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  • #601
    Usuário Avatar de Jeep83
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    Citação Postado originalmente por Rodrigotche Ver Post
    Alguem já substitui o rolamento conico pelo de esferas?
    Por curiosidade...
    qual a motivação para trocar ?
    existe alguma vantagem ?

  • #602
    Usuário Avatar de Dic3
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    A nao necessidade de constantes revisoes, reapertos, ajustes de folgas, pré cargas e tudo mais.

    O Edgar aqui do forum tava com um projeto muito interessante sobre isso.
    CJ-5 1961 Verde- Gm151S-5m, 35", DH, Winch 9000, HID
    GPW 1942 Ex EB - Gm151S-5m, 33", DH, Ramsey 8000
    Xterra 2004 + Ups

  • #603
    Usuário
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    Galera não li o topico todo, li somente as paginas iniciais e as finais e a tive problemas com os dois sistemas, o flutuante ja tive a roda saindo passear por três vezes uma com um jeep 67 a rosca da flange dos rolamentos das rodas estava gasto e provavelmente em uma trilha folgou e no asfalto simplesmente desmontou estava fazento uma curva e a roda simplesmente caiu e foi longe o jipe ficou claro sem freio mas ainda com direção recuperamos a roda estava dentro todas as porcar e os rolamento montei e chegei em casa (esta bem perto) troquei a flange e tudo bem agora tambem aconteceu com uma rural 68 tambem a roda dianteira esquerda que resolveu andar mais que a viatura mas o problema da rural foi a quebra do rolamento que alias tambem em outra ocasião ocorreu do lado direito mas este a roda não saiu notei no freio que tinha algo errado nesta mesma rural ja tive tambem a quebra do rolamento do eixo traseiro esquerdo que apos uma trilha notei o vazamento de oleo pela campana de freio e pude perceber que a roda estava um pouco fora da posição normal (acredito que as quebras dos rolamentos da rural foram causadas pelos pneus maiores), tambem ja tive a roda dianteira esquerda da sportage me abandonando (sistema flutuante como todos os willys dianteiros) aparentemente manutenção mal feita pois na remontagem não localizei a trava da porca do rolamento externo provavelmente algum "mexânico" tinha feito a manutenção e achou desnecessária a trava (sei lá né), e por ultimo a grand blazer quebrou o rolamento da rola traseira esquerda, ao chegar em Curitiba após rodar +/- 60 km notei "cheiro de oleo e ferro quente" parei e fui conferir estava lá a campana de freio aquecida e com vazamento de oleo do diferencial fui na oficina de um amigo especialista em manutenção de 4x4 e efetuamos a troca dos dois rolamentos (troquei o do lado direito tambem afinal o que é um peido a mais para quem ja tá todo ca**** mesmo), enfim na minha experiência não condeno o sistema semiflutuante pois o sistema flutuante comigo foi muito pior considero que é muito mais frequente a quebra de rolamento do que a quebra de ponta de eixos mesmo porque a ponta de eixo no ponto de apoio do rolamento sempre é mais reforçado ficando desta forma impossivel a quebra por trancos ou esforço em trilhas ficando a quebra neste local restrita a duas opções a solda do anel trava do rolamento ou aquecimento exessivo pela quebra do rolamento algo que podemos perceber ou inspecionar, portanto vale a velha ladainha de sempre revisão, revisão e revisão e fica a dica sempre que comprar uma viatura vale a pena desmontar e revisar os diferenciais e rolamentos de rodas aprendi isso após a compra do sportage que pela porquisse de algum "mexânico" acabou com um domingo de trilha.

  • #604
    Usuário Avatar de Rodrigotche
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    Citação Postado originalmente por Dic3 Ver Post
    A nao necessidade de constantes revisoes, reapertos, ajustes de folgas, pré cargas e tudo mais.

