x
Convex Datacenter
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 28
    Usuário
    Entrada
    29/05/2004
    Local
    Cuiabá/MT
    Agradecimentos: 0

Citação Postado originalmente por cleyton_jopavi
    Aí gente,

Algumas perguntas aos experts:

Tem como testar se este bloqueio ( f1000 ) com o jeep sobre cavaletes?
    Como ele aciona? Seria com PESO ( atoleiro, por exemplo )?
    Ele fica sempre acionado?

Cleyton Viana
    amigo, voce sabe como funciona uma caixa satélite normal?

pois é, há engrenágens grandes a que chamamos de planetárias e pequenas que chamanos de satélite. neste caso, há grande liberdade para o giro independente das planetárias. nada as segura.

no caso da tração positiva, há um sistema para não deixá-las girar livremente, só isso.

se elas girarem livremente, cada semi eixo poderá girar (patinar)enquanto o outro está parado.

vou tentar ser claro, mas não sei se consigo.

pois bem, os semi eixos encaixam-se nas planetárias. na tração positiva, as planetárias acomodam-se nas extremidades da caixa (como ocorre com a tração normal), porém, neste encaixe, existem ressaltos internos na caixa.

na planetária, na parte oposta aos dentes, existem fresas tb na parte externa. assim a engrenagem é fresada interna e externamente.

a planetária fresada fica encaixada na caixa satélite, justamente onde esta tem os ressaltos internos.

existem aí dois tipos de discos. uns com uma espécie de orelhas, as quais encaixam-se nos ressaltos da caixa, não permitindo que eles girem em seu interior. a parte de dentro desses discos é lisa, girando livremente sobre a planetária. os outros discos tem fresas na parte de dentro, as quais encaixam-se na planetária, o que não permite que os discos girem em relação à planetária. entretanto, a parte externa desses discos é lisa, girando livremente em relação a caixa.

esses discos são colocados alternadamente, acho que uns 5 ou 6 em cada plantária. uns prensados contra os outros.

ou seja, alternadamente uns prendem-se à caixa e outros prendem-se à planetária, ficando, entretanto, face a face. na maior parte do tempo, a planetária fica imóvel com relação à caixa e, por isso, os discos também.

quando um pneu patina, a planetária gira dentro da caixa fazendo girar também a metade dos discos que a ela se prendem. a outra metade dos discos estão presos à caixa e por isso ficam parados. assim, quando há giro, uns discos giram contra os outros parados, sendo que estão alternados, por isso criam atritos dos dois lados. já pensou cerca de 5 ou 6 discos girando uns contra os outros e sob pressão. é como uma espécie de embragem e isso faz com que haja muita resistência em deixar uma roda girar sozinha, fazendo força para a outra roda também girar.

quanto mais giro dá, mais os discos giram uns contra os outros, esquentando o sistema e os discos em razão do atrito, fazendo-os expandir (lei da física), a expansão, por sua vez em razão do calor, aumenta ainda mais a pressão e, por consequencia, o efeito positivo.

em uma simples curva da esquina, o atrito é tão pouco que não chega a ter efeito.

o problema é que com o tempo e uso contínuo, o sistema perde eficiência, por gastar demais os discos.

bom, não sei se me fiz entender. espero que sim. se alguém não concordar ou pretender complementar, poste aí.

abraços.

Usuário
    Entrada
    29/05/2004
    Local
    Cuiabá/MT
    Citação Postado originalmente por Wallace
    Um Lock Right ou Quick Lock são do tipo 100% de dentes, mas não são radicais no asfalto quantos os nacionais.
    E existe o True Track que é um sistema de engrenagens que não tem desgaste, não usa oleo especial, nem tem problemas de trancos ou barulhos como os 100%.
    Estou com o Dennis, não acho que justifica instalar uns bloqueio de discos como o da F-1000.
    E tenho um similar original no eixo traseiro da XJ.
    concordo em parte com o Wallace.

como disse, em terrenos lisos, este sistema tem um bom efeito, mas em outros terrenos, como pedras, não tem efeito algum.

como disse, meu jeep tem nos dois eixos. agora comprei um 100% e um dos 75% vai pro descanso.

mas pra quem tá começando ou costuma pegar mais lama que pedras e terrenos acidentados, quebra um galhão.

abraços.

