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  • #469
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    Junior, boa noite.

    Em primeiro lugar, obrigado por contribuir com este tópico e pelas fotos, que por falar nisso, estão boas o suficiente para poder "ler as peças" e poder opinar.

    A peça que vc apontou é tambem chamada de retentor externo do rolamento, uma vez que é este que impede este de decolar da carcaça. Nem todo retentor tem função de barrar óleo ou graxa de migrar. Aqui a função é outra e justifica-se o nome retentor.

    O retentor externo é a arruela de aço com 6 furos;

    Por cima, vem a coifa, que nos antigos jeeps alojava um feltro para proteger o retentor de borracha e o rolamento.

    Já (o retentor interno - corrigindo) a coifa, não é obrigatória neste caso, uma vez que o rolamento é que deveria se blindado. O rolamento é que está errado nesta aplicação por não ser o de esferas e 2RS (blindado em ambas as faces).

    Inclusive, a coifa neste caso não tem o furo de dreno coincidente com um furo, pois nos eixos mais modernos, não havia o furo na flange da tubeira.

    Se o rolamento fosse modelo conico, aí sim justificaria um retentor (interno) na caixa de graxa.

    Para semi-eixo, o certo é trocar. Murphy não perdoa. Ainda mais que agora vc sabe que está tudo danificado, vai ficar com medo de rodar. E com razão. Temos aqui um típico caso de mexanico, como temos alguns aqui no forum, que aprenderam isso com o avô e continuam a achar que da certo só porque muitos fazem assim. Dane-se a engenharia e a segurança.

    Mas vc, como um cara esperto, poderia usar um semi-eixo destes desde que pudesse verificar com magnaflux o colo do mancal de rolamento e constatar ou não trinca.

    O risco que vc corre, aqui, é além da solda ter iniciado uma microfissura de um lado do rolamento, ter outra microfissura rasgando o eixo pelo outro lado do rolamento.

    Lembro que só depois de remover o rolamento é que a magnaflux pode ser efetuada.

    Sem isso vc está às cegas e mesmo a 40 km/h, se a roda cair, vc fica sem controle e sem freio.

    Aqui, justifica-se o uso com analise de engenharia e não com uma analise de mecanico.

    Mecanico foi feito para trocar peças.

    Engenheiro foi feito para projetar, analisar, montar e concluir.
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  • #470
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    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    Junior, boa noite.

    Em primeiro lugar, obrigado por contribuir com este tópico e pelas fotos, que por falar nisso, estão boas o suficiente para poder "ler as peças" e poder opinar.
    Por nada, acho que estou fazendo a minha parte em contribuir e aprendendo bastante, quanto as fotos, fica bacana comentar e ver ao vivo. Ps: nem que seja por foto...

    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    A peça que vc apontou é tambem chamada de retentor externo do rolamento, uma vez que é este que impede este de decolar da carcaça. Nem todo retentor tem função de barrar óleo ou graxa de migrar. Aqui a função é outra e justifica-se o nome retentor.

    O retentor externo é a arruela de aço com 6 furos;

    Por cima, vem a coifa, que nos antigos jeeps alojava um feltro para proteger o retentor de borracha e o rolamento..
    Tudo bem então o nome é retentor, mas eu vi um retentor desse e a parte furada dele a chapa é fina, igual ao calço que está lá. Por falar nisso sera que esse calço do qual estou falando não é também resto de retentor? Vou por em outro post, com foto marcada.

    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    Já (o retentor interno - corrigindo) a coifa, não é obrigatória neste caso, uma vez que o rolamento é que deveria se blindado. O rolamento é que está errado nesta aplicação por não ser o de esferas e 2RS (blindado em ambas as faces)...
    Bom mais uma vez a arte de quem mexeu, pois veja bem:
    O rolamento que está lá era blindado, e pelo que analisei foi retirado o lado de dentro da vedação, por isso justifica a quantidade de graxa lá. Agora veja bem, ali naquele retentor externo está aberto em sua circunferência no semi-eixo, o rolamento por sua vez, só está vedado um lado, então foi aí que entrou toda contaminação, e pra completar o retentor interno além de estar por cima de outro, também estava estourado.

    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    Inclusive, a coifa neste caso não tem o furo de dreno coincidente com um furo, pois nos eixos mais modernos, não havia o furo na flange da tubeira.
    entendi...rsrsrsrs.

