PessoALL, sei que nao tenho conhecimento suficiente para opinar no assunto, mas pra colocar estes eixos, por que inverter a bola do diferencial pro outro lado? por que nao a saida do cardã dianteiro? no caso de usar eixos do Pedalinho (troller) a bola traseira no meio e a dianteira na esquerda... nao dá pra colocar uma cx de transferência com esta configuração, como a do Lada Niva por exemplo???
PessoALL, sei que nao tenho conhecimento suficiente para opinar no assunto, mas pra colocar estes eixos, por que inverter a bola do diferencial pro outro lado? por que nao a saida do cardã dianteiro? no caso de usar eixos do Pedalinho (troller) a bola traseira no meio e a dianteira na esquerda... nao dá pra colocar uma cx de transferência com esta configuração, como a do Lada Niva por exemplo???
SDS curiosas....
Porque de trocar a t-case seria muito mais complicado e caro..........
Usar a caixa do Niva?!?! Está de gozação não tá?!?!? :P
Billj, eu disse POR EXEMPLO, é que nao sei qual outra cx de transferência tem saída traseira central e dianteira do lado esquerdo, sei que sao muitas, mas só estou familiarizado com a dos Jeeps Willys... nao sei se sairia mais caro acoplar uma cx pronta do que mandar reconstruir dois eixos por completo...
Billj, eu disse POR EXEMPLO, é que nao sei qual outra cx de transferência tem saída traseira central e dianteira do lado esquerdo, sei que sao muitas, mas só estou familiarizado com a dos Jeeps Willys... nao sei se sairia mais caro acoplar uma cx pronta do que mandar reconstruir dois eixos por completo...
de qualquer forma, foi só uma dúvida...
Tá limpo...........
Se for para torcar a caixa, só valeria a pena se for para ganhar performance ou resistência. Daí, o lance é de partir para uma Atlas. Mas os $$$$$$$$ são muitos para isso.........
Billj e ALL, desculpem a ignorância mais uma vz, mas oq tem de errado com a cx de transferencia do Lada Niva? pensei que fosse confiável... o custo-benefício nao compensa???
Pensei que um Jeep com esta caixa seria boa opção, já que os CJs são mais leves que o Niva, além de ter um CJ 4x4 Full Time. O Terreno que encontramos no Tocantins é muito pedregoso, com cascalho e areia, barro por aki é raro e, uma vez andando em um Niva no cascalho, pude perceber a vantagem de andar 4x4 em ocasioes em que os CJs nao poderiam usar tração... (variantes de estadas de cascalho, com grandes subidas e descidas e trechos com piso de mais "agarre")
Fora o "probleminha" da saída para o eixo dianteiro ser do lado esquerdo do veículo, por que nao compensa usar esta transferência??
Andar com um Niva aonde não dá pra andar com um CJ ????????
Um NIVA, que é um 4x4 integral, se estiver no modo diferencial central ligado e uma , apenas uma roda patinar, o bicho para.
Então, para fazer fora de estrada tem que desligar o diferencial central e aí, ele fica exatamente como o jeep CJ.
Outra:
Eu não tenho a ficha tecnica do NIVA aqui e você poderia ver isso no manual do proprietário, mas o CJ deveria ser mais pesado que o niva.
Nao é que o niva vai onde o CJ nao vai... mas é que o Lada apresentou um controle direcional muito melhor que o CJ nos caminhos que passamos, pois com a tração do CJ desligada, muitas vzs tivemos "problemas" com curvas (e até um capotamento - mas este foi por problemas técnicos na peça que vai entre o banco e o volante)
Enquanto o Niva, por estar dividindo o torque transmitido para o piso em 25% para cada roda, apresentou um comportamento muito mais estável pois nao teve comportamento nem sub nem sobreestreçante... sei que o conjunto do carro faz com que tenham diferenças sensíveis (monobloco X chassis e carroceria e etc...), os CJs quando estão em 4x2 dividem a potência em 50% sobre as rodas traseiras e o chao... podendo causar "escapadas" na traseira (oops!) do jeep... ou mesmo saídas de frente...
Leopoldo, quando o niva entra em uma situação em que uma das rodas perde a tração, nao é que desliga-se o diferencial central, mas apenas anula seu efeito blocando ele, aih sim, realmente, ele fica tal qual um CJ, a vantagem que pensei existir é justamente nas outras horas, até chegar neste hora, andando em estradas pavimentadas (argh!) ou cascalhadas, onde percorre-se grandes distâncias, teremos um desgaste de pneus mais homogêneo, alem de ter as rodas dianteiras ajudando o carro a virar uma curva, ao contrário dos CJs que arrastam as rodas da frente quando o raio é pequeno... desta forma, o CJ ganharia em estabilidade e dirigibilidade em condições de tráfego e, na hora "H" é só acionar o bloqueio central e pronto, fica tudo igual! era isso que tava pensando...
Penso nisso porque as trilhas da região sao muito diferentes do "pinheirinho" ou "buraco do camel" de São Paulo, nao temos terreno igual a serra da cantareira por aki (infelizmente)... e um 4x4 Full Time no CJ seria bem vindo, mesmo que nao seja a caixa do Lada Niva (que ainda nao descobri oq tem de errado... hehe)...
Agora ficou claro o seu ponto. Isso é verdade....enquanto o full time está ligado com o diferencial central desligado, a tranmissão de torque ao chão é mais homogênea, até que uma roda patine. Aí ba-bau, só bloqueando o central e aí temos um jeep com a tranferência ligada.
Sobre o seu caso de capotamento, eu suponho que foi realmente pane de piloto que com quase toda certeza não sabe controlar um jeep com blocante
quequeisso Leopoldo! o dia que falar mal de CJ quero que um jeep caia sobre minha cabeça! hehe
quanto ao capotamento, felizmente nao fui eu que capotei, prefiro ter fama de "roda presa" e respeitar os limites do meu "véio"... eu tenho um CJ3A, que acho menos instável que um CJ5 (o CJ5 parece muito mais pesado, briga mais nas curvas)e o "artista" que tava pendurado no volante tava na terceira capotada em uma sequencia de três meses... sabe como é, cada um tem uma mania...
mas para nao ficar tao "of topic", ainda quero saber porque nao compensa colocar uma "t-case" tipo a que encontramos no Niva (que aki no Tocantins pode ser comprada por uns R$200,00 - quanto tem) em vez de reconstruir os eixos dianteiro e traseio?? oq tem d errado na t-case do niva? outra vantagem que vi é que a usinagem das engrenagens do niva são melhor trabalhadas, diminuindo o ruido de funcionamento e a perda de energia em marcha... resultaria isso em uma economia de combustível (se é que isso existe em jeep) ou aumento (pequeno) no desempenho do motor??