x
Convex Datacenter
Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
Resultados 25 a 27 de 27

Citação Postado originalmente por ldurval
    O meu problema não é com o arqueamento, meu feche esta bom...
    Ih... é exatamente o contrário!

Kit "Eu Fiz" (Kit Fess) ou arqueamento de feixe geralmente dá o mesmo problema! isso acontece por um motivo muito simples, quanto arqueamos o feixe ou levantamos o jeep com uma mola helicoidal, o arqueamento da mola aumenta além do previsto, desta forma quando os velhos CJ3A (inclusive o meu) levam uma pancada na roda dianteira quando encontra um obstáculo, surgem, entre muitas, duas forças principais:
    F1 que obriga a roda e todo o eixo a subir
    F2 que obriga a roda e todo o eixo a ir para trás (parando o jeep em alguns casos)

Como referência, estas forças sao sentidas primeiramente no centro da roda, por isso repeti no desenho as forças, dando o nome de "f1" e "f2" (minusculo)

quando a pancada ocorre, a roda sobe (f1) sem problemas, porém é jogada para trás... daih ocorre:
    1. na figura de cima (com feixe normal, nao arqueado) vemos que f2 vai praticamente na direçaõ do apoio da mola (suporte fixo) e esta sofre uma compressao mais limpa, mais direta (pois a força é projetada praticamente próxima à mola)
    2. na figura de baixo (com feixe arqueado no moleiro ou arqueado por força do kit fess) f2 passa longe do suporte e como a mola já está arqueada além do previsto, a projeção da força nao passa perto do suporte e daih ocorre o "momento de flexao"... (momento = força X distância)

para perceber isto na ´prática, basta pegar uma régua de desenho e comprimir ela reta (evite flexionar a régua). Depois flexione a régua e veja que quanto mais ela é dobrada, menos força vc aplica sobre ela....

Inverter os jumelos? isso parece bom, desde que vc calcule o deslocamento do eixo (que nos CJ2 e 3 ocorre para trás, e nos mais novos o eixo desloca-se para frente quando a suspensao abre) para nao soltar o cardan (problema "relativamente" normal nos CJ5...)

Se as tuas molas estao fletindo para trás, é pq estao cansadas e podem estar muito arqueadas...

Grande Mauro! blza?

Cara, acho que o jeep deve ficar mais estável por causa da folga nos jumelos... nos CJ3A, quando há folgas é na parte da frente das molas que existe a maior oscilação, pois as molas estao sendo "empurradas" quando o jeep anda para frente... mudando os jumelos para trás, embora exista folga, o eixo é "arrastado" quando estamos andando, daih as molas nao ficam "zanzando" sacou? eu pude sentir isso na pele quando, ao sair de um moleiro, o cara nao apertou os jumelos... o jeep guinava de um lado para outro (bem pouco, mas dava pra sentir)... foi só ajustar a folga dos jumelos e pronto, acabou o problema de instabilidade!

putz, falei dmais...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos CJ 3a Inverter Jumelos dianteiros-x1.jpg  
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de Mauro B.
    Entrada
    15/05/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Marcos ET
    Cara, acho que o jeep deve ficar mais estável por causa da folga nos jumelos... nos CJ3A, quando há folgas é na parte da frente das molas que existe a maior oscilação, pois as molas estao sendo "empurradas" quando o jeep anda para frente... mudando os jumelos para trás, embora exista folga, o eixo é "arrastado" quando estamos andando, daih as molas nao ficam "zanzando" sacou? eu pude sentir isso na pele quando, ao sair de um moleiro, o cara nao apertou os jumelos... o jeep guinava de um lado para outro (bem pouco, mas dava pra sentir)... foi só ajustar a folga dos jumelos e pronto, acabou o problema de instabilidade!
    Exatamente Marcos! Por isso minha dúvida, porque o Beto disse justamente o contrário!
    Eu tinha me esquecido desse fato da folga dos jumelos. Inclusive teve um mecânico de jipes que uma vez me disse isso, que com jumelos na dianteira oscila mais, e isso introduz movimentos nas rodas, pq o eixo se move mas as barras da direção ficam paradas, já que elas estão presas ao chassis.

Concordo com tudo que tu dizes. O Beto disse o contrário, vamos ver o que ele tem a acrescentar. 8-)

[]'s
    4X4 Brasil
    Nissan Patrol L4W60 1955
    Jeep Willys CJ-3A 1951
    Jeep Willys CJ-5 1960

Citação Postado originalmente por Mauro B.
    .... O Beto disse o contrário, vamos ver o que ele tem a acrescentar. 8-) ...
    E aih Mauro! blza?

Cara, se o Beto insistir muito, eu boto os jumeloes novamente no meu jeep e convido ele pra andar no bixo.. heheheheh

Sabe como eu descobri com 100% de segurança que o problema era este? sentei na caçamba de outro jeep e vim observando o movimento do eixo do meu jeep enquanto um amigo dirigia ele.... cara, é simplesmente medonho! depois daquele dia nao passo mais de 100km/h com o jeep! hehe o eixo fica "pulando" de um lado para outro.... inclusive chegou a causar chimmy uma vz.... quanto maior o jumelo, pior o efeito, quanto maior a folga do jumelo, ídem....

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem