor seja o Falcon 3.6 com as seguintes características:

Falcom 3.6
    Número de cilindors ............................................. 6 em linha
    Diâmetro dos cilindros ......................................... 93,47 mm
    Curso dos êmbolos .............................................. 87,88 mm
    Cilindrada .................................................. .......... 3.620 cm³
    Taxa de comprensão ............................................ 7,4:1
    Carburador .................................................. ........ simples
    Potência máxima líquida ........................................ 79,4kW (108,0 cv) a 3.700 rpm
    (ABNT-NBR-5484)
    Torque máximo líquido .......................................... 252,2 Nm (25,7 mkgf) a 1.400 rpm
    (ABNT-NBR-5484)
    Ordem de ignição
    (cilindro nº 1 do lado direito do ventilador) ............. 1 - 5 - 3 - 6 - 2 - 4
    Avanço inicial do motor - apms
    (com o tubo de vácuo desconectado e fechado) ..... 10º apms a 600 rpm
    Marcha lenta .................................................. ....... 600 ╧ 25 sem ar condicionado
    750 ╧ 25 com ar condicionado
    Índice de CO na marcha lenta- máximo ................. 3 %

O que eu faria, que pode ser melhorado nele, sem um custo exagerado é, melhorar a carburação, como não conheço solex h34, não sei dizer se é ou não um bom carburador, mas quem sabe um simples aumento do esguicho/gicle ja melhoraria o rendimento do motor, mas também aumentaria o consumo...

Outro detalhe que pode ser trabalhado, é no cabeçote, aumentar a taxa de compressão que é baixa (7,4:1) para no mínimo uns 8,4:1 devido nossa gasolina conter muito álcool, o ideal seria deixa de 9,5:1 a 10:1, mas dae isso ja pede outras alteração para obter um bom rendimento, ou seja, valer a pena...

Claro que não adianta mexer no cabeçote sem melhorar a alimentação do motor...então experimente primeiro mexer no carburador ou troca-lo por um melhor (corpo duplo caso o h34 não for)
    Christian Ullmann

Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
    Entrada
    02/06/2008
    Local
    Juazeiro do Norte/CE
    Agradecimentos: 4
    Aumenta essa compressão que o ganho de desempenho e torque vai ser enorme. Além de obviamente melhorar a queima e o consumo. Mas faça serviço com gente competente e não com o "Manoel" da esquina...
    GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A

Usuário Avatar de edubasile
    Entrada
    21/03/2007
    Local
    guarantã/SP
    Agradecimentos: 0
    O meu ta com carburador 3E, cambio 5 marchas (clark 2215) e relação 11x47, no cambio clarck 4 marchas cheguei a usar 12x47. Anda bem pacas!!! 125 km/h no GPS, mas como vc mesmo disse tb tenho filha pq pra criar e espero que minha mulher não morra viuva!!!!
    Cj5 1975 - o inicio. Cj2a 1947 - o meio
    Willys truck 1951 - a paixão. F1000 4x4 1994 - o todo dia

Usuário
    Entrada
    10/07/2004
    Local
    Niterói/RJ
    Agradecimento: 1
    Felipe,

Você poderia colocar uma sonda lambda com aquecedor + hallmeter/voltímetro para verificar se isso é problema de alimentação, realmente. Ou não só alimentação... "pipocar" pode ser problema relacionado à ignição, não necessariamente defeito no módulo de ignição. Bem, apenas com esta descrição muito resumida pode-se pensar em muitas possibilidades... você poderia fazer um vídeo, ou pelo menos a gravação do som do motor na hora em que ocorre o problema? O som é mais importante do que a imagem, mas ela poderá ajudar se o vídeo mostrar o que está sendo feito quando ocorre a falha.

Abraços!
    Sérgio Raposo - Motor Spice ignições especiais

Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 3
    procura umc arburador quadrijet ou um holley bijet já fica mais bravo, mas vai beber um monte

outra solução chama-se injeção, custo alto

um de custo baixo que vale muito apena do jeito que está é o DIS

procura o sergio raposo, só o boost de ignição já fica bem melhor, fora o sistema ficar a prova d'água
    4X4 Brasil
    Jeep Cherokee SPORT 2000

Usuário Avatar de Dodger
    Entrada
    07/12/2007
    Local
    Mariana/MG
    Reativando o tópico aqui.

Coloquei o motor Falcon num carro véio meu. o motor é daqueles mais novos com coletore de admissão dimensionado
    tbém tá com o solex H-34 pq era o que tinha aqui já no jeito de usar.
    pra quem num sabe o h-34 tem segundo estágio mecanico que começa a abrir quando o primeiro já está quase 100% acionado

O problema é o seguinte, os sintomas parecem o do amigo que iniciou o tópico, em baixa fica perfeito, se pisa fundo ele pipoca mesmo.
    tenho quase certeza que o problema tá na boca do coletor que não casa com o carburador sollex duplo. eu cheguei a fazer uma flnge tipo funil, jogando as duas bocas do solex pra uma boca grande do coletor do falcon.
    Se tirar a flange original do coletor do falcon, o H-34 cabe certinho lá, mas pra quem e observador vai ver que o primeiro estágio vai ficar muito fora de centro alimentando os cilindros de forma desigual, ai acho que fica pior ainda do que usar com flange.

tô começando a ver a possibilidade de usar um simples tipo o de c-10 ou um duplo 446 que abre os dois estagios juntos e tem duplo sistema de marcha lenta.

Usuário Avatar de junior888
    Entrada
    05/10/2010
    Local
    Cotiporã/RS
    Agradecimentos: 0
    O falcon 3.6, é melhor que o do opala 6cc??
    Toyota Bandeirante, OM-364 Turbo, SPOA, Pneus 35" BF Mud... Em breve k16 + intercooler...
    Cotiporã - RS

Usuário Avatar de calhiandro
    Entrada
    26/03/2011
    Local
    Garanhuns/PE
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por junior888 Ver Post
    O falcon 3.6, é melhor que o do opala 6cc??
    Eu acho que não, esse motor de opala 6cc era utilizado antigamente nas competições da estock car. Dos motores 6cc da época ele deve ser o melhor.
    CJ5-1976- Bob Esponja

Usuário Avatar de Dodger
    Entrada
    07/12/2007
    Local
    Mariana/MG
    Citação Postado originalmente por calhiandro Ver Post
    Eu acho que não, esse motor de opala 6cc era utilizado antigamente nas competições da estock car. Dos motores 6cc da época ele deve ser o melhor.
    Isso depende.... A stock aqui no Brasil virou monomarca(chevrolet-motor opala 6 cil) pq a montadora fez um lobby pra tirar de cena os outros fabricantes(ford-Mavericks V8) da antiga Divisão que deu origem a stock brasileira, onde corriam todos juntos(multimarcas) e o pessoal do opala tava cansado de comer poeira dos Maverick.

O motor do opala 6 cil tbém é exelente, mas no meu caso optei pelo Falcon por ser Ford.

Aproveito pra agradecer as dica do pessoal, vou fazer novos testes e volto aqui com os resultados.

Valeu!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem