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  • #1
    Moderador Avatar de xibiu!!!
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    Citação Postado originalmente por Kako Ver Post
    Não sei se estou falando besteira mas..
    Eu colocaria o fusível entre a chave e a sirene, assim protege a chave também
    Não é besteira o que o colega comentou, só não está correto o raciocínio sobre esta instalação.
    Um fusível ligado a uma fonte de energia (Bateria) só protege o que estiver ligado DEPOIS DELE, ou seja, tudo o que estiver passando POR ELE.
    Portanto se o colega instalar uma chave lig/desl (ou qualquer outro componente ou acessório no mesmo fio) antes do fusível, essa peça estará FORA da proteção do fusível.
    Por isso se recomenda instalar o fusível o mais próximo à bateria.
    4X4 Brasil

  • #2
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    Olá Amigos

    Quero agradecer a ajuda de todos, vou instalar nesse esquema, muito obrigado a todos mesmo, que todos tenham um ótimo Natal e Fim de Ano.

    -sirene-projeto.jpg

  • #3
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    Xibiu!!!
    Essa é uma duvida que me perturba kkk
    Se o sentido da energia na corrente continua é sempre do negativo para o positivo, o fusível colocado próximo da bateria vai estar no final do circuito.
    Não sou expert no assunto não, estou começando a fuçar em elétrica agora kkk tenho muitas duvidas ainda

  • #4
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    Citação Postado originalmente por Kako Ver Post
    Xibiu!!!
    Essa é uma duvida que me perturba kkk
    Se o sentido da energia na corrente continua é sempre do negativo para o positivo, o fusível colocado próximo da bateria vai estar no final do circuito.
    Não sou expert no assunto não, estou começando a fuçar em elétrica agora kkk tenho muitas duvidas ainda
    Pela lei de Kirchoff Leis de Kirchhoff – Wikipedia, a enciclopedia livre a corrente que entra no circuito é igual a corrente que sai do circuito, sendo assim o fusível atuará independentemente de onde estiver no circuito, como o Xibiu disse : se um dispositivo for colocado antes do fusível ficará sem proteção pois é outro circuito . . . parece confuso mas resumindo :

    coloque o fusível eletricamente próximo a bateria, protegendo tudo que estiver depois dele inclusive a fiação, não ligue nada antes do fusível em caso de querer aproveitar a instalação para alguma expansão no futuro, ligue depois do fusivel.

    O sentido real de circulação da corrente realmente é do negativo ( excesso de elétrons ) para o positivo ( falta de elétrons ), mas em elétrica e eletrônica adotou-se historicamente o sentido contrário : do positivo para o negativo, por isso essa confusão.

    Abraço.
    4X4 Brasil
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #5
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    Show mano!
    Valew!

  • #6
    Moderador Avatar de xibiu!!!
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    Citação Postado originalmente por Kako Ver Post
    Xibiu!!!
    Essa é uma duvida que me perturba kkk
    Se o sentido da energia na corrente continua é sempre do negativo para o positivo, o fusível colocado próximo da bateria vai estar no final do circuito.
    Não sou expert no assunto não, estou começando a fuçar em elétrica agora kkk tenho muitas duvidas ainda
    A corrente (amperagem) é sim igual em todo o circuito.Desde o terminal positivo (+) da bateria, até o terminal negativo (-), ou parafuso fixado na lataria.
    Analise este circuito do colega Lucas, só que pouco modificado apenas para facilitar o entendimento.
    -sirene-projeto-copia.jpg
    Experimente retirar o fusível e notará que as lâmpadas 2 ,3 e a sirene não funcionarão mais.
    Mas a lâmpada 1 continuará com tensão e acesa, mesmo sem o fusível.
    Mas então... se a corrente é igual em todo o circuito e o fusível serve para proteger o circuito elétrico ao se romper em caso de um curto-circuito, como pode então a lâmpada 1 continuar acesa se o fusível se romper, ou mesmo ser retirado deste circuito elétrico do desenho??
    Simples...ela está ligada no circuito ANTES do fusível, portanto, se ocorrer um curto-circuito depois do fusível, a lâmpada 2, 3 e a sirene irão parar de funcionar, (protegidas pelo fusível), mas a lâmpada 1 continuará acesa e energizada.
    Se ocorrer um curto-circuito no soquete da lâmpada 1, mesmo vc tendo instalado um fusível DEPOIS do local onde ocorreu o curto-circuito (no caso a lâmpada 1), o fusível permanecerá íntegro e ocorrerá o derretimento da fiação elétrica até o soquete da lâmpada 1 e provavelmente um incêndio na fiação do veículo.
    Espero ter conseguido explicar.

    abraço;
    4X4 Brasil

  • #7
    Equipe de Apoio Avatar de tuna
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    Lucas, pode ser usado assim sim, eu recomendo que vc isole os terminais com tubos termo contráteis, fica protegido e bem acabado.

    []´s
    Tuna
    Cj-5 1966 - "Tsunami"

  • #8
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    Citação Postado originalmente por tuna Ver Post
    Lucas, pode ser usado assim sim, eu recomendo que vc isole os terminais com tubos termo contráteis, fica protegido e bem acabado.

    []´s

    X2 ou pode usar fita isolante líquida que fica bom também . . .
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

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