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  • #1

    Post Como usar a tração




    Alguem poderia me ajudar e ensinar-me como e quando usar a tração e reduzida CJ5 1975 pois no final de semana peguei uma subida muito forte com pedras coloquei 2ª joguei nas 4x4 e a viatura não aguentou joguei na reduzida ( Marcha pequena para frente ) ai sim ganhou força mas esperava mais somente com 4x4 sem a reduzida mas não aguentou.....

  • #2
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
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    Citação Postado originalmente por acaetano
    Alguem poderia me ajudar e ensinar-me como e quando usar a tração e reduzida CJ5 1975 pois no final de semana peguei uma subida muito forte com pedras coloquei 2ª joguei nas 4x4 e a viatura não aguentou joguei na reduzida ( Marcha pequena para frente ) ai sim ganhou força mas esperava mais somente com 4x4 sem a reduzida mas não aguentou.....
    Difícil avaliar, mas parece normal. dependendo da subida .....
    Vc está pilotanto um veículo de 30 anos, extremamente forte e capaz de coisas incríveis, mas tudo tem limite.Vc acha que ele não teve força sem ligar a reduzida.Quando ligou a reduzida ele subiu sem problemas.Qual o outro veículo que teria se saído melhor ?

    Vc não precisa de ninguem pra aprender a usar a reduzida ou a tração, a experiencia vai te ensinar.Vc acabou te ter a sua primeira aula pratica.
    Nào espere milagres, o fato de ter tração 4x4 e uma reduzida muito boa ( 2,46) não o faz subir paredes.

    []'
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #3
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    não esqueça ainda de que tração 4x4 dá mais aderência.

    a reduzida é que dá mais força.

    a reduzida ainda tem um efeito colateral. quando acionada, força muito menos todo o equipamento antes dela (motor, embreagem e câmbio) e força muito mais todo o equipamento posterior a ela (cardãs, cruzetas, diferenciais e semi eixos).

    assim, se em alguma situação sentir o cheiro de embragem queimando, coloque reduzida que economiza ou para de forçar a embreagem.

    por outro lado, não é incomum estourar os semi eixos, principalmente os dianteiros e cruzetas do munhão, forçando demais com reduzida.

    como disse o sérgio. o tempo vai te ensinar melhor.

    abraços.

  • #4
    Acaetano,

    Você apenas avaliou mal que marcha deveria usar.

    O Jeep com 3 marchas e reduzida tem 5 marchas distintas:
    1 reduzida
    2 reduzida
    3 reduzida = 1 normal
    2 normal
    3 normal

    Asssim, considere que em dificuldade você deve usar a segunda reduzida (quase em 100% dos casos) pois você terá uma marcha mais forte ou uma mais veloz que poderá utilizar.

    A tração nas 4 rodas deve ser usada apenas em terreno não 100% aderente, para uma curva, pelo menos uma roda deve deslisar. No caso dos Jeeps Willys a velocidade não deve ser alta.

    Um abraço,

  • #5
    Usuário Avatar de José Augusto
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    acaetano, as vezes mesmo sabendo tudo e fazendo tudo certo a coisa fica complicada, outras vezes sem dar uma embalada não sobe mesmo, mas como todos já disseram vc precisa conhecer melhor o equipamento, ter noção da força e a velocidade de cada marcha, (que é diferente de jipe para jipe,) com a prática vc vai saber como encarar qualquer desafio e qual o limite do difícil para o impossível.

    Antigamente antes de ter jeep, fazia-se um espécie de estágio como "zeca", vc ficava por dentro de alguns macetes de como enfretar cada situação, aí quando já tinha o proprio jipe a coisa era mais tranquila.

    []s com 4 anos como zeca.

  • #6
    Usuário Avatar de Hughes
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    E no meu caso amigos. Comprei um Jeep Ford 4 CC e não sei usar nada dele, principalmente a tração e a reduzida. Alguém pode me ajudaar?

  • #7
    Usuário Avatar de Gustavo de Olliveira
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    Citação Postado originalmente por Hughes Ver Post
    E no meu caso amigos. Comprei um Jeep Ford 4 CC e não sei usar nada dele, principalmente a tração e a reduzida. Alguém pode me ajudaar?
    tem 3 alavancas

    a primeira é o cambio

    a segunda se vc puxar prá trás´, é a tração ( traciona as rodas dianteiras também)

    a terceira (curta) é a redução vc empurra ela prá frente se perceber que o jipe está sem força.

    Só mexa nas alavancas "dois" e "três" em terrenos escorregadios ( lama, barro, areia fofa).

    Sempre que voltar a terrenos firmes volta as alavancas as posições normais.
    a "dois" pra frente e a "tres" pra tras.

    Aproveitando , já que vc nunca tewve jipe e não entende #@$% dele , cuidado nas curvas ( ele tomba) e cuidado com os freios ( ele não para )

  • #8
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    como usar

    Outra coisa;
    Prescisa ver se seu jeep, está com roda livre manual ou automática, se for manual, voce prescisa aciona-la, para poder ligar o 4x4.
    Abs

  • #9
    ainda quando a roda livre for automatica precisa ver se ela ta funcionando pois as automaticas dao muitos problemas prefiram as manuais

    Citação Postado originalmente por SERGIO MOLLO Ver Post
    Outra coisa;
    Prescisa ver se seu jeep, está com roda livre manual ou automática, se for manual, voce prescisa aciona-la, para poder ligar o 4x4.
    Abs

  • #10
    Usuário Avatar de JeepOta
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    Citação Postado originalmente por Hughes Ver Post
    E no meu caso amigos. Comprei um Jeep Ford 4 CC e não sei usar nada dele, principalmente a tração e a reduzida. Alguém pode me ajudaar?

    Hughes, vc comprou o CJ com a ajuda de alguém que conhece Jeep ou comprou na raça, sem consultar ninguém?

    Tem muita informação no Fórum mas conversando pessoalmente com alguém que possa te mostrar e demonstrar o funcionamento básico do Jeep, fica muuuito mais fácil. Nem sempre fica claro só escrevendo.

    Qual região de Sampa vc está?

    [ ]´s
    Ex-Defender 110, Ex-CJ 5- Guincho Mecânico Ensimec, Ex-Tracker 09- lift de 2", ex-Troller T4. SW4 2015, lift 2".

  • #11
    Usuário Avatar de Robertux
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    Citação Postado originalmente por José Augusto Ver Post
    Antigamente antes de ter jeep, fazia-se um espécie de estágio como "zeca", vc ficava por dentro de alguns macetes de como enfretar cada situação, aí quando já tinha o proprio jipe a coisa era mais tranquila.

    []s com 4 anos como zeca.
    Acho que estou começando da forma correta então, no próximo sábado devo fazer minha 4ª trilha como "Zequinha". Já estou conhecendo bastante coisa, inclusive técnicas de condução, além de ajudar o piloto, tipo ligar as rodas livres, engatar a cinta para reboque quando atola, fazer contrapeso no estribo para não tombar, etc. Até junho devo ter o capital em mãos para comprar meu CJ5.

    Abraço

  • #12
    Aí vai uma dica, procure o pessoal do Jeep Clube da sua cidade, com certeza eles vão te ensinar muito, mas não existe nada melhor do que viver a situação... como os colegas disseram anteriormente você ja teve sua primeira aula!

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