Todos os veículos que rodam com eixos traseiros semi-flutuantes tem um grave problema:
Rompem ou fraturam sem avisar.
Mas você pode estar se perguntando:
E eu com isso?
Bom, imagine você rodando a uns 80 km/h na dutra, cansado depois de um fim de semana fora da estrada e de repente, numa curva a sua roda trazeira sai do jeep, carregado o freio junto................
Não precisa dizer mais nada.
Porque é que é que isso acontece?
Uma série de fatores pode causar a fratura do eixo, ou melhor, semi-eixo traseiro:
1- O uso de pneus maiores na largura - quanto maior o pneu, maiores as chances disso acontecer.
Porque aumenta distância entre a borda externa do pneu e o rolamento da roda formando uma alavanca. Esta alavancagem diminui a vida do eixo no quesito vida em fadiga.
2- O uso de Pneus desbalanceados. Tem gente que acha luxo balancear pneus mesmo de jeep. As oscilações excitam o eixo na região do rolamento e de novo, diminui a vida em fadiga.
3- Manutenção inadequada: (este item foi modificado em 04/2005 graças a perguntas de Flavious)
Este ítem é campeão, pois poucos sabem remover/instalar o rolamento e o anel trava sem detonar o eixo. Fatores que agravam este caso:
- O uso do processo de aquecer o anel com maçarico (ou outros meios) para remoção OU instalação (PROIBIDO)
- o uso de marreta para remover o anel e a capa do rolamento ao mesmo tempo (IDEM)
- A reutilização do anel trava (PROIBIDO)
- Soldar o rolamento ou o anel trava no eixo (PROIBIDO)
4- rodas tortas, empenadas, também excitam o eixo, diminuindo a vida dos mesmos.
Então, se você sabe de qualquer desses problemas potênciais no seu jeep, ou nem sabe como foi feita a manutenção, desconfie, você pode ser um candidato.
Mas isso acontece mesmo?
Será que você nunca viram um jeep Willys, Ford ou Toyota ou mesmo uma pick-up largada em algum canto duma avenida com a roda traseira para um lado e o eixo vazando óleo no chão ?????
Eu me lembro de pelo menos uns 4 casos.
Infelizmente isso não aparece em pesquisas por aí, mas acontece. Será que você conhece algum caso???
Mas se isso pode acontecer, porque não vêm escrito no manual do fabricante ou porque ninguém comenta?????
Boa pergunta. Talvez seja um problema de venda preta na frente dos olhos ou seja simplesmente um problema de pano preto em cima da situação.
Mas, se isso pode acontecer, como posso me proteger?
Bom, eu bem que queria ter uma solução simples para esse caso, mas falando em segurança, só existem três coisas a serem feitas:
1- A cada troca dos rolamentos de roda, troque o semi eixo. É, pode xingar, não é muito prático mas as outras opções também não são muito práticas.
2- Instale um kit FLUTUANTE. Na minha opinião, o flutuante deveria ser obrigatório nos veículos utilitários, mas por razões de custo as montadoras esquecem de oferecer. As vêzes o cliente também não quer, para barater o preço do jeep.
3- Ou, a cada troca dos rolamentos de roda, faça uma inspeção por partículas magnéticas. Se o eixo estiver trincado, a trinca vai aparecer.
O que??????????
É, isso é uma técnica de inspeção de peças metálicas muito bem conhecida na indústria e na aviação. Uma grande parte das peças de motor, câmbio, direção e freio são testadas por esse método antes da montagem final.
Como é feito isso?
Uma peça feita de ferro ou aço quando colocada no meio de um campo magnético bem intenso tem a propriedade de "desmascarar" trincas mesmo que da ordem de centésimos de milímetro na largura.
Mas para serem visualizadas essas trincas, ao mesmo tempo que se aplica o campo magnético, banha-se a peça com um pó de óxido de ferro pintado com uma tinta fluorescente. Quando uma peça trincada é vista numa sala iluminada apenas com uma luz negra, a trinca aparece.
Aí, joga-se fora a peça.
É, no caso dos semi eixos de jeep, que é o nosso tópico hoje, babau pro semi eixo. NÃO DÁ PARA ENCHER DE SOLDA.
O material do semi-eixo é tratado durante o processo de fabricação e qualquer solda destroi ou enfraquece esse tratamenmto térmico.
Mas, dá para fazer em toda oficina essa inspeção?
Até daria, mas voltamos ao ponto zero:
Ou não sabem fazer, ou nunca viram, ou acham que não precisa.
Mas não se preocupe, quem paga o pato é você.
Mas ....posso fazer isso em casa?
Desde que tenha equipamento adequado, SIM.
Bom, não adianta ter equipamento de inspeção se não sabe remover o semi-eixo, o anel trava e o rolamento.
Estou escrevendo esse item apenas para dar uma dica a vocês e não para ensinar como remover esses componentes já que o manual é claro de como se faz isso. Pelo menos os manuais da DANA-ALBARUS.
É mas no manual do jeep não tem essas informações.......
Eu sei, essa é uma pisada de bola (gigantesca) da FORD, mas sabe como é, alguém já reclamou?????????
Ou
Se sofreu um acidente, sabe porque isso aconteceu com você ????????
Acho que não.........você pode pensar........foi o acaso.......mas não foi.
Eu tinha um eixo traseiro semi flutuante numa época que usava os 9.00x16 e um dia numa manutenção de rotina, durante a troca dos rolamentos achei as trincas nos dois semi-eixos.
Alguns dias depois já estava fabricando meu kit de flutuante. Isso foi a uns 15 anos atras.
Como guardei o eixo para mostrar a quem quisesse ver , aquí está uma foto da trinca.
Também junto umas fotos de inspeções de uma outra peça, a manga de eixo do jeep.