x
Convex Datacenter
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 25

Hybrid View

Re: Discordância

Citação Postado originalmente por leopoldo
    Claro que eu lhe permito discordar afinal isso aqui é um diálogo, mas vamos ver a substanciação do que eu estou falando:

Eu estou agora supondo que ele colocaria um feixe de molas novo em cada lado.

1- Independentemente disso, constatado o seu peso máximo de 136Kg mais um tanque cheio de 40lts ~ 32 kg, daria uma diferença de quase 198 kgs um lado do outro, o que resulta em mais ou menos 99 kgs a mais para cada feixe do lado motorista. Bom, para que o lado do motorista afunde menos voce tem que balancear o K dessas molas, aumentando o k, ou seja, pondo algumas folhas a mais.
    Se concordarmos em colocar folhas a mais para que o motorista afunde menos, a constante da mola vai ser maior e o jeep vai ficar torto quando estiver estacionado... so que torto para o lado do passageiro, pois a mola do motorista vai ter menos deflexao. Acredito que eh isso que nosso amigo esta reclamando... que a mola esta sofrendo deformacao mecanica (devido ao peso extra de um dos lados) e o jeep fica torto quando estacionado.

Isso sem contar que nada desses 198Kg a mais fica distribuido no lado do passageiro tambem. Nao me lembro exatamente as posicoes do banco e molas no jeep... mas se o motorista ficar mais pra fora do que as molas, ele tende a levantar a mola do passageiro,... entao nao adianta colocar nem pedra la no lugar das molas do lado do motorista que o lado do passageiro vai levantar.

2- Isso é uma curiosidade porque a fábrica de jeep não fornece mais lado direito ou esquerdo, mais no CJ2 e 2A tinham mais molas do lado esquerdo , para compensar o peso do motor, cambioe o tanque. Isso não se faz mais por motivo de custo e logística.
    Sim, eles tinham laminas a mais de um lado para compensar o peso "estatico" desbalanceado (motor, cambio e tanque)

Quanto à instabilidade, vide suspensão por fora do chassis, item que eu e o Mauro ainda vamos terminar, logo logo, esquece.

Quem dá a estabilidade do jeep é a posição do CG em relação à planta da impressão dos pneus. Não importa e a mola é mais dura ou mole.

Na verdade, o CG já está deslocado não por causa da mola mas por causa do Peso do motorista.
    Nao se esqueca que as reacoes das molas com constantes diferentes sao diferentes... entao supondo que as constantes sejam diferentes, a forca com que a mola do lado esquerdo vai voltar eh diferente da forca da mola do lado direito.

Acho que a gente vai cair denovo no caso da discussao de suspensao por fora do chassi Coloque o carro em uma inclinacao lateral e tera as reacoes das molas.... vamos supor que o CG esta deslocado para o lado do motorista e as constantes sao diferentes.... o que acontece quando vc entrar em uma inclinacao que o motorista fica la em cima e o passageiro la em baixo? depois faca o mesmo com as molas com a mesma constante.
    Agora inverta o lado da inclinacao ....

Colocando as molas por fora do chassis, a distribuição do peso melhora sobre as molas mas não muda o CG., assim voce faz apenas um balanceamento do peso/mola, aliviando o afundamento da carroceria naquele ponto, diminuindo o valor de ajuste do k de um lado para o outro.
    Foi exatamente o que eu quis dizer, melhore a distribuicao de peso, mas nao mecha com o peso dinamico.... a nao ser que vc tenha certeza absoluta que nao anda com navegador ou zequinha.

Sobre o comentário sobre a articulação eu não entendi.
    Se colocar as molas para fora a alavanca que faz essa mola articular muda, fazendo menos forca atuar sobre ela, entao a suspensao articula menos (considerando a mesma constante)

Para resumir, acho que o nosso amigo Pilatti estava reclamando de o Jeep ficar torto quando estacionado, e isso se deve ao fato de as molas estarem com deformacao plastica, pois estao cansadas. A solucao seria trocar as molas por novas.