Rogério,

Vamos ver se entendi...
    Pelo o que foi descrito acima eu resumiria o acionamento da sequinte forma, me corrija se falei besteira.

A) com o carro parado, totalmente frio ( cardães ), se levantarmos uma das rodas de um eixo, conseguiremos roda-la mesmo que a outra esteja presa ao chão, pois não haverá ATRITO suficiente para acionar o travamento.

B) Com o carro em movimento, ao acelerar e dar giro a transmissão, o atrito aumenta e aí, haverá o travamento das planetárias. Isto significa que uma acelerada brusca seria capaz de DESPERTAR o bloqueio.

Se entendi errado, por favor corrija-me.
    Se alguem mais desejar enriquecer os comentários, ficaremos gratos.

Cleyton Viana

Usuário
    Entrada
    29/05/2004
    Local
    Cuiabá/MT
    Citação Postado originalmente por cleyton_jopavi
    Rogério,

Vamos ver se entendi...
    Pelo o que foi descrito acima eu resumiria o acionamento da sequinte forma, me corrija se falei besteira.

A) com o carro parado, totalmente frio ( cardães ), se levantarmos uma das rodas de um eixo, conseguiremos roda-la mesmo que a outra esteja presa ao chão, pois não haverá ATRITO suficiente para acionar o travamento.

B) Com o carro em movimento, ao acelerar e dar giro a transmissão, o atrito aumenta e aí, haverá o travamento das planetárias. Isto significa que uma acelerada brusca seria capaz de DESPERTAR o bloqueio.

Se entendi errado, por favor corrija-me.
    Se alguem mais desejar enriquecer os comentários, ficaremos gratos.

Cleyton Viana

amigo Cleyton,

não foi exatamente isso que eu disse.

respondendo, salientando que não sou mecânico nem expert. os mais entendidos me corrijam.

a) não é bem assim - se a tração positiva estiver boa, ou seja, com os discos bem justos, acho difícil voce conseguir girar livremente uma das rodas. a pressão é constante. a todo instante os discos são pressionados uns contra os outros e por isso haverá sim atrito.

b) amigo, não basta dar giro à transmissão. voce pode se deslocar a 100km/h, mas se o fizer em linha reta, o sistema interno da caixa do difencial estará absolutamente parado. a caixa estará, logicamente girando, mas suas engrenagens e discos (em caso de tração positiva) estarão sem qualquer ação.

o sistema diferencial - que nada mais é que um mecanismo que permite giros diferentes nas rodas - só entra em ação quando isso acontece, ou seja, quando há giros diferentes entre as rodas direita e esquerda (do mesmo eixo).

assim, se estiver atolado com uma roda parada (agarrada) e a outra girando em falso, esse é um mero "efeito colateral" do sistema diferencial e aí sim é que o diferencial com tração positiva entra em ação, justamente tentando barrar ou "resistir" à diferença de giro das rodas.

veja que não é como num sistema 100% que arma de desarma. no caso da tração positiva a ação é constante. quando falei que o atrito e o calor aumentam a sua ação, não disse que aí ela se arma, mas apenas que "aumenta a sua ação" que já existia, mas que normalmente é potencializada com a maior temperatura e consequente expansão de materiais. aquecido o material este se expande e os discos se apertam ainda mais uns contra os outros. mas já há pressão dos discos mesmo frios e, por isso, há ação. se não houver, é porque já há grande desgaste.

mais uma vez espero ter me feito enteder.

abraços.

