
Eles substituem as planetarias e não toda a caixa de satelites, assim servem para qualquer relação de diferencial.
São conhecidos como bloqueios de dentes pois são como umas flages dentadas de um lado que se casam nos dentes de seu par.
Tem dois pares destes.
Os internos tem um meio furo ovalado.
Com os dois internos juntos fica com um furo ovalado.
Por este furo ovalado passa um pino.
Existe uma folga entre as flanges que permitem somente um dos pares se desengrenarem nos dentes.
Quando voce acelera o pino entre as flanges força as flanges internas abrirem eliminado a folga e obrigando ambos os lados engrenarem e assim bloqueando o diferencial.
Mas isso só acontece quando a força vindo do motor é maior que a vindo das rodas.
Assim andando reto normalmente se esta bloqueado.
Quando se entra numa curva sem acelerar um dos pares de flange se desengrena e se fica com tração na roda oposta.
Se acelerar em curva vai ter uma certa aceleração que vai conseguir fazer o pino separar as flanges internas e assim vai bloquear.
Então basta não acelerar em curva para não bloquear.
Assim em velocidade fica muito mais dificil bloquear, pois a força vindo da roda é grande.
Mas ao manobrar fica dificil não tem os trancos e o barulho do engrenamento e desengranamento dos dentes, pois a força usada na manobra é maior (marcha mais reduzida).
Existe até um modelo mais caro que tem um mecanismo de sincronização para praticamente eliminar os trancos e barulho, ou seja, pode até bloquear e desbloquear, mas o faz de forma ainda mais suave.
Veja os desenhos no link abaixo:
http://www.powertrax.com/lockright2.html
este é similar, mas tem o mecanismo de sincronização:
http://www.powertrax.com/nsoperation.html
Tem outros modelos com preços maiores e com forma diferente de trabalho.
Como o TreuTrack que é um deslizamento limitado por engrenagens que funciona muito bem até ficar com uma roda no ar. Mas não tem tranco ou barulho.