Abracos

Deu Eco

Xiii deu eco na minha resposta... tentei apagar o eco mas nao apagou...

Bom, aqui vai mais uma informacao,

Ao que me parece as molas do CJ tem uma constante por volta de 400 lb/in.

Se for isso mesmo e 200 Kg = 441 lbs e essas 441 lbs sao divididas em 2 molas (Dianteira e traseira), isso significa que com os 200 Kg em cima do jeep, ele vai entortar 0.55 polegadas de altura, ou 14mm

Por favor confiram se essa eh realmente a constante da mola do CJ, pois se for estamos discutindo por 1.4cm de "tortura"

Abracos

Banido
    Entrada
    06/01/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0
    Caro amigo CJteiro.

Seus feixes de molas ja podem ser considerados mutantes, foram muito alterados, é melhor comprar feixes novos. Vc nem sabe as transformações que eles sofreram e provavelmente voltar ao original sairia muito caro.

Pelo que vc disse os jumelos estão abertos.

Se os jumelos estão retos suas molas estão normais, se eles estiverem com a parte de baixo mais pra fora que a de cima é pq suas molas estão fracas e se os jumelos estão com a parte de baixo mais pra dentro é pq as molas estão muito arqueadas.

Bem, vc disse que tem que subir do outro lado do jeep pra ele ficar reto, ou seja, suas molas estão sem ação.

Conselho... Coloque molas novas, seja de Toyota ou de CJ, não vale a pena usar molas mutantes, o assunto das molas de toyota em CJ ja foram discutidos aqui no forum, com certeza vc vai achar algo na pesquisa, eu particularmente gosto das minhas originais de CJ mesmo.

Quanto a colocar os feixes mais pra fora: Depende do uso que pretende fazer do seu jeep.

Na estrada os feixes pra fora te deixam mais tranquilo por eliminar aquela sensação de q seu jeep vai capotar.

Na trilha os feixes ficam melhor no lugar original, pois suas rodas terão maior alcance.

Cada um aqui no fórum da a sua dica, cabe a você escolher oq melhor preenche sua necessidade.

Boa Sorte amigo, tenho certeza que vai aprender muito com o pessoal daqui.

Abraço

Citação Postado originalmente por Scacca
    Caro amigo CJteiro.

Bem, vc disse que tem que subir do outro lado do jeep pra ele ficar reto, ou seja, suas molas estão sem ação.
    Essa citacao do nosso amigo Scacca me lembrou de uma pergunta....

Sera que o "moleiro" nao apertou demais os parafusos ...... pense bem,,, ele ta acostumado a trabalhar com caminhao e etc... onde os apertos sao muito maiores....

Acho que talvez seja interessante confirmar se o aperto dos parafusos (tanto dos grampos quanto dos jumelos) esta de acordo com a especificacao...

Agora alguem tem a especificacao de torque pra isso?

Abracos

Banido
    Entrada
    06/01/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Grande Regis.

Disse tudo , pode ser isso mesmo, só soutando um pouco pra ver.

Quando ao torque eu não tenho a mínima, só um profissional acostumado a lidar com CJ diria precisamente qual o problema nos feixes.

O problema é que tudo isso pode sair mais caro que feixes novos e se o amigo quer colocar molas de Toyota não compensa gastar 2 vezes.

Bom, nenhuma discussão é em vão, podemos aprender muito com isso. 8)

Abraços

Usuário Avatar de Pilatti
    Entrada
    02/01/2004
    Local
    Curitiba/PR

Molas cançadas

Pessoal,

Muito obrigado por todas as informações, vou fazer o seguinte: irei trocar os feixes de molas e assim que os fizer darei o retorno do comportamento do Jeep aqui para vcs. Só estou indeciso se coloco molas do Jeep ou Toyota. Estou pensando em colocar molas do Jeep e conforme for mais para frente passar as molas traseiras mais para fora, o q vcs acham?