    O Edgar aqui do forum tava com um projeto muito interessante sobre isso.
    E não entra barro pois o rolamento é blindado

  • #605
    Usuário Avatar de Denis Takashi
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    Citação Postado originalmente por georgevalle Ver Post
    ), quebra de ponta de eixos mesmo porque a ponta de eixo no ponto de apoio do rolamento sempre é mais reforçado .
    george,

    Na verdade, perto do rolamento a secção do semi eixo é maior pelo fato desta região estar sujeita também a esforços de flexão alternada também, pois o rolamento ainda permite que o eixo trabalhe como se fosse "em balanço " .... basta retirar a caixa de satélites que se percebe que os semi eixos ficam "dançando" , ou seja, dá para imaginar o quanto de esforço é aplicado naquele ponto.

    Não que eu seja defensor do sistema flutuante ou coisa do genero, mas no seu post já evidencia que os problemas ocorreram por manutenção falha... ou falta de trava ou pela rosca da manga.... por mais que o sistema seja confiável, antes de ir pra trilah sempre é bom erguer o carro e conferir as folgas dos cubos, e acima de tudo regularmente abrir tudo , revisar e montar com graxa nova.

    Particularmente, pelo aspecto de robustez ainda prefiro o sistema de rolamento conico. Neste caso há um retentor no cubo, que impede a entrada de areia e etc.... no caso do rolamento esférico isso é apenas pela blindagem do rolamento, que diga-se de passagem , não é das melhores..... Certo que o sistema requer ajustes, mas ao meu ver isto é algo que também ocorre no sistema flutuante.

    ()´s
    Denis

  • #606
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    Concordo com você Denis com relação à robustez do rolamento cônico em relação ao de esfera, para quem quer melhorar os eixos dos willys vale a pena tentar adaptar rolamentos cônicos como o da grand blazer, silverado, etc que são cônicos fixos como os de esfera, neste diferenciais quem segura a ponta de eixo é o rolamento que por sua vez é preso ao tubo do diferencial pela chapa que fecha o tubo igual aos willys acredito que seja facil de adaptar estes rolamentos, na proxima vez que precisar trocar os rolamentos vou adaptar estes.

  • #607
    Usuário Avatar de junior braga
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    Citação Postado originalmente por Denis Takashi Ver Post

    Neste caso há um retentor no cubo, que impede a entrada de areia e etc.... no caso do rolamento esférico isso é apenas pela blindagem do rolamento, que diga-se de passagem , não é das melhores.....
    ()´s
    Mas no sistema com rolamento esferico também pode ser instalado o retentor interno ´´dentro da ponta da carcaça´´, uma vez que o rolamento ja veda por ser blindado ambos os lados, mas...se quer mais segurança quanto a vedação pode instalar ao inves de um retentor interno, dois retentores o interno e um externo, nesse caso o externo seria na flange que prende...aquela que vai parafusada na ponta da carcaça....no meu fiz assim, inclusive está tudo aqui nesse tópico..algumas paginas anteriores.

    [ ],
    Smurff - CJ 5 1959 monstrinho 6 cil. + 3m seca

  • #608
    Usuário Avatar de Denis Takashi
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    Citação Postado originalmente por georgevalle Ver Post
    Concordo com você Denis com relação à robustez do rolamento cônico em relação ao de esfera, para quem quer melhorar os eixos dos willys vale a pena tentar adaptar rolamentos cônicos como o da grand blazer, silverado, etc que são cônicos fixos como os de esfera, neste diferenciais quem segura a ponta de eixo é o rolamento que por sua vez é preso ao tubo do diferencial pela chapa que fecha o tubo igual aos willys acredito que seja facil de adaptar estes rolamentos, na proxima vez que precisar trocar os rolamentos vou adaptar estes.
    George,

    Esse sistema de "cubo prato" + rolamento conico chegou a sair no jeep, se não me engano em 67/68 e apenas nestes anos... depois vieram os rolamentos esfericos. Era uma boa saida, pois além de robustos a regulagem era mais fácil, pois dava-se através de "castelos" localizados nas flanges que seguram os rolamentos.

    É esse sistema citado que aparece a algusn posts atrás, fraturado bem na solda.

