Boa tarde prezados ! a questão do rele auxiliar eu diria que depende da sua sirene, dispositivos que consomem muita corrente como faróis, buzinas e ventiladores de radiador devem ser ligados através de rele auxiliar para não trazer para dentro do veículo essa corrente e também evitar queda de tensão . . . algumas sirenes de alarme são piezo-eletricas e consomem muito pouco e não precisa de rele e isso facilita a instalação . . . passe mais dados da sua sirene, Lucas, para podermos opinar melhor, abraço.
Lucas,
O Jump é o seguinte, o mesmo fio positivo que VC vai usar para alimentar o pino 30, sera usado no pino 86, é só colocar um pedacinho de fio ligando os dois pinos
Kkk
Eu pensei que fosse aquelas antigas com uma luz vermelha na ponta!
Essa ai é mais tranquilo de ligar, o primeiro esquema que te passaram já da conte dessa ai
Então eu posso usar essa mesma chave de liga/desliga que eu tenho para ligar ela ? Não precisa usar fusível ?
Caro colega Lucas.
Regra simples!
Em um veículo, (exceto em equipamentos que usam grossos cabos, como o alternador, motor de arranque, e em alguns casos, o guincho elétrico), NADA deve ser ligado diretamente a uma bateria sem proteção no caso de um possível curto circuito ou sobre-carga.
Um possível curto-circuito pode não ocorrer especificamente "na" buzina, "no" farol, "na" antena elétrica, "no" rádio, "no" compressor de ar (elétrico), "na" geladeira, "no" inversor, mas pode ocorrer em qualquer parte de uma fiação (instalação) que leva energia da bateria até uma chave ou relê, ou após estes, até a sua buzina (sirene), ou qualquer desses outros equipamentos ou acessórios do veículo.
Sem proteção de um fusível, basta qualquer fio da instalação elétrica, em um acidente ou descuido qualquer, ter seu isolamento cortado ou esmagado, e o fio descascado encostar na lataria e taí, já tens um curto-circuito e dependendo, um incêndio.
A questão de se usar ou não um relê auxiliar na instalação, é como já foi dito acima pelo colega Jacimar, depende da potência (amperagem) do equipamento ou acessório que será instalado.
No caso dessa sirene, com certeza pode sim ser ligada diretamente a uma chave (como a que vc mostra na imagem acima) ou botão simples, sem o uso de relê auxiliar. Porta fusível e fusível são usados para proteção de equipamentos e acessórios. Chaves, interruptores e relês são usados para controle (lig/desl) de equipamentos e acessórios.
Esses dois componentes são distintos, e um não substitui o outro.
Acabei de ir em um eletricista, eu pedi um porta fusível individual, ele não tinha então me deu esse fusível de 10 , com esses dois engates, segundo ele ambos tem a mesma função e não fazem diferença, o que vocês acham amigos ? Vou fazer esse esquema, está certo ?