O principal uso do Jeep será para viagens, andar em terreno rural, mais estrada de chão, pedra onde carros normais são judiados, os obstáculos a serem superados serão apenas os normais destes locais, em alguns casos acredito que pegarei lama, talvez atravessar um rio (bem razinho, tipo a agua chegando ao máximo na roda livre )

Muito obrigado!!!!
    Anderson

Usuário Avatar de Pilatti
    Entrada
    02/01/2004
    Local
    Curitiba/PR

Re: Deu Eco

Citação Postado originalmente por regis
    Xiii deu eco na minha resposta... tentei apagar o eco mas nao apagou...

Bom, aqui vai mais uma informacao,

Ao que me parece as molas do CJ tem uma constante por volta de 400 lb/in.

Se for isso mesmo e 200 Kg = 441 lbs e essas 441 lbs sao divididas em 2 molas (Dianteira e traseira), isso significa que com os 200 Kg em cima do jeep, ele vai entortar 0.55 polegadas de altura, ou 14mm

Por favor confiram se essa eh realmente a constante da mola do CJ, pois se for estamos discutindo por 1.4cm de "tortura"

Abracos
    Regis,

Bom dia! Realmente se eu trocar as molas e ele inclinar pouco menos de 2 cm estará ótimo, pq hoje creio que ele incline algo perto de 8 a 10 cm...alem de por exemplo: se eu subir com as duas rodas (direitas) em cima do meio fio (com +/- 15 cm de altura), eu tenho a nitida impressao de ele vai tombar pq ele inclina quase 20 cm - isso acontece pq as molas não estão trabalhando...

[]´s
    Anderson

Usuário Avatar de Delfim
    Entrada
    04/07/2003
    Local
    S Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por Scacca
    Caro amigo CJteiro.

...Pelo que vc disse os jumelos estão abertos.

Se os jumelos estão retos suas molas estão normais, se eles estiverem com a parte de baixo mais pra fora que a de cima é pq suas molas estão fracas e se os jumelos estão com a parte de baixo mais pra dentro é pq as molas estão muito arqueadas.
    ...

Abraço
    Os feixes traseiros do meu CJ5 estão assim. A traseira está muito alta e pula demais. Vou procurar um moleiro decente e abaixar um pouco.
    Qual a altura correta para o feixe de molas traseiro ? (qual o arqueamento certo ?)

Banido
    Entrada
    06/01/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Olá amigo Junior.

Duro o jeep é de natureza, pular ele pula mesmo.

Os jumelos geralmente ficam retos, mas se vc arqueou as molas recentemente é melhor esperar, sua molas vão arriar um pouco.

Se mesmo assim vc não conseguir um resultado satisfatório é melhor procurar um moleiro em sua área que esteja acostumado a mexer nesse tipo de veículo.

Espero ter ajudado

Grande abraço

Pessoal

E aquela história de colocar uma radiografia entre as lâminas dos feixes, ajudaria a inclinar menos? Pois todos os feixes ficariam mais macios.

[]' questionados

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5

Filme

A instalação de elementos redutores de atrito como filme de PVC entre as lâminas ajuda apenas no atrito entre as lâminas, tornando o CJ um pouco mais macio.
    É como se tivesse sido socada graxa entre as folhas.
    Só Isso.
    Não há milagres aqui.
    E isso enquanto durar o filme de PVC.

Pro outro lado

Desculpem aí mas vou repuxar um assunto antigo.

Meu jeep está inclinado, mas ao contrário deste do Pillati, está inclinado para a direita (Não, minha esposa não é extra-pesada ). O carro tem só 55.000 rodados, nunca viu trilha e o feixe é original.

Antes de deixar alguém sair mexendo nele, alguém pode me dar alguma sugestão?

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Respostas: 31
      Última resposta: 06/12/2018, 11:51
    2. Capota de fibra - Jeep conceito
      Por Alexandre.S no fórum Jeep Willys
      Respostas: 11
      Última resposta: 08/06/2011, 20:04
    3. Relato de um sábado agitado
      Por monge no fórum Trilhas
      Respostas: 2
      Última resposta: 16/03/2003, 21:30

Permissões de Postagem