Powered by vBulletin

Cortar lataria, SPOA ou calços de lataria? Qual devo fazer?

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 7 de 8 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 22/06/2006, 14:02
    Furdunço
    Fala galera !!!
    Esse tópico ta ótimo pra mim, que to começando nisso de jeep....
    Já aprendi muita coisa, mas ainda falta muito pra me sentir seguro e fazer o SPOA, que eu VOU fazer.... Fiz várias pesquisas, e discuto bastante com o Luis, pq andamos juntos e nosso mecanico é o mesmo, não tenho como trazer o Jeep pra SP, pra levar num mecanico que saiba fazer tudo, tenho que confiar no meu mesmo, por isso quero saber como se faz pra poder instrui-lo.... Só que, quanto mais eu leio, mais confuso eu fico, pq tem muita informação, mas muita coisa contraditória, eu sei que isso é relativo, pq cada um achou uma solução diferente, mas pra mim, que sou leigo ainda, é difícil saber qual seria a mais apropriada pro meu caso, portanto, sem querer parecer folgado, pq não é falta de pesquisa, eu queria tipo uma receita de SPOA, oq for unanimidade entre os SPOAdos, e até sugerir que se faça um post fixo, assim, todos que entrarem no forum poderão encontrar uma receita pronta, pq sei que ficar explicando sempre a mesma coisa irrita, eu participo de outros forum, em que sei bastante coisa, e entendo como é isso, de neguinho chegar e ir perguntando coisas básicas, mas é assim mesmo.....

Desculpem o post longo, mas é que é realmente importante !!!
    Valeu e obrigado !!!
  • 22/06/2006, 16:53
    SmootH_
    Furdunço,
    tem ja aqui no forum, uma ou mais receitas de spoa, e muito bem explicadas
    tendo ferramentas e seguindo á risca, tu faz em casa se quiser
    abração
  • 22/06/2006, 17:11
    SmootH_
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/vi...highlight=spoa
    ai tem a "receita de bolo"
    abraços
  • 28/06/2006, 16:33
    Pedro Freitas
    exite varios topicos falando de spoa, em muitos vc acaba ficando perdido pois escutar palpite de cada um acaba ficando confuso.

[]'
  • 28/06/2006, 23:14
    Elmer_Jeep
    Cara, realmente fazer um SOA de qualidade é uma experiência individual, o básico vc já sabe, falta saber os poréns, tipo:

uns instalam eixos mais largos, outros espaçadores e rodas com off-set negativo

uns instalam feixes band, outros mantém o original

uns usam feixes planos, outros usam arqueados

uns instalam jumelos revolver, outros jumelo articulado e outros mantém os originais

uns alteram o entreeixos, outros mantém original

uns instalam estabilizador, outros não

uns fazem o highsteer, outros não

Então cara vc tem que passar para o seu mecânico o que vc pretende mudar além do SOA porque cada jipe tem sua particularidade, cada um de nós os usa de uma forma diferente, terrenos diferentes, situações diferentes...

No mais, paciência pra ler, pra aprender e pra saber perguntar.

1 abraço.
  • 28/06/2006, 23:16
    Mauro B.
    Ae pessoal! :-D

Meu cj5 1960 é SPOA. A configuração dele é a seguinte:
    • Feixes originais
    • Amortecedores originais
    • Jumelos originais
    • Eixos originais
    • Rodas offset -30
    • Pneus 285/75 R16
    O cardan traseiro não precisa ser aumentado. O cardan dianteiro só precisa ser aumentado se a bola do diferencial não for rotacionada. Porém, para um bom SPOA, ela deve ser rotacionada, e assim sendo, o cardan dianteiro tbm não precisa ser aumentado.

O flexível de freio traseiro precisa ser aumentado. Como não sabia de outro que fosse mais longo e que tivesse as mesmas conexões do original do jipe, o que eu fiz foi conectar outro flexível original ao já existente. É melhor que seja apenas um, mas como não sabia, foi assim mesmo. Se alguem souber de algum...

Já na dianteira o flexível não precisa ser aumentado, bastando fazer a seguinte modificação: existe uma peça (com a mesma função de um "T") que é fixado ao eixo e que liga o flexível aos tubos de freio que vão a cada uma das rodas dianteiras. Originalmente essa peça é fixada ao eixo de forma que o flexível se encaixe nela por baixo, como se tivesse vindo do "chão". O que se faz é apenas inverter essa peça, fazendo o flexível vir "de cima". Fazendo isso não é necessário gastar com mais um flexível ... além de deixar ele mais protegido.

Os amortecedores traseiros não estão dando fim de curso. Mas cabe lembrar que meus feixes traseiros estão posicionados para fora do chassis (não façam isso) o que se traduz em menor curso de suspensão. Logo não é uma base sólida para comparação. Pretendo retornar os feixes à posição original deles (sob o chassis) e aí sim poderei dar um paracer correto. Mas já adianto que para utilizar os amortecedores originais num cj SPOA eles terão de ficar numa posição conveniente (provavelmente mais inclinados) o que diminui sua ação de amortecimento. Porém, como ele é bem "duro" talvez não haja grandes problemas. Emfim, só fazendo e vendo pra saber ao certo.