Usuário Avatar de Rogério Barthy
    Entrada
    04/05/2004
    Local
    Resende/RJ

Bloqueio

Estou querendo instalar um bloqueio trazeiro em minha viatura, e ainda não consegui escolher a mais adequada.
    Como o Willys1960 ctb disse, tbm uso o meu cj5 em na cidade e em estradas para deslocamento, precisando esporadicamente do bloqueio em enrroscos quando em trilhas e em passagens por rios da região, quando com os pneus molhados, fico patinando na margem, sem conseguir romper a inclinação e o barro ou então, quando em comboio, fico parado em algum barreiro já pisado por outras viaturas com 750/agrícolas, quando então somente com guincho ou reboque, consigo sair.
    Gostaria de informações quanto os tipos de bloqueio disponíveis, custo/benefício, preços, dificuldades de instalação e para o que pretendo, qual seria o mais indicado.
    Agradecendo antecipadamente,
    CJ-5 66 BF-161 CX 3MX GNV
    Ign. + DIS 3 Bloc Macrotorque
    Rodorural 670X16 Guincho Bremen 9.000

Se for dana 44 19 estrias recomendo o Lock Right, US$ 515,00
    Se for 30 estrias:
    Quick Lok, US$ 395,00
    Lock Right, US$ 445,00

Usuário
    Entrada
    29/05/2004
    Local
    Cuiabá/MT
    poxa vida Wallace, com o atual câmbio, esses "bocleios" estão mesmo baratos.

dá até vontade de fazer besteira. agora que comprei da ensimec (100%) para o trazeiro (eixo), dá "comixão" pra botar um desses mais baratos na dianteira. em real, os mais baratos dali vai ficar entre R$ 800 e R$ 950 é isso mesmo?

supondo que o preço é colocado aqui, como normalmente é o seu anúncio.

chara Rogério Barthy Simpson.

cara, não ganho comissão do Wallace, mas com uns preços desses, não compensa nem pensar em tração positiva. duvido que ache uma caixa 75% zero por menos de R$ 600 ou R$ 700.

quando comprei as minhas 75%, o fiz em ferro velho, comprando aos montes, 5 ou 6, para aproveitar duas, mesmo assim ficou muito barato colocar nos dois eixos. além do que o dólar estava absurdo e quase não dava pra pensar numa dessas importadas. agora é outra coisa.

sem falar que a vida útil da 75% é muito mais restrita e em pouco tempo precisará trocar os reparos (discos), dependendo do seu uso.

abraços.

Usuário Avatar de willys1960_ctba
    Entrada
    27/08/2004
    Local
    Campo Largo/PR
    Wallace

como funcina esses bloqueios que vc tem pra vender?
    tem como entrar em contato para saber melhor sobre o produto?

sobre o 75% eu coloquei por não conhecer outro modelo, e o da ensimec 100% tenho medo pois uso muito mesmo o veiculo no dia a dia, mesmo com pneus agricola 245 / 70 x 16... rsss

fico no aguardo

willys1960@uol.com.br

Willys,

Como você aguenta o roncado desses pneus no asfalto?
    É uma barulheira daquelas.

Cleyton Viana

Usuário Avatar de willys1960_ctba
    Entrada
    27/08/2004
    Local
    Campo Largo/PR
    cleyton_jopavi

Olha, não sei se é pelo ronco do 4.1 ou se realmente o desenho desse pneu,
    mas nem precebo barulho dos pneus...
    O desenho dele é um pouco diferente do tradicional agricola, é feito aqui pelo CRI - CRI em ctba...

raphael
    willys1960

Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Agradecimentos: 51
    Citação Postado originalmente por willys1960_ctba
    ...o da ensimec 100% tenho medo pois uso muito mesmo o veiculo no dia a dia...
    Sua dúvida é a mesma de outro amigo num tópico sobre bloqueios que tá rolando na página dos engesa:

Veja lá e tire novas conclusões:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/vi...17916&start=20

1 abraço.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem