Não é o Jumelo que "pega", realmente é a mola que entorta, ja troquei a mestra dos dois lados , quanto ao pé de cabra, uso o macaco hidraulico entre o eixo e o chassi( onde o pessoal coloca a mola helicoidal), é rapidinho e pratico.
A minha duvida é que os chassi são diferentes, a primeira vista parece que o jumelo atras do CJ 3a vai ficar muito baixo.
NINGUEM NUNCA VIU OU FEZ???????????????????
Desse tipo de problema eu entendo, pois apanhei muito para consegui resolver meu problema coloquei pneu tamanho 16 fiz de tudo e o único jeito foi colocar as molas do monza na dianteira e a do corsa na traseira não só resolve o problema do jumelo virando do avesso mais também melhorou a estabilidade da minha viatura nas trilhas e guanto as fotos eu não sei como postar pois de com puta dor eu só entendo guandu eu dou uma topada !!
Poderiam passar mais informações de " como foi feito"
1- É presiso mudar os suportes junto ao chassi???
2-usa suporte do CJ 5 ou CJ3 ou são iguais?????
3-Tem algum "segredo " por causa do caster"???
4- onde fez as modificações???/
Tem fotos??
desde ja agradeço a colaboração.
Luiz
no caso dos jumelos virarem, é muito simples, basta vc colocar um batente de borracha embaixo do feixe de molas perto dos jumelos, dai quando os jumelos forem virar, eles batem neste batende e voltam... acaba de vez com o problema, mas acho que vc deveria inverter os jumelos passando os p/ tras fica muito bom
ldurval, uma dica, leve o jeep para um "bom moleiro" e peça para ele verificar a condição dos feixes (número de folhas e o estado), depois explique o que vc deseja, explique que a mola tem que ficar na mesma altura e os suportes na mesma posição, deixe claro que não quer de maneira nenhuma qualquer alteração na inclinação dos eixos para não prejudicar o caster.
Com certeza ele fará o serviço.
Só tome cuidado com o tamanho do jumelo, pois agora existe a possibilidade, dependendo da situação, do cardãn diânteiro se soltar, condição nova impossível de acontecer na configuração dos jumelos à frente.
Como já falei eu fiz de tudo mandei arquear as molas coloquei mais uma mola de reforço depois de tudo isso lá fui eu de novo no moleiro mandar arquear as molas com quatro polegadas e fui serto que iria ficar bom mesmo foi o passeio de reboque, pois quebrou a mola mestra então revirando a pagina da garra eu vi o kit de molas helicoidal (caramba que palavrão) então optei para as molas do monza e a do corsa paguei R$20,00 pelas molas e acabou meu problema pois depois disso eu já fiz treis trilhas a 1º foi subir o morro do vulcão bastante incredi a 2º rodamos em torno de 140 kms a 3º rodamos em torno de 300 kms entramos em queimados passamos por vassouras Miguel pereira paracambi bem saímos em Petrópolis e as molas funcionarão e mais uma coisa esse negocio de inverter os jumelos nem pensar pois o pino de centro sai do aliamento e não e bom..
Desse tipo de problema eu entendo, pois apanhei muito para consegui resolver meu problema coloquei pneu tamanho 16 fiz de tudo e o único jeito foi colocar as molas do monza na dianteira e a do corsa na traseira não só resolve o problema do jumelo virando do avesso mais também melhorou a estabilidade da minha viatura nas trilhas e guanto as fotos eu não sei como postar pois de com puta dor eu só entendo guandu eu dou uma topada !!
A mola do monza é a dianteira ou a traseira e a do corsa também.
O meu problema não é com o arqueamento, meu feche esta bom, o problema é que quando ha um impacto( tranco em erosões) na roda dianteira a mola deforma proximo ao suporte fixo, afinal o aço é pouco resistente á com pressão, quando colocamos o jumelo atras, o impacto é absorvido pelo suporte fixo, assim a mola trabalha á "tração" onde o aço é "muito " resistente.
Este é o motivo por qual penso em mudar as posisões dos jumelos.
Gostaria de saber a opinião de quem ja fez, e se possivel fotos
Tranqüilo sei que teu feixes de mola esta bom sei também que o arqueamento não vai trazer resultado mais eu também tentei fazer a troca de lado do jumelo e o que me empediu foi o pino de centro que sai do aliamento a não ser que vc troque o suporte do jumelo e as molas pelo do cj5 ai sim vc vai ter um sucesso no seu problema caso contrario troque pelo kit da bandeirante que vai lhe custar na GARRA R$ 1380,00 Eu gastei em torno de R$ 40,00 com as molas que já lhe sitei e ate agora eu não tive problema com as minhas molas
(...) então resolvi colocar as molas do monza na dianteira e a do corso na traseira (...)
Essa só não é exatamente a configuração da 1° geração do kit fess pq está ao contrário. No kit fess é a seguinte:
Traseiras do Corsa na dianteira do Jeep; Traseiras do Kadett na traseira do Jeep.
Postado originalmente por Idurval
o que fiz , mas para mim é "gambi", foi pedir para o moleiro colocar uma presilha bem proximo do suporte fixo prendento as duas ultimas molas, assim a mestra fica com mais resistencia a deformação naquele local.
Eu pensei em fazer exatamente isso. Não deve ser tão eficaz quanto inverter a posição dos jumelos, mas creio que melhore.
Idurval, tu que fizeste esta modificação, qual o resultado? Resolveu o problema ou apenas melhorou? Tens fotos?
Postado originalmente por cristiano
Numa outra discussão, resumidamente, foi dito que jumelo atrás é melhor para erosões/torções e jumelo na frente fica mais estável/macio.
Penso que houve um equívoco no repasse da informação. Pra mim é o contrário.
Postado originalmente por Beto Lacerda
Postado originalmente por cristiano
e jumelo na frente fica mais estável/macio.
mais estavel sim mas mais macio é qdo esta atraz ...
Beto, pensei um pouco mas não me veio. Porque fica mais estável?
Postado originalmente por Idurval
O meu problema não é com o arqueamento, meu feche esta bom, o problema é que quando ha um impacto( tranco em erosões) na roda dianteira a mola deforma proximo ao suporte fixo, afinal o aço é pouco resistente á com pressão, quando colocamos o jumelo atras, o impacto é absorvido pelo suporte fixo, assim a mola trabalha á "tração" onde o aço é "muito " resistente.
Este é o motivo por qual penso em mudar as posisões dos jumelos.
Gostaria de saber a opinião de quem ja fez, e se possivel fotos
Em princípio o aço tem a mesma resistência à tração como em compressão. O problema na compressão é que pode ocorrer flanbagem, como no seu caso. Inclusive, em algumas condições, uma peça pode resistir mais à compressão do que à tração pois, ao ser comprimida, a seção do material pode se achatar ("engordar") e isso pode acrescentar pouco mais de resistência ao mesmo.
Quer fotos? Te mando a de um cj3a com suporte fixo de cj5. Para o suporte do jumelo aconselho utilizar um pedaço final de mestra do jeep e utilizar um jumelo não maior que o original do jeep, assim como fez o Elmer aqui do forum.
Se o acréscimo no angulo de caster for problema, utilize uma cunha entre as sapatas do eixo e os feixes.