    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    Se o rolamento fosse modelo conico, aí sim justificaria um retentor (interno) na caixa de graxa..
    ué agora fiquei sem saber, isso quer dizer que então estava montado tudo errado lá? Não é preciso o retentor interno? o oleo do diferencial vem até o rolamento?

    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    Para semi-eixo, o certo é trocar. Murphy não perdoa. Ainda mais que agora vc sabe que está tudo danificado, vai ficar com medo de rodar. E com razão. Temos aqui um típico caso de mexanico, como temos alguns aqui no forum, que aprenderam isso com o avô e continuam a achar que da certo só porque muitos fazem assim. Dane-se a engenharia e a segurança.
    Pois é, eu não quero ter mais surpresas. Por isso vou arrumar essa bagunça que fizeram aqui.

    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    Mas vc, como um cara esperto, poderia usar um semi-eixo destes desde que pudesse verificar com magnaflux o colo do mancal de rolamento e constatar ou não trinca.

    O risco que vc corre, aqui, é além da solda ter iniciado uma microfissura de um lado do rolamento, ter outra microfissura rasgando o eixo pelo outro lado do rolamento.

    Lembro que só depois de remover o rolamento é que a magnaflux pode ser efetuada..
    Sabe, aqui tudo é complicado, não tem serviço especializado, não acha pçs de reposição, é por isso que quase tudo que mexo no jeep sou eu mesmo quem executa, buscando infos, e pesquisando também. Com isso estou aprendendo. O meu forte é linha pesada, trabalhei 12 anos numa autopeças, passei por todos os setores da loja, visitei fabricantes, ex: Cinpal (REX), Siemens Vdo, feira como automec, etc.
    Por isso, vou ver se tem alguem aqui que faça o teste...

    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    Sem isso vc está às cegas e mesmo a 40 km/h, se a roda cair, vc fica sem controle e sem freio.

    Aqui, justifica-se o uso com analise de engenharia e não com uma analise de mecanico.

    Mecanico foi feito para trocar peças.

    Engenheiro foi feito para projetar, analisar, montar e concluir.
    Vou estudar, quem sabe um dia serei um Engenheiro...

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  • #471
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    quanto ao retentor

    Bom vamos esclarecer essa questão do retentor:

    Na foto 1, veja que o retentor externo está no lugar, e aí onde fiz a marcação tem um vão livre que cabe acho quase um parafuso de 8mm. Não tem que ter uma vedação ai?

    Na foto 2, o dito calço, existe ele aí mesmo? ou, ele não seria o resto do retentor(chapa furada)?

    Na foto 3, de novo o mesmo calço, percebam que da pra ver ali entre o calço e o retentor externo o semi-eixo, atenção quanto a abertura ja comentada na primeira foto.

    Até aqui me referia ao lado esquerdo, agora em diante do lado direito:

    Na foto 4, o calço* também, transpassando por cima do rolamento e a seta, indicando um retentor ali dentro do retentor externo. Por que este é diferente? não sei...vamos descobrir?

    Na foto 5, de novo o lado esquerdo pra comparar com o direito na foto 4, reparem que ali onde a seta indica a um buraco como se fosse o lugar do retentor.

    Ok? e agora? o que é correto? e como é?

    Grato


    junior braga
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos CUIDADO, SEU EIXO SEMI-FLUTUANTE PODE MATAR-retentor-externo-marcado.jpg   CUIDADO, SEU EIXO SEMI-FLUTUANTE PODE MATAR-calco.jpg   CUIDADO, SEU EIXO SEMI-FLUTUANTE PODE MATAR-retentor.jpg   CUIDADO, SEU EIXO SEMI-FLUTUANTE PODE MATAR-retentor-ld-direito.jpg   CUIDADO, SEU EIXO SEMI-FLUTUANTE PODE MATAR-semi-esquerdo.jpg  
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  • #472
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    Deixa eu descrever os sistemas, que estão amarrados aos tipos de rolamento:

    -- temos com rolamentos de esferas.
    -- temos com rolamentos conicos.

    - o rolamento esférico é blindado, portanto não tem necessidade de compartilhar lubrificação com o óleo do diferencial. E como não compartilha por causa da blindagem, tanto faz se tem o retentor interno, mas para diminuir custo, por que vc usaria ?