Os amortecedores dianteiros estão numa posição ruim. Ainda tenho melhorar a posição deles.

O melhor mesmo é que todos os amortecedores sejam trocados por uns de maior curso e posicionados adequadamente.

Meus feixes dianteiros tbm foram alterados. Originalmente eles possuem 12 lâminas. Observando os feixes originais, vi que duas de suas lâminas "quebram" um possível escalonamento padrão delas. Vendo isso, procurei observar a forma que o feixe ficava em estado de compressão, e notei que a presença
    dessas duas lâminas deformavam o feixe, deixando ele em "onda", com partes mais flexionadas que outras. Com o objetivo de tornar a flexão mais ou menos constante em todo o feixe, retirei essas duas lâminas, deixando o feixe com 10 lâminas e com escalonamento praticamente perfeito.
    Me dá a impressão de que os feixes foram projetados para serem com 10 lâminas mesmo, porém os caras acharam insuficiente e colocaram mais duas no meio. Pode ser só uma impressão mesmo ... ou existe algum motivo que eu não sei explicar qual.

Enfim, montei meu SPOA de forma que não ficasse caro pra mim, ao mesmo tempo que não ficasse inseguro. O SPOA que fiz é bom, gosto muito do seu desempenho. Porém, aqui no forum mesmo, tá cheio de SPOAs mais sofisticados e com desempenho superior.

Preciso acertar melhor minhas linguetas. Enquanto isso vou andando lentamente nas ruas, o pouco ou quase nada que ando nelas.

Abaixo colo um desenho que eu já postei a um bom tempo atrás aqui no forum que mostra a posição original e após SPOA daquela pecinha do distema de freio.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...7&d=1074053980

[]'s
  • 28/06/2006, 23:47
    Alexandre Vaz Ferreira
    Grande Mauro

Boa dica essa da "pecinha" em T do flexivel da frente...olhando o meu Jeep, que está só com os feixes arqueados (eca) essa peça aponta para baixo e o flexivel estava rasgando embaixo...hoje comprei um novo e estava pensando como resolver isso...agora tá resolvido...

Valeu

um abração
  • 29/06/2006, 00:28
    Mauro B.
    1 Anexo(s)
    Fala Alexandre!

Invertendo a pecinha vai ficar assim como na foto em anexo. Esse é um cj3A do meu pai.

Antes de SPOAr, o flexível do cj5 tava se resgando tbm ... agora ele tá pra cima e não tem galho!

[]'s
  • 29/06/2006, 10:29
    Otávio Luiz
    Citação:

Postado originalmente por Mauro B.
    O flexível de freio traseiro precisa ser aumentado. Como não sabia de outro que fosse mais longo e que tivesse as mesmas conexões do original do jipe, o que eu fiz foi conectar outro flexível original ao já existente. É melhor que seja apenas um, mas como não sabia, foi assim mesmo. Se alguem souber de algum...

Mauro,
    Ouvi falar que pode-se fazer um flexível novo do tamanho que quiser, apenas leva-se o antigo para utilizar as conexões.
    Só ouvi falar, talvez uma visita às mecânicas especializadas em freio resolva seu problema...
  • 22/05/2007, 00:05
    guiglufke
    Amigos,

tenho no meu jeep a configuração original da suspensão: feixes, jumelos, tudo igual, SPUA, só coloquei a pouco tempo os amortecedores da ranger. Costumo usar nas trilhas pneus frontiera 7,5 x 16, mas eles ja estão meio q mais pra la do que pra ca... uso eles nas rodas originais do jeep, la dentro do para lamas, e mal raspa em condições extremas da suspensão.

tava pensando em arrumar uns pneus tork 265/75 x 16. Alguem ai usa esses pneus com a suspensão original? Com certeza terei que usar no minimo rodas com off set -25. ah, ja tem uma polegada na carroceria. será q entra?

obrigado
  • 12/03/2008, 17:49
    wsjunior938
    me ajudem tb, meu cj esta no estaleiro p reforma de lata e chassi, o lanterneiro que esta fazendo o serviço disse que o calço tem que ser colocado de acordo com a necesidade, ou seja iniciando na traseira quando chega na dinteira que vai ver o tamanho do calço que vai precisar.

pois se colocar todos os calços sem verificar antes o tamanho, quando apertar a carroceria, esta pode ficar muito tencionada em alguns pontos, fazendo com que ela quebre com mais facilidade.

a minha quebrou 2 veses no paralama direito (mas este é outro lanterneiro)

este trabalha a mais de 30 anos com lanternagem de jeep, so que todos original, pois moro no interior de minas e aqui tem muito fazendeiro que usa jeep ainda.

SERA QUE É VERDADE?
  • 12/03/2008, 20:18
    Sergio Rocha
    Nunca ouvi falar nisso.

Sempre todos os calços tem o mesmo tamanho, a não ser que os pontos de apoio tenham sido modificados.

Mas, vamos ver se alguem por aki tem outra opinião.

[]'
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 7 de 8 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 19:43.