    ()´s
    Denis

  • #609
    Usuário Avatar de Denis Takashi
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    Citação Postado originalmente por junior braga Ver Post
    Mas no sistema com rolamento esferico também pode ser instalado o retentor interno ´´dentro da ponta da carcaça´´, uma vez que o rolamento ja veda por ser blindado ambos os lados, mas...se quer mais segurança quanto a vedação pode instalar ao inves de um retentor interno, dois retentores o interno e um externo, nesse caso o externo seria na flange que prende...aquela que vai parafusada na ponta da carcaça....no meu fiz assim, inclusive está tudo aqui nesse tópico..algumas paginas anteriores.

    [ ],
    Junior,

    O retentor de "dentro" existe de qualquer forma, pois ele que impede que o oleo da tubeira vá até o rolamento.

    Originalmente ali não tão exposto assim, pois o sistema de freio era a tambor, que segurava em partes a terraque poderia chegar ao rolamento , com o advento dos freios a disco esse rolamnto ficou mais exposto do que era comum. Particularmente acho que o rolamento é apenas blindado e não vedado.

    A ideia de um novo retentor por fora é uma boa, se for algo fácil e simples de fazer seria uma boa ideia.

    ()´s
    Denis

  • #610
    Usuário Avatar de junior braga
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    Citação Postado originalmente por Denis Takashi Ver Post
    Junior,

    A ideia de um novo retentor por fora é uma boa, se for algo fácil e simples de fazer seria uma boa ideia.

    ()´s
    é bem simplex sim...

    1 - levei a flange num torneiro mandei cortar a aba externa dela,

    2 - depois deu um passe por dentro acertando a base onde o rententor encaixa,

    3 - depois e só encaixar o retentor....plug and play.

    ps: 1 - as arruelas lisa que aparecem nas fotos foram substituidas...não ficou assim não.

    2 - so não tenho aqui agora o numero do retentor, mas isso é facil de conseguir...

    [ ],
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos CUIDADO, SEU EIXO SEMI-FLUTUANTE PODE MATAR-dsc00049.jpg   CUIDADO, SEU EIXO SEMI-FLUTUANTE PODE MATAR-dsc00043.jpg  
    Smurff - CJ 5 1959 monstrinho 6 cil. + 3m seca

  • #611
    Usuário Avatar de Jeep83
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    Citação Postado originalmente por Rodrigotche Ver Post
    E não entra barro pois o rolamento é blindado
    Sobre ele ser bindado, sempre fiquei com a um desconfiaça da eficiencia dessa "blindagem". Principalmende depois um tempo de uso.
    O que realmente me incomoda nesse rolamento, é que rolamentos de esferas sao fracos para cargas laterais quando comparados com rolamentos conicos.

    A unica vantagem que vejo do rolamento de esferas é a comodidade.

  • #612
    Usuário Avatar de antonio umino
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    Citação Postado originalmente por junior braga Ver Post
    é bem simplex sim...

    1 - levei a flange num torneiro mandei cortar a aba externa dela,

    2 - depois deu um passe por dentro acertando a base onde o rententor encaixa,

    3 - depois e só encaixar o retentor....plug and play.

    ps: 1 - as arruelas lisa que aparecem nas fotos foram substituidas...não ficou assim não.

    2 - so não tenho aqui agora o numero do retentor, mas isso é facil de conseguir...

    [ ],
    Junior. Neste sistema de rolamento de esfera(blindado) o retentor interno que colocado na carcaça do diferencial para impedir que o oleo chegue ao rolamento. e por este ser blindado. O retentor que vc coloca na peça torneada no caso a chapa de fixação do eixo na carcaça e nela é que vai o retentor. Como não existe nenhuma lubrificação (graxa ou oleo) neste ponto o retentor não vai ter efeito nenhum. e com isto este vai deterior com o atrito entre o eixo e o retentor, havendo o seu desgaste e perdendo a finalidade para tal.
    Agua poeira. pois este vai trabalhar seco.
    não sei a opinião de outros. que com certeza opinará
    abçs

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