    - o rolamento conico, além de necessitar précarga, pode ou não compartilhar o óleo do diferencial. Ai depende do nivel de óleo. Se o óleo corre pela tubeira, não necessita de retentor. Na verdade, não pode ter retentor.

    - outra montagem é com caixa de graxa. O rolamento fica entre 2 retentores de borracha (interno e externo) e tem um bico de engraxar na tubeira.

    Nos casos de rolamentos conicos, é comum haver a coifa. Essa coifa, neste caso, aloja um feltro de proteção e em baixo (e agora eu me lembrei deste detalhe) ... a carcaça da coifa não tem um furo à mais (7º furo) e sim só no anel retentor metálico (seu calço).

    Esse furo a mais é para drenar água e graxa que aculumula. Isso é dos eixos antigos.

    No caso do blindado, ainda vc vê uma coifa instalada, mas sem o feltro. Isso indica que em algum ano X mudaram o projeto, mas a flange na tubeira não tinha mais o 7º furo, bem em baixo. Isso é ruim porque penetra sujeira entre ela e o rolamento e com o tempo, poeira de lona de freio mais água mais lama se deposita lá. O 7º furo vc ainda pode ver em alguns aneis espaçadores (seu calço)

    Ainda sobre a coifa. Se vc usar a vista bem detalhada, vê que ela segura o rolamento blindado no local adequado.

    Quando vc remove o semieixo e o espelho, ve que o rolamento de esfera sobressalta a face da flange. O calço compensa essa folga.

    Vc tem a oportunidade de observar a extensa corrosão na face de contato coifa-espelho, devido a montagem inadequada. Isso ocorre em 99% dos eixos. Fata de vedação.

    Se o mexanico pinico tivesse pensado direito, concluiria que até seria possível remover a blindagem do lado interno, mas necessitaria remover o retentor interno e fornecer uma selagem apropriada entre espelho-calço-coifa e fazer o furo de sangria em baixo, além de acertar onivel de óleo do diferencia traseiro.

    E

    Deixa eu corrigir uma coisa que eu falei errado, pois olhei a foto do sei eixo e pensei no eixo antigo:

    Nas suas fotos, a coifa tem uma parede bem espessa porque é ela que mantém o rolamento no local.

    Tanto é que vc pode ver a parte mais brilhante dela, que é o encosto com o rolamento.

    Naquele espaço que vc indicou deveria ter uma proteção para não deixar acumular água mais pó de freio ... mas isso não existe mais.

    Aquilo só serve para acumular sujeira e estragar o rolamento. É um nascedouro de corrosão.

    Eu usinaria a parte externa para não deixa mais isso acontecer. Remover a parte em forma de coifa, mas não tudo, deixando uma beirada para manter um reformço no lábio do metal.

    Veja que na foto que copio de um outro tópico, a coifa é ligeiramente diferente e tem atém uma espécie de guia de drenagem, que vc percebe a 180º da linha da chaveta. Aquela "guia" termina no 7º furo, que vc só vê deitando debaixo do jeep e olhando apra a flange, perto do bico de engraxar.



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  • #473
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    Leopoldo boa tarde,

    Entendi quanto aos sistemas de eixo, com rolamentos conicos (cone e capa) e com rolamentos blindados (esférico).

    Sendo o meu caso a segunda opção, esférico.

    Diante das questões que vc levantou, as peças estão longe de mim, portanto não estou vendo.
    Agora, ainda estou com duvidas, mas irei analisar com calma e ver na real.

    Esse rolamento esférico não possui lubrificação?

    Vc disse não ser necessário o retentor interno, ok. Mas, veja bem, se não tiver o retentor interno e nem o externo, ao passar por agua (ex: rio), não vai entrar agua no diferencial? Só rolamento vai impedir essa entrada?

    Na sua opinião, descreva passo a passo como devo montar, me refiro aos retentores interno x externo.

    Veja que disse anteriormente, um lado está diferente do outro, e quero montar igual.

    Grato
    junior braga
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  • #474
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    1- o rolamento blindado é préngraxado na fábrica, para toda a vida estimada do rolamento. A blindagem também mantém a graxa lá dentro.

    2- o retentor externo é a blindagem do rolamento e impede água de entrar de fora para dentro, desde haja vedação adequada da caixa de graxa, para não entrar entre o espelho e a calço ou coifa.

    3 -já o retentor interno, dispensável, porque como eu já expliquei, a outra blindagem do rolamento "segura". Idem observação acima.

    4- remova toda a sujeira inclusive de dentro da tubeira, escove, passe ferrox para reduzir a ferrugem na caixa de graxa, pinte com fundo wash as orelhas da flange da tubeira, depois use silicone vermelho entre a flange e o espelho, entre o espelho e a arruela de espaçamento, e entre a arruela de espaçamento e a arruela retentora que também é a coifa.

    5- não esqueça de preparar a arruela de espaçamento e a retentora, escovando, passando ferrox, pintando com wash e tinta, e colocando selante vermelho.

    6- no caso do semi-eixo, o procedimento é o de praxe, mas as porcas e arruelas de pressão podem ser substituídas por arruelas lisas e porcas parlock em INOX.
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  • #475
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    Leopoldo, me tira uma dúvida, please:

    no caso do cubo chavetado, quando precisa trocar o retentor externo é só sacar o cubo fora do semi e o retentor sai pela ponta onde vai a porca, certo?

    E qual o procedimento pra tirar o retentor externo + coifa desse eixo moderno?
    Pelas fotos parece que não dá pra tirar o "cubo" onde ficam os 6 prisioneiros de roda. Nesse caso, tenho que tirar o anel trava e o rolamento de roda pro retentor sair pelo lado da estria do semi??


    Um abraço,
    Lucas Nassif.
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    Citação Postado originalmente por Lucas Nassif Ver Post
    Leopoldo, me tira uma dúvida, please:

    no caso do cubo chavetado, quando precisa trocar o retentor externo é só sacar o cubo fora do semi e o retentor sai pela ponta onde vai a porca, certo?.
    Leopoldo, peço permissa hehehe, pois essa resposta é facil.
    Correto Lucas.

    Citação Postado originalmente por Lucas Nassif Ver Post
    E qual o procedimento pra tirar o retentor externo + coifa desse eixo moderno?
    Pelas fotos parece que não dá pra tirar o "cubo" onde ficam os 6 prisioneiros de roda. Nesse caso, tenho que tirar o anel trava e o rolamento de roda pro retentor sair pelo lado da estria do semi??
    É por isso que te falei, que caso do eixo chavetado, é mais fácil.
    Nesse caso meu, eixo com rolamento esférico, que por sinal é o mesmo do seu...é aí que tá o grau de dificuldade.
    Nesse caso não tem cubo, o semi-eixo é uma peça única, onde o chapéu é o cubo. São cinco parafusos de rodas.
    E nesse caso tem que retirar o anel trava, depois o rolamento, e depois o retentor externo+flange.
    E lembrando que o anel trava não pode ser reutilizado....
    e pra completar já que está tudo desmontado, fazer o teste magnaflux nos semi-eixos....


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  • #477
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    Só faltou falar que para remover o rolamento blindado, tem que ter uma prensa (para montar também).

    Mas antes, tem que cortar o anel trava.
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  • #478
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    Putz, isso é complicado demais!!!
    Uma simples troca de retentor externo vai sair caro pra kct!! .


    Tô achando melhor ficar completando óleo mesmo..ja que tá vazando pouco.
    Até juntar $$ pra um flutuante ensimec.
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  • #479
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    Voltando ao assunto, Lucas,

    Esse retentor que vc está se referindo é qual?

    1- O externo (de graxa) do flutuante com rolamentos de esfera é o próprio rolamento.

    OU

    2- O retentor de posionamento do flutuante com rolamentos de esfera.

    Não entendí o caro nessa história.
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  • #480
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    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    Voltando ao assunto, Lucas,

    Esse retentor que vc está se referindo é qual?
    Leopoldo,

    minha dúvida é como trocar o retentor externo, o que é protegido pelo feltro.

    Se entendi bem lendo os últimos posts, o meu eixo (moderno) não precisa ter retentor interno, já que o próprio rolamento 'faz a vedação' do óleo.

    Mas tem o retentor externo.
    Se quando eu tirar o semieixo, constatar que preciso trocar esse retentor externo, queria saber se tem alguma maneira de fazer isso SEM ter que tirar o anel trava e o rolamento do semieixo.



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